TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Debates Teóricos e o alcance da teoria organizacional

Por:   •  1/6/2018  •  Resenha  •  10.329 Palavras (42 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 42


Organizações: Debates teóricos e o alcance da teoria organizacional *

      Neil Fligstein

Introdução  

A teoria organizacional é uma das áreas mais vibrantes da pesquisa sociológica. Estudantes de muitos subcampos, (sociologia médica, sociologia política, movimentos sociais, educação) sentiram-se compelidos a estudar teoria organizacional por causa do obvio papel importante que as organizações complexas desempenham em suas pesquisas empíricas.

Mas estudiosos que não estudam teoria organizacional muitas vezes ficam impressionados com a forma como os debates são profundos na teoria organizacional. Eles também pensam que a maior parte da teoria organizacional é sobre empresas e assim, a teoria não parece ter muita aplicação para outros tipos de arenas sociais. O objetivo deste trabalho é apresentar uma maneira de dar sentido às várias vertentes de teoria organizacional.

As teorias organizacionais têm três origens:

1 o trabalho original de Max Weber  em burocracias que vieram a definir a teoria para os sociólogos,

2 uma linha de teoria com base em escolas de negócios que tiveram como foco, a melhoria do controle de gestão sobre o processo de trabalho

3 e a literatura de organização industrial em economia.

Ao contrário de muitos campos da sociologia, a teoria organizacional tem sido um assunto multidisciplinar desde Segunda Guerra Mundial, e é difícil entender seus debates centrais sem considerar seus vínculos com as escolas de negócios e departamentos de economia. Essas três linhas de estudos originais começaram a se entrelaçar durante a década de 1960. Lá houve um amplo consenso em torno da perspectiva teórica que poderia ser chamada de contingências estratégicas ou abordagem de adaptação racional. A década de 1970 até meados da década de 1980 testemunhou uma crítica da perspectiva de adaptação racional e da proliferação de teorias alternativas. Eu reviso muitas dessas teorias, incluindo a teoria institucional, Marxista, ecologia populacional, poder e abordagem político-cultural, rede, abordagens, teoria da agência, análise de custos de transações, análise de rede, a idéia de caminho dependência e teoria evolutiva econômica.

Desde meados da década de 1980, essas teorias tentam definir o terreno de nossos estudos de empresas, governos e setor sem fins lucrativos. Uma das razões pelas quais os estrangeiros acham esses debates tão complexos, é que eles não entendem que as abordagens foram desenvolvidas em oposição uns aos outros. O diálogo subjacente é perdido quando os leitores não sabem sobre o que os acadêmicos estão discutindo. Eu comecei por considerar o pequeno número de questões que a teoria organizacional procura responder, apresentar a história do pensamento organizacional e como tentar responder a essas perguntas. Eu termino com uma consideração de alguns problemas de fronteira no campo.

Uma das minhas principais preocupações é considerar a dificuldade de sintetizar as teorias ou entender se é possível especificar as condições em que uma determinada teoria é útil.

Minha outra preocupação é propor algumas maneiras pelas quais a teoria organizacional é relevante para o estudo de governos, movimentos sociais, educação, saúde e organizações sem fins lucrativos.

 

Perguntas que dominam o campo

 

Uma maneira de ajudar a entender o campo é considerar suas principais questões. Cada uma das teorias assume uma posição nas principais questões e, nesta base, tenta construir uma teoria geral das organizações (ver Scott (1992), Perrow (1986), Williamson (1985), para exemplos do que quero dizer). Os estudiosos criticaram as teorias existentes de organização e suas respostas a essas perguntas. Com base em sua crítica, eles desenvolveram as teorias alternativas que eles assumem que subscreverão todas as outras teorias. Isso implica que se uma teoria das organizações está certa, outras teorias de organização devem estar erradas.

É esse pressuposto que tem impulsionado grande parte do desenvolvimento da teoria organizacional.

A teoria organizacional tem como objeto principal de estudo a organização complexa ou formal (o que simplesmente chamarei de organizações).

É assumido que as organizações têm metas, hierarquia, regras, definições de associação e atividades; concepções de caminhos de carreira para seus membros.

A teoria organizacional está preocupada em como a estrutura organizacional interna funciona para motivar os participantes a produzir resultados consistentes com os objetivos daqueles que controlam a organização.

Está também interessada em como o mundo externo a uma organização afeta o que se passa dentro de uma organização particular. Finalmente, está preocupada com a forma como a organização interna e o mundo externo podem afetar a sobrevivência organizacional.

Há três questões que todas as teorias tomam:

Uma das questões mais básicas na teoria das organizações é quanto elas sobrevivem em função de sua eficiência.

Alguns argumentam que a competição força as organizações a alocar seus recursos da maneira mais eficiente.

Outros argumentam que a sobrevivência organizacional pode depender de outros fatores, como poder e legitimidade em seu ambiente.

Mesmo que se acredite que a concorrência é uma força importante, ela pode  variar de acordo com o ambientes, portanto pode haver menos pressões para alocar recursos de forma eficiente em ambientes com menos competição (Leibenstein, 1978).

Nesse caso, uma estrutura organizacional pode persistir porque não tem concorrentes. As organizações podem também, para sobreviver, cooptar atores importantes em seu ambiente.

Criar monopólios, oligopólios ou cartéis são formas de diminuir a concorrência (Pfeffer, 1981).

As organizações também podem fazer com que os governos intervenham em seu nome pelo bem da sociedade.

Não surpreendentemente, as literaturas econômicas e gerenciais tendem a começar com o pressuposto de eficiência, enquanto a literatura sociológica tende a ser mais agnóstica sobre a questão da eficiência. Os sociólogos estão perfeitamente preparados para acreditar que os atores organizacionais geralmente se encontram em mundos obscuros, onde a sobrevivência da organização não é tênue. Eles também pensam que os atores organizacionais farão qualquer coisa para sobreviver e que a alocação eficiente de recursos pode ser apenas uma dessas estratégias de sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70.6 Kb)   pdf (238.6 Kb)   docx (43.1 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com