TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De que forma é possível lidar com o outro, o diferente de nós, seja com relação a cultura, cor ou raça, gênero, nacionalidade, religião ou mesmo posicionamento político?

Por:   •  24/9/2022  •  Dissertação  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 3

Reflita a partir de sua leitura do texto bem como de sua experiência pessoal.

Você já deve ter se deparado com inúmeras situações em que a questão da diversidade é colocada em pauta. Nesse sentido, elabore um comentário abordando a seguinte questão:

De que forma é possível lidar com o outro, o diferente de nós, seja com relação a cultura, cor ou raça, gênero, nacionalidade, religião ou mesmo posicionamento político?

Desta forma, traga elementos do texto para referendar a sua argumentação. Aborde os aspectos advindos das mudanças sociais contemporâneas que impõe mudanças também na compreensão da diversidade e no trato com o diferente. Caso seja de seu interesse, aborde também o papel do antropólogo ante as novas demandas no trato da diversidade, dentro daquilo que Geertz chama de “o futuro do etnocentrismo”, e debata o horizonte do ofício o qual você está se graduando no que diz respeito ao trabalho com a diversidade.

Cada estudante deve comentar pelo menos uma vez, consistindo este comentário em uma resposta à postagem principal ou uma resposta a um comentário de um (a) colega. Cada postagem, para ser avaliada, deve conter originalidade, ou seja, deve trazer uma argumentação própria de quem está postando. Nesse sentido, você deve pensar na estrutura do seu texto tendo como base a ideia de uma dissertação, com introdução (apresentação dos argumentos a serem desenvolvidos), desenvolvimento (descrição dos argumentos e suas implicações) e conclusão (retomada dos argumentos de maneira sintética, promovendo o fechamento do texto).

Ressaltamos que as palavras “introdução”, “desenvolvimento” e “conclusão” não devem aparecer no seu texto e o mesmo pode ser disposto como uma resposta aos colegas sem deixar de apresentar uma estrutura coesa. Assim, você pode iniciar o texto com os dizeres “Concordo com você em alguns aspectos, porém, no que diz respeito ao trato com a diversidade racial, tenho as seguintes divergências [...]”.

Por fim, reiteramos que cada argumento apresentado deve ser bem fundamentado, seja na leitura obrigatória desta disciplina, seja em textos acadêmicos pesquisados por você.

Na sociedade atual, seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, existem bilhões de pessoas que integram diferentes religiões, culturas, raças, etc. E esses conflitos de pensamentos atuam em conjunto devido a globalização, que por sua vez não tem amenizado os preconceitos e as formas de discriminação que ocorrem em nome dessas diferenças.

Para lidar com as diferenças religiosas, raciais e culturais, as pessoas devem levar consigo o seguinte conceito: não posso ser etnocêntrico. E por que não? Porque nem tudo aquilo que eu penso que é correto para mim também será correto para os demais. Eu não posso impor aquilo que eu aprendi a outras pessoas, a ponto de descrimina-las por esta causa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com