TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL: HOTEL ALIANÇA EXPRESS

Por:   •  29/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  11.309 Palavras (46 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 46

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL: HOTEL ALIANÇA EXPRESS

Jaison Tenfen (688110)

Professor Maycc Camilo

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Bacharelado em Administração  – Seminário Interdisciplinar VII

05/03/2020

  1. INTRODUÇÃO

O Hotel Aliança Express SA, é um empreendimento que foi idealizado por empresários do Alto Vale do Itajaí, em uma festa, dentre eles estava o Sr. Nelson Regueira, dono da RD Construtora e Incorporadora Ltda, mentor e idealizador do projeto.

“A necessidade leva alguns empreendedores a constituírem a sua própria empresa, não por considerarem que existe uma oportunidade que pode ser aproveitada (...) A oportunidade refere-se à percepção de que há opções de negócios que podem ser exploradas no mercado”. Ferreira, etal, (2010).

Então, na ocasião esses empresários visavam suprir a necessidade de Rio do Sul, com um Hotel de padrão luxo, que tivesse capacidade para receber o público tanto a negócios quanto a lazer. Era um momento em que a cidade estava se desenvolvendo, as indústrias estavam buscando cada vez mais tecnologia de ponta, buscando até mão de obra estrangeira, sendo assim com o crescimento das empresas da região, a demanda de pessoas vindas a Rio do Sul a trabalho era grande e naquele momento não havia nenhum hotel que pudesse acolher essa demanda com o padrão de excelência de grandes hotéis.

Depois aquele encontro na festa, o Sr. Nelson reuniu sua equipe da RD construtora, consultores da área tecnológica e administrativa e começaram a planejar os primeiros esboços desse novo empreendimento, onde conforme Sertek apud Drucker (2007, p. 103), “O propósito da tarefa de construir o futuro não é decidir o que deve ser feito amanhã, mas o que deve ser feito hoje, para que haja um amanhã”.

Como o ramo hoteleiro era praticamente desconhecido pela RD Construtora, através de pesquisas e planejamento que “é a função administrativa que define objetivo e decide sobre os recursos e tarefas necessárias para alcançá-los adequadamente”, (CHIAVENATO, 2010, p. 192), chegaram à conclusão que o hotel deveria ser na categoria executiva, então o grupo realizou o projeto de viabilidade econômica, vendendo para cada investidor a cota referente a um apartamento e assim as obras finalmente começaram.

O Hotel Aliança Express S A. foi inaugurado no dia 25 de setembro de 2004. Foi uma realização de quarenta empresários de Rio do Sul e região, onde são sessenta e nove apartamentos padrão luxo, sendo um suíte presidencial e uma suíte para portadores de deficiência física. Um projeto de alto padrão, arrojado e funcional com classificação de três estrelas “ambientes formais e convencionais, que proporcionem níveis maiores de conforto, com acessórios e mobiliários de qualidade e preços médios que permitam bons níveis de conforto, acima dos mínimos exigidos para hospedagem”. (MAMEDE, 2002, p. 650).

A obra possui 3.500 m² de área construída, auditórios para eventos com capacidade para até cento e vinte pessoas, e amplo estacionamento, sala de ginástica e business Center, além do melhor serviço de hospedagem do Alto Vale do Itajaí.

Um dos fatores que foi salientado pelo idealizador e fundador do hotel, o Sr. Nelson Regueira, é que desde o momento que tiveram a idéia, os apartamentos (cotas) foram vendidos dentro de trinta dias, ou seja, somente uma proposta de empreendimento muito boa poderia acabar tão rapidamente. O empreendimento foi construído num sistema de condomínio fechado a preço de custo, ou seja, os apartamentos foram vendidos sem valor fixo final e o grupo de investidores suportou despesas até o final da obra.

Sobre o nome que receberia o empreendimento, um concurso chegou a ser lançado na escolha do novo nome, mas de acordo com os sócios nenhum foi aprovado. Como a idéia havia surgido de um grupo de empresários “Aliança” representa os sócios que se reuniram em prol de um projeto, e o termo “Express”, designa a categoria do hotel (executivo).

Hoje, após quase quinze anos de existência, o Hotel Aliança Express S. A. continua recebendo seus hóspedes e clientes com excelência em seus serviços, com atendimento de qualidade, nos seus mais de 60.000 cadastros de pessoas que por ele já passou, dentre vários artistas, cantores, humoristas, palestrantes renomados, políticos governamentais, estrangeiros entre tantos outros hóspedes.

Hotel Aliança Express S. A está situado na Rua Bulcão Viana, n°167, no Bairro Jardim América - Rio do Sul/SC, e não possui filial. É uma sociedade anônima que atua na área de prestação de serviço de hospedagem, locação de salas para eventos, serviços de alimentação como restaurante à La Carte, café da manhã e coffee-breaks. É uma empresa de pequeno porte, atualmente segue operando com a quantidade de vinte oito funcionários, o que normalmente para a perfeita organização dos setores esse quadro é composto por trinta funcionários, apresenta vagas abertas para o setor de recepção, nos cargos de recepcionista noturno e o chefe de recepção, pois atualmente o supervisor operacional tem suprido essas duas funções.

 Encontra-se muito bem posicionado no mercado, pois é o único Hotel da região do Alto Vale com uma prestação de serviço completa, desde hospedagem, refeições, lavanderias, academia interna, centro de convenções habilitado para receber eventos corporativos e sociais, com uma equipe treinada e alinhada para atender conforme seu padrão.

1.1 MISSÃO:

Superar e satisfazer as expectativas dos nossos hóspedes, permitindo que o nosso hotel seja uma extensão de suas casas, oferecendo serviços de hospitalidade com alta qualidade e estilo próprio, gerando o bem-estar de nossos clientes.

Para Montana (2010, p. 119) a “Missão expressa o proposito básico da organização e em que atividades ela se concentrará”.

1.2 VISÃO:

Sermos reconhecidos como um hotel de padrão e de excelência em qualidade, através do aprimoramento contínuo de nossos serviços, visando a fidelidade de nossos clientes. Mantendo a taxa de ocupação sempre acima do ano anterior.

Segundo Dornelas, (2012, p. 82), “O plano de negócios deve ser usado por todo qualquer empreendedor que queira transformar seu sonho em realidade, seguindo o caminho logico e emocional que se espera de um bom administrador”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (76.3 Kb)   pdf (427.4 Kb)   docx (307.4 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com