TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENTES TIPOS DE RECRUTAMENTO

Por:   •  13/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.961 Palavras (8 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGO 4

2.2 DIFERENTES TIPOS DE RECRUTAMENTO 4

2.3 EXPERIÊNCIA PESSOAL / PROFISSIONAL 4

2.4 ENTREVISTA E ROTEIRO DE ENTREVISTA 4

2.5 ADICIONAL DE PERICULOSIDADE, INSALUBRIDADE E PENOSIDADE............

2.6 13° SALÁRIO, FÉRIAS, RESCISÃO DE CONTRATO.............................................

3 AUDITORIA 5

3.1 AUDITORIA DE PRIMEIRA PARTE E ONDE APLICAR 5 3.2 AUDITORIA DE TERCEIRA PARTE E ONDE APLICAR 5

3.3 CONCEITOS DE AÇÕES CORRETIVAS 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

O contexto da Gestão de Pessoas é representado pela íntima interdependência das organizações e das pessoas. Dentro deste contexto, as competências e habilidades do profissional de RH devem ser: capacidade de elaborar diagnósticos, analisar cenários, pensar a médio e longo prazo, visualizar situações e resultados, formular estratégias, possuir visão sistêmica e integradora, ser capaz de atuar em equipe multifuncional e possuir capacidade de negociação. Hoje em dia, as pessoas são vistas como geradores de conhecimento estão sendo mais reconhecidas e valorizadas, não por suas forças físicas, mas por seu conhecimento intelectual, além de talentos e competências.

O grande desafio neste momento, é fazer com que as empresas tenham capacidade de se organizarem e se adaptarem as rápidas mudanças de um mercado cada vez mais complexo dinâmico e turbulento. Diante deste cenário competitivo, no momento estou buscando o aprimoramento de minhas competências técnicas e comportamentais, precisam apenas ser “lapidadas” ao nível que o mercado requer e exige.

2.1 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS

“Descrição de um cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo”. É uma relação breve das tarefas, deveres e responsabilidades. Já a análise do cargo é o detalhamento dos conhecimentos, habilidades e capacidades necessárias para que o ocupante de um cargo possa realizar adequadamente as atividades previstas para este cargo. É de suma importância que a organização que pretende atingir a excelência, estabeleça estratégias de gestão de Recursos Humanos e essa excelência tem que vim da base do recrutamento. É importante ressaltar que a descrição de cargos é o primeiro e grande passo para as empresas se situarem internamente com suas atividades, é um processo que vai destacar os requisitos, responsabilidades e esforços impostos ao ocupante do cargo. A adoção de uma metodologia de descrição e análise de cargo fará com que a empresa fomente o seu espírito de equipe, adquirindo ganhos organizacionais em relação à qualidade, produtividade, satisfação dos clientes internos e externos, e mais que isso, ao lucro.

2.2 DIFERENTES TIPOS DE RECRUTAMENTO

Recrutamento é o processo que visa localizar e atrair o maior número possível de candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar os cargos vagos em uma organização. São exemplos de recrutamentos:

Recrutamento interno: as vagas serão preenchidas por candidatos que já fazem parte da organização de trabalho e ocorre através de transferência ou promoção. Vantagens: Melhora o moral interno, demonstra valorização do pessoal que já compõem a empresa, menor custo; menos tempo com a vaga em aberto, conhecimento prévio sobre o perfil do desempenho do candidato, há maior probabilidade de que o funcionário escolhido desempenhe com sucesso seu novo cargo, estimula a preparação para a promoção, promovendo medidas especiais de treinamento e criando um clima de progresso profissional, entre outros. Desvantagens: o não aproveitamento do elemento externo, mantendo a organização no mesmo ritmo, bloqueando inovações, pode gerar acomodação, a empresa deixa de ter novas ideias que venham a contribuir para a organização.

Recrutamento externo: as vagas são preenchidas por candidatos externos à organização. Eles podem estar disponíveis no mercado de trabalho, ou mesmo trabalhando em outras organizações. Vantagens: possibilidade de inclusão de novas personalidades e talentos, possibilidade de inovação da composição das equipes de trabalho, traz novas ideias, recicla pessoas, aproveita potenciais e habilidades já desenvolvidas no ambiente externo. Desvantagens: os custos são maiores, o processo pode ser mais demorado, não aproveita os talentos internos, pode gerar desmotivação entre a equipe e resistência em aceitar o novo membro.

Recrutamento on-line: é aquele recrutamento feito pela internet. As empresas disponibilizam em seus sites as vagas abertas. São designações que representam uma das mais atuais, úteis e dinâmicas aplicações das tecnologias de informação no domínio da gestão de pessoas. Vantagens: possibilidade de filtrar os candidatos de acordo com o perfil desejado, em relação a custo benefício, na maioria dos casos, os sites que oferecem esse tipo de serviço também dispõem de ferramentas diferenciadas que facilitam a busca de emprego, tais como, a inclusão de foto, carta de referência, além de possibilitar uma rápida e constante atualização ou inclusão de dados, rapidez e baixo custo, entre outros. Desvantagens: para o candidato que em algumas ocasiões a concorrência do número de currículos encaminhados para a mesma vaga é muito alta, aumentando a concorrência para a vaga, à objetividade almejada pode gerar contratações inadequadas, a falta do contato presencial entre o empregador/candidato, páginas de recrutamento desatualizadas ou sites etc.

2.3 EXPERIÊNCIA PESSOAL / PROFISSIONAL

Até o momento, o meio mais eficaz de me candidatar a vagas de emprego, foi entregar os currículos pessoalmente nas organizações. Já fiz cadastros on-line de currículos em diversos sites como; Catho,o InfoJobs.Obtive alguns pequenos retornos.Um fato interessante ocorreu quando eu estava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com