TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SOB A PERSPECTIVA DA AGENDA 2030

Por:   •  18/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

DISCIPLINA: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

DOCENTE: DRA. JEANNE CHRISTINE MENDES TEIXEIRA

JANAINE DE SOUSA PONTES

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SOB A PERSPECTIVA DA AGENDA 2030

NATAL/RN

2022

  1. INTRODUÇÃO

O conceito mais aceito para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

          Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.

Muitas vezes, o desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos natuaris dos quais a humanidade depende.

Houveram eventos internacionais para debater estas questões, cita-se: Conferência de Estocolmo em 1972: Primeira conferência com preocupação global sobre o meio ambiente, Relatório Brundtland em 1987: Publicação do “Nosso Futuro Comum”, documento da Comissão Brundtland que definiu o termo “desenvolvimento sustentável”, ECO-92 em 1992: Conferência da ONU com chefes de estado do mundo, no Rio de Janeiro, para discutir o desenvolvimento sustentável enquanto modelo econômico, Rio+20 em 2012: Conferência da ONU para renovar o compromisso global com o desenvolvimento sustentável. A moda sustentável foi uma das pautas. a partir destes eventos, foram instituídos a criação de órgãos ambientais e leis, com o objetivo majoritariamente de preservar o meio ambiente, controlar a poluição e promover a sustentabilidade.

Nos anos 2000 as Nações se comprometeram a uma nova parceria global para reduzir a pobreza extrema, estabelecendo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), em uma série de oito objetivos, com um prazo para o seu alcance em 2015.

A AGENDA 2030 surgiu em setembro de 2015, em uma nova reunião da ONU na cidade de Nova York, visando aprimorar os Objetivos de Desenvolvimento do Milêncio (ODM), contribuindo para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

 

  1. DESENVOLVIMENTO

  1.  Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável

          A Agenda 2030 estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos. Os Objetivos e metas estimularão a ação para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz, Parceria.

“Esta Agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. Reconhecemos que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.” (Agenda 2030 – Preâmbulo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (226.6 Kb)   docx (132.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com