TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstrações Financeiras

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO

Através de Análise Vertical e Horizontal do Balanço Patrimonial chegamos às seguintes conclusões:
        Análise Vertical: No ano de 2011 o Ativo Circulante teve uma menor participação do total do ativo e conseqüentemente o Ativo Não Circulante teve um crescimento.
O Passivo Circulante representou e teve uma diminuição em sua representatividade em 2012 e o Passivo Não Circulante teve um crescimento de 2011
para 2012. O Patrimônio Líquido teve uma menor participação em 2012.

         Análise Horizontal: No ano de 2012 o Ativo Circulante teve um aumento comparado à 2010. O Ativo Não Circulante teve um aumento maior ainda.
O Passivo circulante teve um decréscimo em comparação à 2011. O Passivo Não Circulante teve um enorme crescimento. Dentro de todo o balanço, esse foi o crescimento mais expressivo.O Patrimônio Líquido teve aumento comparado ao exercício anterior.

Através de Análise Vertical e Horizontal da Demonstração do Resultado do Exercício chegamos às seguintes conclusões:
         Análise Vertical: As despesas com vendas representam a maior participação contabilizando de 2011 para 2012.

         Análise Horizontal: O gasto com Imposto de Renda e Contribuição Social teve o maior crescimento com relação à 2011.

ANÁLISE DOS ÍNDICES FINANCEIROS E ECONÔMICOS DA EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S/A

1 - Estrutura de capital.

a. Participação de capitais de terceiros

         De 2011 para 2012 a participação de capitais de terceiros aumentou. O índice representa o grau de dependência da empresa em relação a capitais de terceiros. O ideal era que houvesse uma redução não o aumento como aconteceu.

b. Composição do endividamento

         O índice representa qual o percentual de dívidas que vencem a curto prazo, do total que a empresa tomou do capital de terceiros. Neste caso houve um decréscimo de 2011 para 2012, o que é positivo para a empresa.

c. Imobilização do Patrimônio Líquido

         Este índice mostra quanto o acionista investiu na empresa e está comprometido no Ativo Permanente. Quanto menos, melhor. No caso da Natura houve um aumento de 2011 para 2012. O ideal era a diminuição.

d. Imobilização dos recursos não correntes

          O índice mostra os recursos a longo prazo na aquisição do Ativo Permanente. A queda do índice demonstra que a Empresa optou por direcionar uma menor quantidade desse recurso para o Ativo Permanente e uma maior parcela para o Ativo Circulante.

2 - Liquidez

a. Liquidez Geral

* Houve uma queda no índice de Liquidez Geral de 2011 para 2012. Este indicador representa a capacidade de pagamento das dívidas a longo prazo. Quanto maior, melhor. Neste caso a Empresa deve procurar melhorar este índice.

b. Liquidez Corrente

         O índice aumentou de 2011 para 2012. Para cada 1,00 de dívida a curto prazo, existe 1,56 de capacidade para quitação. O aumento deste valor é positivo para e empresa.

c. Liquidez Seca

         O índice melhorou de 2011 para 2012. Mostra a capacidade de liquidação das obrigações sem lançar mão do estoque. Para cada 1,00 de dívida existe 1,08 para quitação. Quanto maior o resultado deste indicador, melhor.

3 - Rentabilidade

a. Giro do Ativo

         Este índice mostra a eficiência com a qual a empresa usa seus ativos para gerar vendas, quantas vezes o Ativo Total se renovou e se a empresa está gerando um volume suficiente de atividade. No resultado da Natura nota-se que houve uma melhora de 2011 para 2012, que indica que os Ativos da empresa vem sendo melhor utilizados. Para cada 1,00 de ativo a empresa vendeu 1,59.

b. Margem Líquida

         Este índice indica a capacidade da empresa em gerar lucro. Houve uma queda de 2011 para 2012. Isto indica que a empresa deve rever sua estratégia e verificar o que deve ser alterado para inverter esta situação.

c. Rentabilidade do Ativo

         Este indicador mede quanto a empresa obtém de lucro para cada 100,00 de investimento total, por isso, é visto como ma medida de potencial de geração de lucro. Através da análise deste índice, percebemos que a empresa não foi eficiente em rentabilizar seus recursos em 2011, comparando-se com o exercício anterior.

d. Rentabilidade do Patrimônio Líquido

         O percentual indica que a Natura rentabilizou o capital social em 61,70% no ano de 2012. Quanto maior o índice, melhor.

4 – Dependência Bancária

a. Financiamento de Ativo

         O índice mostra que em 2012 houve uma significativa diminuição de participação das instituições de créditos no total de investimentos. Logo houve um crescimento da participação de capital próprio no negócio. Este resultado é vantajoso para e empresa.

b. Participação de Instituições de crédito no endividamento

         O índice diminuiu de um exercício para outro, indicando que houve uma menor participação de recursos oriundos de instituições bancárias.

c. Financiamento do Ativo Circulante por Instituições Financeiras

         Houve uma queda na participação de recursos provenientes dos bancos no ano de 2012. Em 2011 o índice era de 33,17% contra 12,11% de 2012. Isso mostra que os recursos estão vindo das contas operacionais da Empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com