TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

Pergunta: Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para futuro.

Introdução

O Desenvolvimento Sustentável é um processo no qual se organiza as políticas econômicas, fiscais, comerciais, energéticas, agrícolas e industriais com a finalidade de produzir um desenvolvimento econômico, social e ecologicamente sustentável que tenha objetivo de dar oportunidade para todos, sem destruir os recursos naturais finitos do mundo.

A Educação para o desenvolvimento sustentável tem como objetivo proporcionar uma nova visão da educação que busca conquistar pessoas de todas as idades para assumir a responsabilidade de criar e desfrutar um futuro sustentável. Perseguir o desenvolvimento sustentável através da educação requer que educadores e educandos pensem criticamente em suas próprias comunidades, elementos inviáveis em suas vidas, e explorem tensões entre valores e objetivos conflitantes. EDS traz uma nova motivação para o aprendizado na medida em que os educandos consigam desenvolver e avaliar visões alternativas de um futuro sustentável e concretizá-los coletivamente.

Sabemos que o acesso à educação básica no Brasil ainda é um grande problema , temos muito ainda que aumentar o nível de alfabetização básica e essa educação básica , deve-se repensar e revisar a educação desde até creche até a universidade para inclusão de princípios , habilidades , perspectivas e valores relacionado ao desenvolvimento sustentável abrangendo as três esferas – social , ambiental e econômica , todos cidadãos podem auxiliar comunidade e o governo deve adotar medidas para sustentabilidade e caminhar em direção a sociedades mais sustentáveis. Deve se criar programas de conhecimento e conscientização da situação real e de procurar meios para melhorar o meio ambiente, sabemos atualmente que a maioria dos problemas vividos no mundo atual, exemplos como a destruição da biodiversidade, o aquecimento global, poluição, falta de água potável, etc., ocorrem por causa da intervenção humana. Então é necessário que os novos cidadãos sejam conscientizados sobre a importância do desenvolvimento sustentável e todos devem se unir nesse propósito, tanto educadores e líderes de governo devem dar passos para orientar as políticas e sistemas de nacionais de educação em direção à EDS e estabelecer metas para cumprir compromissos internacionais e também estabelecer parcerias entre governantes , organizações ,sociedade civil , setor privado e mídia no processo de promover ações em nome do Desenvolvimento Sustentável, reconhecendo que a educação é decisiva e necessária para transformações e também é uma ferramenta para atender questões como igualdade , desenvolvimento rural , saúde e padrões de consumo que possuem relação com desenvolvimento sustentável. Por fim a educação deve agir em direção à consciência de que todos nós compartilhamos um destino comum e um compromisso de um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com