TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento de Pós-Graduação/ Curso de Gestão de Pessoas e Consultoria Empresarial

Por:   •  28/8/2015  •  Artigo  •  3.921 Palavras (16 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 16

IVONETE DO ESPÍRITO SANTO VIEIRA

GESTÃO DO TEMPO

JI-PARANA-RO

2013

FACULDADE PANAMERICANA DE JI-PARANA - UNIJIPA

Departamento de Pós-Graduação/ Curso de Gestão de Pessoas e Consultoria Empresarial

IVONETE DO ESPÍRITO SANTO VIEIRA

GESTÃO DO TEMPO

Artigo apresentado ao curso de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Consultoria Empresarial como pré-requisito para aprovação e conclusão do referido curso, sob a orientação do professor Newton Sérgio de Sá Vieira.

JI-PARANÁ-RO

2013                                                                    


GESTÃO DO TEMPO[1]

Ivonete do Espírito Santo Vieira[2]

Newton Sérgio de Sá Vieira[3]

RESUMO: Este estudo trata da luta bem intencionada do homem de gerir o próprio tempo ao longo de sua história atravessando épocas desde um período em que tal gerência não representava tão grande desafio como nos dias atuais quando a sociedade enfrenta a máxima da velocidade da informação e tecnologias que, em tese deveria render à humanidade uma vida mais produtiva acompanhada de um ócio criativo e dias mais leves de se viver, sem o preço do “não tenho tempo” em todos os aspectos de cada história vivida pelos personagens desse drama. O material compõe-se de sugestões práticas para andar na contramão do frenesi dos nossos dias bem como convida os leitores a uma reflexão pessoal sobre o tema.

PALAVRAS-CHAVE: Tempo, tecnologia, gestão.

  1. INTRODUÇÃO

        Tratar do assunto gestão de tempo é exigente e ao mesmo tempo relaxante pois o tempo está para todos assim como todos se julgam aptos para lidar com ele. Logo, qualquer aprendizado sobre essa gerência está ao alcance de todo homem.

        As extremas diferenças entre as pessoas sobre como lidar com este quesito é que se constituem o segredo de uma vida produtiva, equilibrada e leve ou uma vida sem prosperidade, desordenada e cheia de dores físicas e emocionais.

        A escolha está diante e cada um de nós a cada dia que amanhece. As chances se renovam e nós então decidimos como iremos nos comportar. Assim caminha a humanidade.

  1. O TEMPO

        “O tempo é o maior tesouro de que um homem pode dispor. Embora inconsumível, o tempo é o nosso melhor alimento. Sem medida que o conheça, o tempo é contudo, nosso bem de maior grandeza. Não tem começo nem fim. Onipresente, o tempo está em tudo. Existe tempo, por exemplo, nesta mesa antiga, nestas paredes antigas. Existiu primeiro uma terra propícia, existiu depois uma árvore secular feita de anos sossegados. E existiu, finalmente, uma prancha nodosa e dura, trabalhada pelas mãos de um artesão dia após dia. Existe tempo nas cadeiras onde nós sentamos, nos móveis da família, nas paredes, na água que bebemos, na terra que fecunda, na semente que germina, nos frutos que colhemos, no pão em cima da mesa.

        Rico não é o homem que coleciona e se pesa num amontoado de moedas e nem aquele devasso que se estende mãos e braços em terras largas. Rico só é o homem que aprendeu, piedoso e humilde, a conviver com o tempo, aproximando-se dele com ternura, não contrariando suas disposições, não se rebelando contra seu curso, não irritando sua corrente, estando atento para seu fluxo, brindando antes com sabedoria para receber dele os favores e não a sua ira.

        O equilíbrio da vida depende essencialmente deste bem supremo. E quem souber com acerto a quantidade de vagar e ou a de esperar que se deve pôr nas coisas não corre nunca o risco, ao buscar por elas, de defrontar-se contra aquilo que não é”.

Texto de Raduan Nassar (Lavoura Arcaica, Companhia das Letras)

DOUGLAS, 2012, p.172

  1. A EVOLUÇÃO DO HOMEM E O AVANÇO DA TECNOLOGIA

        Desde que o mundo existe, as pessoas nascem, crescem, se relacionam, se multiplicam e trabalham ao longo de suas vidas. E, de modo geral, todos os homens e mulheres trabalhadores labutam aguardando o tão esperado dia e horário em que poderão desfrutar do seu ócio.

        Conforme é possível encontrar nos diversos autores sobre a evolução da humanidade e suas relações com o mundo, à medida em que a população foi crescendo e se desenvolvendo, foram também surgindo novas necessidades e desejos na mente das pessoas e a sociedade passou a cada vez mais obrigar-se do trabalho árduo, com afinco cada vez maior na intenção de conseguir mais horas livres num futuro próximo para praticar o tão esperado ócio em companhia das pessoas especiais com quem viviam.

        A verdade é que ao substituir “trabalhar para viver por viver para trabalhar”, fatalmente a sociedade assinava um decreto de escravidão camuflada no engodo de estar realizando um excelente negócio. Assim caminha a humanidade também nos dias atuais, vivendo estonteada nessa roda viva de trabalho, metas, resultados e tudo o mais que compõe este cenário frenético, onde poucos, pouquíssimos, conseguem compreender e manusear as peças do jogo chamado tempo.

  1. O CÉREBRO E A TECNOLOGIA

"O homem cria as ferramentas e, subsequentemente, as ferramentas recriam o homem". Essa frase de Marshall McLuhan traduz de forma simples e brilhante a conexão da tecnologia com a evolução da humanidade.[4]

        O fogo foi uma das primeiras tecnologias dominadas pelo homem e deu o pontapé inicial para essa evolução. Desde então o homem passou a cozinhar alimentos o que por sua vez alterou a forma de absorção dos nutrientes pelo cérebro, modificando o metabolismo ao ponto de nos tornar mais inteligentes. Além disso, outros benefícios foram chegando em virtude do advento do fogo, como por exemplo a luz à noite que melhorou as relações sociais que influenciaram nossos hábitos e costumes. Assim, o homem criou o fogo mas o fogo o recriou .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (193.5 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com