TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENÇAS DO DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL E DA EMPRESA

Pesquisas Acadêmicas: DIFERENÇAS DO DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL E DA EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.440 Palavras (22 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO: PAG 03

EMPRESA: PAG 04-05

CONCEITO DE DIREITO EMPRESARIAL PAG 06

EMPRESA E EMPRESARIO PAG 07

FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA PAG 08

DIREITO CAMBIARIO: PAG 09-11

DIFERENÇA DE EMPRESARIO E EMPREENDEDOR: PAG 12

FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA PAG 13

CONCLUSÃO PAG 16

REFERÊNCIAS PAG 17

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo o estudo do Direito Empresarial e sua Função Social, os conceitos dos Títulos de créditos e o Direito cambiário. Vendo que no atual cenário econômico tomado pelo processo da globalização e pelos avanços tecnológicos, é importante destacar a crescente influência e participação da empresa, estando, ela, sem dúvida, no centro da economia moderna, constituindo a célula fundamental de todo o desenvolvimento empresarial. A Lei nº 10.406, promulgada em 10 de janeiro de 2002, entrou em vigor a partir de 11 de Janeiro de 2003, trouxe mudanças em vários pontos do ordenamento jurídico relativo a atos civis em território brasileiro. O diploma tem por característica a unificação do direito privado brasileiro, uma vez que abrange, além de matéria de ordem civil propriamente dita, matéria de direito comercial. Revoga expressamente a Lei nº 3.071/16 (Código Civil) e a Parte Primeira da Lei nº 556, de 1850 (Código Comercial), que versa sobre o "Comércio em Geral".

O mundo tem sofrido profundas transformações, nas últimas décadas, principalmente, no que concerne ao perfil das empresas. Em tempos remotos elas eram tidas como meros instrumentos para agrupar diversas pessoas em operações coordenadas por poucos, com a finalidade de substituir os trabalhos manufatureiros ou o mero escambo para transformarem a sociedade e suprir esta de todas as suas necessidades, fornecendo os mais variados bens e serviços que se pode imaginar.

Uma imensa gama de fatores sociais, econômicos, políticos, foram de suma importância para a adequação das empresas as novas tendências surgidas a partir da metade do século XX, dentre os quais estão o surgimento das cidades e o conseqüente crescimento do mercado, a constante atualização e modernização dos bens necessários à atividade das pessoas, o avanço das tecnologias, especialmente, nas comunicações que encurtam o espaço e o tempo, fazendo que novas tendências se manifestem a cada segundo.

Assim, será discutida a função social da empresa e a sua importância atualmente com vista à manutenção desta no mercado capitalista dentro do Estado Social e Democrático de Direito, sem, no entanto, visar apenas o lucro ao empresário em detrimento do bem-estar social e coletivo como era antes da metade do século XX.

Com o Novo Código Civil em vigor, ocorreram algumas modificações quanto ao nome empresarial. Quanto à formação, por exemplo, tendo em vista que alguns tipos societários não podem adotar determinas terminologias. Não obstante, esta regra possui exceções, impostas pela própria legislação. Com o Novo Código Civil em vigor, alguns tipos societários desapareceram. A respeito do registro da sociedade é possível dividi-lo em duas categorias: As sociedades que devem ser registradas na Junta Comercial e as sociedades que devem ser registradas no Cartório de Pessoas Jurídicas.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

HISTÓRIA

A história da empresa Real DP Serviços Gerais surge como fruto de um trabalho que começou há mais de 50 anos. Realizado por um grande homem chamado José Gomes Ferreira, o fundador de um grande grupo empresarial, que já conta com experiência de mais de meio século na prestação de serviços.

No decorrer desse período nasce o seu filho, o José Gomes Ferreira Filho, que já na infância começa a trabalhar nas empresas de seu pai. Alguns anos depois, esse jovem, após adquirir experiências em diversos departamentos dessas empresas, decidiu realizar o curso superior em Administração de Empresas. E, em seguida, após anos de paixão, dedicação e muito trabalho, no ano de 2008, decidiram abrir a sua própria empresa, a Real DP Serviços Gerais.

Agora, algum tempo depois, a Real DP Serviços Gerais é uma empresa respeitada no mercado nacional, contando com inúmeros colaboradores, fornecedores e clientes satisfeitos por fazerem parte desta grande família de sucesso, sempre ligada ao comprometimento, ao respeito ao ser humano e ao meio ambiente e à qualidade na prestação dos serviços.

RAZÃO SOCIAL:

Real Dp Serviços Gerais Ltda.

LOCALIZAÇÃO:

Sibs Quadra 01 Conjunto D lote 01/06 Núcleo Bandeirante. Brasília-DF.

SEGMENTO EM QUE ATUA:

Terceirização

SERVIÇOS

• Redução de custos com encargos trabalhistas;

• Eliminação de gastos com recrutamento, seleção e treinamento de pessoal;

• Imediata reposição de trabalhador não adaptado, sem custo adicional;

• Ausência de vínculo empregatício com o trabalhador;

• Controle rigoroso do recolhimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com