TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: situações gerenciais e atitudes comportamentais, técnicas e estratégicas.

Case 1: O Mau Cheiro

Você é supervisor de 08 empregados que trabalham em serviços burocráticos e rotineiros, num recinto fechado, bastante confinado. Você recebeu várias reclamações de que uma das moças, a Vera Lúcia, usa roupas amarrotadas, lenços sujos, unhas sujas e odor corporal bastante desagradável. Os outros 10 colaboradores não desejam mais trabalhar com Vera Lúcia, embora reconheçam o excelente nível de produtividade de Vera Lúcia.

  1. Aponte as falhas do evento;
  2. Como você trataria esse assunto se fosse o supervisor?
  3. Como você agiria se fosse um gerente superior ao supervisor?
  4. Que tipo de competência deve prevalecer no case abordado?

Case 2: Delegação de Poderes

Seu superior, Sr. Vítor Hugo, chefe da área financeira, chamou-o severamente atenção por trabalho errado, ameaçando-o de demissão. Você se lembra de que, como supervisor, confiara o trabalho a Pedro Paulo, um dos seus melhores colaboradores. Mas, devido a uma circunstância inevitável, não teve oportunidade de rever o trabalho depois de completado.

  1. Aponte as falhas do evento;
  2. Como se comportaria diante da repreensão?
  3. Qual a atitude em relação ao seu colaborador direto?
  4. Que tipo de competência deve prevalecer no case abordado?

Case 3: Quebra de Hierarquia

Maria da Glória, chefe da área comercial, passa a maior parte do seu tempo em sua sala envidraçada e refrigerada. Entretanto, quando vê alguma coisa que não lhe pareça ir bem, sai imediatamente e interpela o colaborador envolvido no assunto, assumindo, na verdade, uma tarefa que compete ao supervisor comercial. Tende a exaltar-se e, frequentemente deixa os colaboradores perturbados e confusos.

  1. Aponte as falhas do evento;
  2. Como agiria se fosse o supervisor em questão?
  3. Que tipo de competência deve prevalecer no case abordado?

Case 4: O Atraso Eficaz

Lúcia Cordeiro, uma vendedora, persiste em chegar com 15 a 20 minutos de atraso, em todas as reuniões programadas. Após sua chegada, gasta 10 minutos ao telefone, comunicando-se com alguns clientes para obter dados necessários ao fechamento de seus relatórios.

Embora tenha sido frequentemente advertida por sua supervisora Sra. Marly Assunção, devido a estes procedimentos, replica sempre que, apesar desses contratempos, realiza uma quantidade de vendas maior do que qualquer outra vendedora da empresa.

  1. Aponte os fatos relevantes no case;
  2. Como você agiria se fosse a Sra. Marly Assunção?
  3. E se fosse uma das outras vendedoras da empresa, como se comportaria?
  4. Que tipo de competência deve prevalecer no case abordado?

Case 5: A Reunião

O chefe de contabilidade, Sr. Carlos Henrique, possui 4 supervisores sob suas ordens, cada um deles, supervisionando o trabalho de 10 contadores. Após algum trabalho de persuasão, por parte de seus supervisores, concordou a contragosto com a realização de reuniões da equipe, embora em bases muito irregulares. Jamais prepara uma agenda de trabalho, jamais dedica atenção antecipada a uma reunião, frequentemente convoca pessoas que nada têm a ver com os assuntos a serem discutidos. As reuniões tendem a ser tediosas, sem objetivos e realizados a esmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com