TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definir Administração e organização

Tese: Definir Administração e organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Tese  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1- Passo1(aluno)

1 - (a) Definir Administração e organização. Diferenciar

A administração é o processo de tomar decisões que faz as organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos. A organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo ou conjunto de objetivos.

Apesar de muitos reconhecerem a palavra administração como sinônimo de organização, existi uma distinção entre as palavras onde a administração é um todo e a organização é uma das partes.

(b) Apresentar de qual maneira a administração aparece nos seguintes períodos:

- As primeiras organizações e seus administradores: surgimento de cidades e estados, formação de uma classe de dirigentes profissionais, os reis-sacerdotes, formação de uma classe de funcionários públicos, invenção da contabilidade, legislação, planejamento de longo prazo, administração de grandes projetos de construção e a formação de exércitos profissionais especializados.

- Egito: a construção de pirâmides, formação de organizações militar para a proteção do reino egípcio e a construção de grandes celeiros para suprir a necessidade dos soldados.

-Babilônia e Assíria: registros de controle comerciais, criação e execução de regras, no exercito assírio foram desenvolvidas as características de depósitos de suprimento; colunas de transporte; companhias para a construção de pontes; transporte de soldados e cavalos em navios, após a Assíria passar a ser Babilônia ocorreu o uso das cores para controlar a produção e os estoques e instalações de um sistema de incentivos salariais.

-China: a mais conhecida contribuição da China para administração encontra-se as obras de Sun Tzu, que escreveu a respeito de estratégia militar,

-Confúcio e Mêncio: reconhecimento do profissional (substituição do sistema feudal onde-se dependia de nascimento e força militar, a colocação de exames para funcionários públicos, que mais tarde passou a se chamar concurso público).

-Grécia: invenção e implantação da administração democrática de suas cidades-estados, busca do conhecimento por meio de investigação sistemática e da reflexão abstrata, o encadeamento lógico de meios para a realização de fins, e ideal do melhor em qualquer campo de atuação.

-Roma: Administradores províncias de um império multinacional; diversos tipos de executivos: senadores, magistrados, cônsules, imperadores; rede de estradas para a comunicação entre as unidades do império; grandes empresas privada; administração de projetos de engenharia e construção; exercito profissional e especializado com uma classe de oficiais; planejamento e controle das finanças públicas; autoridade formal e regras de convivência definidas legalmente e a valorização da propriedade privada.

-Período Medieval: a hierarquia através da Igreja Católica, a administração geográfica que se transformou no sistema feudal, e a implantação de associações de artesãos ou empresários do mesmo ramo de negócios (guildas).

-Renascimento: valorização do ser humano, grandes consórcios de empresas privadas, separação entre os papeis do empreendedor e do emprego, invenção da contabilidade moderna, acumulação de capital como fator de motivação, uso do sistema de linha de montagem, e a utilização da administração como área do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com