TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA EMPRESARIAL VERSUS MORAL: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA FARO HOTEL ATIBAIA

Por:   •  25/5/2017  •  Monografia  •  1.764 Palavras (8 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 8

FAAT – FACULDADES ATIBAIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

JESSICA MAYARA NEVES

ÉTICA EMPRESARIAL VERSUS MORAL:

UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA FARO HOTEL ATIBAIA

ATIBAIA

2017

FAAT – FACULDADES ATIBAIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

JESSICA MAYARA NEVES

ÉTICA EMPRESARIAL VERSUS MORAL:

UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA FARO HOTEL ATIBAIA

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdades Atibaia - FAAT, como exigência para obtenção do título de bacharel de administração.

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Hilda Maria Barroso Braga.


ATIBAIA

2017

FOLHA DE AVALIAÇÃO

JESSICA MAYARA NEVES

ÉTICA EMPRESARIAL VERSUS MORAL:

UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA FARO HOTEL ATIBAIA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Administração de Empresas da FAAT - Faculdades como requisito parcial para obtenção grau de Bacharel em Administração de Empresas, tendo sido aprovado com nota: _____ (                        ).

Atibaia,       de dezembro de 2017.

_______________________________________

Prof.ª Dr.ª Hilda Maria Cordeiro Barroso Braga

Orientadora

_______________________________

Prof. Me. Angel Henrique Rodrigues de Souza

Coordenador do Curso de Administração de Empresas

1 INTRODUÇÃO

 

Este trabalho tem por objetivo apresentar de forma específica conceitos baseados em ética empresarial e moral no ambiente de trabalho, a empresa em questão pesquisada é o Hotel Faro que esta atuando no mercado de Atibaia desde abril de 2014, possuindo uma matriz em São José dos Campos e uma filial em Taubaté, a empresa é de estrutura familiar e atua no ramo de negócio há aproximadamente doze anos e um de seus desafios é conciliar a ética empresarial no ambiente de trabalho e a moral.

Este trabalho inicia apresentado como base o que é construído como ética e moral e o que as pessoas consideram ser ético tanto em nível de liderança como em nível operacional. Com isso, o intuito deste trabalho é analisar o que é ética e como pessoas de diferentes níveis hierárquicos têm como base ética e como se ajustam com relação à moral para viver de acordo com a ética empresarial.

De maneira geral a ética é baseada em um consenso sobre determinados assuntos, tem o intuito de zelar por bons modos e boas praticas, a ética pode ser mudada e alterada segundo necessidades o que caberá às pessoas é adaptar seus conceitos morais a normas éticas dentro da empresa para que se possa manter um bom convívio e um ambiente de respeito entre colegas de trabalho, ambos tem que estar alinhados com os objetivos éticos da empresa, respeitando sempre a moral que cada pessoa de forma individual carrega dentro de si. (NALINI, 2013).

Este trabalho tem por objetivo analisar o processo seletivo empresarial, que é o principal responsável por formar uma equipe que se encaixe no perfil ético da empresa, portanto, este é o processo fundamental para buscar pessoas que se identifiquem com as ideias e propostas da empresa, diminuindo o grau de rotatividade de pessoas, na gestão hoteleira, que é responsável por manter os colaboradores sempre interessados em caminhar junto com a empresa em seu foco e objetivos, garantindo que a gestão de pessoas seja um requisito fundamental para o bom andamento dos negócios e sucesso em melhoria contínua com relação aos serviços prestados.

1.1 OBJETIVO GERAL

Verificar o posicionamento dos funcionários com relação a ética empresarial e analisar o quanto se identificam com o posicionamento da empresa.

Objetivos específicos

  1.  Proceder a revisão bibliográfica sobre os temas ética empresarial e moral, com o apoio de livros e sites acadêmicos;
  2.  Analisar o que os funcionários que atuam em empresa do ramos hoteleiro consideram sobre ética empresarial; e
  3.  Verificar como as pessoas conduzem sua base moral para viver em harmonia com os colegas de trabalho e viver de acordo com a ética empresarial.

1.2 Justificativa

É um desafio para as empresas buscar pessoas que tenham compatibilidade com a ética empresarial este é um do principal motivo do turn-over na maioria das empresas tendo como consequência a dificuldade das pessoas se adaptarem a cultura e ao posicionamento, trabalhando com comprometimento para que a empresa alcance suas metas.

Com o aumento da população jovem e desinteressadas por estudo e conhecimento e em sua maior parte, a preocupação única e exclusiva com a obtenção de salário ao fim do ciclo de serviço mensal é considerado importante uma pesquisa que aponte qual a posição ética que a empresa adota e de que forma as pessoas visualizam essa postura, se estão de acordo com a cultura da empresa a  qual trabalham, e o que a cultura da empresa tem de semelhante com seus princípios éticos e como trabalham a questão moral para conviver em harmonia com os colegas de trabalho, tendo em vista que passamos uma longa jornada no ambiente de trabalho sendo importante torna-lo o mais agradável possível.

2. METODOLOGIA

         A monografia apresentada foi realizada por meio de pesquisa em livros de autores conceituados obtidos na biblioteca da FAAT Faculdades. Na sequência foi desenvolvida uma pesquisa de campos com os colaboradores do hotel Encantos, abordando assuntos da seguinte natureza: como eles avaliam a ética da empresa e como conciliam seus valores morais com a moral de seus colegas de trabalho e a ética empresarial para viver em harmonia em seu ambiente de tarefa, foi feito também uma entrevista baseada em perguntas sobre o processo seletivo e de recrutamento e seleção do RH do hotel para entender como as pessoas que estão ativas no quadro da empresa foram admitidas e fazem hoje parte da equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (169.2 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com