TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DA IDENTIFICAÇÃO DO RISCO AMBIENTAL NOS PRODUTOS ALIMENTARES E NUTRICIONAIS

Por:   •  12/3/2018  •  Monografia  •  3.572 Palavras (15 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 15

ROTEIRO PARA IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO.

RESUMO <TÍTULO RESUMO>

O resumo deve constituir-se num texto redigido de forma cursiva (sem parágrafos e com no mínimo 100 e no máximo 150 palavras), conciso e objetivo, respeitando a estrutura do original e reproduzindo apenas as informações mais significativas, como: objetivos, técnicas de abordagem, descobertas, valores numéricos e conclusões. Limita-se a um parágrafo, devendo incluir palavras representativas do assunto (palavras-chave). Deve-se evitar, no resumo: abreviaturas, símbolos, fórmulas, diagramas e notas de rodapé que não sejam absolutamente necessários à sua compreensão, bem como comentários, críticas e julgamento pessoal; palavras e/ou expressões supérfluas, tais como “o presente trabalho trata de...” ou “o autor do trabalho descreve...”, devem também ser evitadas. (Estilo: <Resumo>).

Palavras-Chave: lista de palavras-chave; separadas por ponto-e-vírgulas; mínimo de 3 e máximo de 5 palavras. (Estilo: <PalavrasChave>)

ABSTRACT <TITULO ABSTRACT>

The abstract should be written in just one paragraph (usually between 100 and 150 words) using an objective and concise discourse with respect to the original article’s content and structure. It is relevant condensed piece of information that reflects the article’s significant information, i.e., research goals, methodology, tests and results, insights and conclusions. The abstract paragraph must show a direct association with the article keywords. It should not be confused with the introduction and must not contain abbreviations, symbols, formulas, diagrams, footnotes, references to literature or figures. Besides, the description of e personal criticism or points of view is not acceptable. At last, avoid expressions like “this article/paper presents a study that...” or “the author describes a study that...”. (Estilo: <Abstract>).

Keywords: keyword list; separated by semicolons; minimum of 3 and maximum of 5 words. (Estilo: <Keywords>)

1. INTRODUÇÃO

Primeiramente faz-se necessário o entendimento do objeto de estudo, que como citado no título do presente trabalho, são cozinhas industriais, conhecidas pelos profissionais que atuam na área como UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição), termo que utilizaremos a partir deste momento para nos referirmos a cozinhas industriais..

Uma Unidade de Alimentação e Nutrição, também comumente denominada cozinha industrial, é uma unidade de trabalho que desempenha atividades relacionadas à alimentação e nutrição, como o fornecimento de refeições.

[http://www.alimentarum.com.br/ler-post/16/o-que-e-uma-uan-]

O objetivo de uma Unidade de Alimentação e Nutrição, ou simplesmente Unidade de alimentação é fornecer refeições equilibradas nutricionalmente, com bom nível de sanidade, executando todas as tarefas respeitando a segurança e saúde tanto do trabalhador como dos clientes.

O foco deste trabalho, em primeira instância é a saúde do trabalhador, que buscaremos assegurar realizando levantamento dos riscos aos quais estes profissionais estão expostos. Resta-nos então compreender um pouco melhor o perfil deste profissional, de modo que tendo os riscos levantados possamos elaborar treinamentos eficientes tanto no que diz respeito ao conteúdo quando a sua periodicidade.

A absorção de trabalhadores por esse recente mercado de trabalho não encontra entraves na idade (...), ter concluído o ciclo de educação fundamental, possuir qualificação específica na área ou demonstração de qualquer habilidade estabelecida a priori.

[Descrição sócio-demográfica, laboral e de

saúde dos trabalhadores do setor de serviços

de alimentação dos restaurantes populares do

estado do Rio de Janeiro1 –

Odaleia Barbosa de AGUIAR2

Joaquim Gonçalves VALENTE3

Maria de Jesus Mendes da FONSECA3]

O perfil apontado pela pesquisa citada acima, reflete em dificuldade por parte dos trabalhadores do setor em aprender as rotinas necessárias para executar os procedimentos que garantem tanto sua própria segurança e saúde como a segurança dos alimentos que são produzidos.

Somamos a estes fatores a alta rotatividade do setor, tanto devido às condições salariais oferecidas pela profissão, como a questão cultural brasileira, setor e visto como profissão de baixo prestigio.

Como ultimo elemento podemos cita a severidade das rotinas as quais estes trabalhadores estão expostos:

Associadas às questões ambientais, as atividades de preparo de alimentos, na maioria dos casos, são desenvolvidas, em intenso ritmo e esforço, postura de pé na maior parte do tempo de trabalho e movimentos repetitivos e monótonos. Além disso, exige-se poli-Valência dos operadores, alocando-os a um número elevado de tarefas diferentes, de acordo com as necessidades do momento e a pressão gerada pelos horários em que as refeições devem ser servidas9

[Descrição sócio-demográfica, laboral e de

saúde dos trabalhadores do setor de serviços

de alimentação dos restaurantes populares do

estado do Rio de Janeiro1 –

Odaleia Barbosa de AGUIAR2

Joaquim Gonçalves VALENTE3

Maria de Jesus Mendes da FONSECA3]

Características apontadas na citação acima, como a baixa escolaridade, problemas de gestão de recursos humanos e alta rotatividade, tornam a tarefa do setor de segurança do trabalho ainda mais difícil, os profissionais desta área que atuem com este setor devem atentar a estes pontos para que, a eficácia de seus ensinamentos e medidas preventivas sejam tanto, assimilados como praticados após a identificação dos riscos.

Tendo em mente o perfil da empresa e do trabalhador podemos agora voltar nossa atenção para quais os requisitos legais para este tipo de empresa.

Cozinhas industriais assim como qualquer tipo de instituição ou empregador que admitam trabalhadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com