TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dentro de um mundo onde o desenvolvimento econômico acompanha o ritmo acelerado da globalização.

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.248 Palavras (13 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

                Dentro de um mundo onde o desenvolvimento econômico acompanha o ritmo acelerado da globalização, um dos temas mais discutidos entre o mundo dos negócios atualmente é o sistema de franquia. Levando-se em consideração que isso não se deve apenas ao fato do crescimento significativo que esse tipo de empreendimento experimentou nos últimos cinco anos, mas também às controvérsias geradas a respeito dos resultados dessa evolução, principalmente quanto ao desempenho dos franqueados quando comparado ao seus franqueadores.

                O sistema de franquia é baseado em uma relação que envolve duas partes: o franqueado e o franqueador. Assim, esse sistema pode ser considerado uma certa alternativa a diversificação que se analisada pode ser considerada uma estratégia cooperativa em que as firmas adotam para dispersar os riscos e é claro compartilhar competências. A chamada Franquia tem definição como: Um acordo contratual entre duas companhias legalmente independentes em que o franqueador concede ao franqueado o direito de vender o produto do franqueador ou fazer negócios utilizando sua marca registrada em determinado local durante um intervalo de tempo especificado. (Hitt, Ireland, & Hoskisson, 2002).

                Diante de vários estudos desse empreendimento os autores citam uma série de vantagens da adoção da franquia por empreendedores inexperientes, dentro dessas vantagens temos: o uso de marcas consagradas, ou seja, de grande valor no mercado consumidor, apoio operacional do franqueador, menor curva de aprendizado, utilização de método de trabalho já testado e a implantação e treinamento feitos pelo franqueador, o qual de certa forma reverte a taxa de retorno mais rápida sobre seu investimento e grau de risco bem menor do que se investisse por conta própria. Já para o franqueador as principais vantagens se traduziriam por este elenco: expansão da rede e marca com capital de terceiros, economia de escala para sua produção, manutenção do controle das decisões da rede, maior faturamento sem a necessidade de grandes investimentos ou custos operacionais e receitas mensais certas provenientes de royalties e da venda de produtos ou serviços aos franqueados. (Cherto, 1988; Leite, 1991; Mauro, 1994)

                Mas adquirir uma franquia e ter sucesso, não é uma tarefa tão fácil assim, pois iniciar um empreendimento envolve uma série de fatores que acaba sendo um desafio dos mais difíceis. Pois de início é preciso um capital inicial, paciência, disposição e mais milhares de pré-requisitos. Neste aspecto, talvez o mais importante e decisivo fator seja o chamado planejamento. Afinal de contas para que haja sucesso em um negócio, quaisquer que sejam ele, é preciso conhecer profundamente o público alvo dos produtos e serviços que serão oferecidos. E o melhor caminho para conhecer as pessoa que irão utilizar os serviços é através das pesquisas de mercado, a negociação e marketing, pois com o estudo desses quesitos é que o empreendedor pode conhecer mais sobre os clientes, como também errar menos na hora de abrir o seu negócio, enxergar novas oportunidades, diminuir custos com fornecedores e principalmente conhecer sua concorrência, como também conhecer melhor a eficiência de seus produtos.          

                   Afinal de contas, a construção de um posicionamento competitivo está intimamente ligado as decisões que precisam ser tomadas sobre a formulação de estratégias, que de fato vem se tornando cada vez mais complexas. O caminho de incertezas para se trilhar a direção correta se tornam a cada dia mais complexas, isso quando não se analisa a pressão competitiva entre os setores, e assim as empresas ficam sem saída e são praticamente obrigadas a adotarem uma liderança competitiva.

                Assim, não se torna uma tarefa tão simples gerenciar a gestão estratégica de forma satisfatória, dentro dessa perspectiva elevada de competição. É preciso se empenhar e fazer a escolha de caminhos adequados tanto no âmbito de pesquisa de mercado, quanto na negociação e também de marketing, pois é exatamente a eficácia dessas estratégias que terão um desempenho positivo dentro da organização, o que é de fato meta primordial dentro de quaisquer que seja o empreendimento.

           Assim, este trabalho tem como objetivo verificar a importância das estratégias de pesquisa de mercado, negociação e marketing na implantação de uma franquia. O aprendizado que foi adquirido durante as aulas, é de suma importância para o entendimento e analise dos conceitos com vistas ao auxilio nas decisões futuras tomadas pelas organizações. Com este fim, será adotada, para a pesquisa exploratória, a abordagem metodológica da pesquisa bibliográfica aliada ao estudo de caso.

                Para isso um estudo de caso realizado e a empresa selecionada foi a “Purific”, especializada em filtros de água. A empresa trabalha com o objetivo de produzir purificadores de alta tecnologia a valores acessíveis. Conta com equipe altamente capacitada, formada por engenheiros químicos, além de convênio com a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Juntos, eles desenvolvem a melhor tecnologia de purificadores e elementos filtrantes. A Purific do Brasil desponta com moderna tecnologia e grande variedade de produtos, realizando o lançamento de um produto por ano, a fim de atender às necessidades e exigências do mercado.

            Além de oferecer completa linha de purificadores de alta tecnologia, a Purific está sempre acompanhando as tendências de mercado e preocupada com o meio ambiente, desenvolvendo produtos de qualidade com alta tecnologia e design moderno para atender e satisfazer nossos consumidores.

                Vale ressaltar que mesmo que as informações no desenvolver do trabalho sejam de fontes indiretas em torno do estudo de caso, a riqueza desse trabalho encontra-se exatamente na verificação da aplicabilidade e de fato na coerência da abordagem em proposta, ao mesmo tempo em que identifica algumas limitações no estudo em questão.

DESENVOLVIMENTO

  1. Pesquisa de Mercado

                Diante de um mundo que exige uma grande concorrência do mercado nacional, ao se pensar em qualquer tipo de investimento, sendo ele de pequeno ou grande porte, é necessário que haja todo um embasamento sólido, do contrário pode haver o surgimento de sérios prejuízos sem retorno. Assim, quando se fala por exemplo na abertura de uma franquia, como a Purific, as pesquisas de mercado acabam sendo uma ferramenta fundamental para que se possa ter um melhor entendimento frente a concorrência existente no seu mercado, como também trabalhar devidamente com marketing e encontrar soluções estratégicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com