TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUDANÇAS OCORRIDAS NO RH DO DEPARTAMENTO PESSOAL PARA A GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  24/9/2015  •  Artigo  •  2.282 Palavras (10 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 10

Anhanguera Educacional


Ano 2015

 3°Semestre de tecnologia em gestão de recursos humanos


MUDANÇAS OCORRIDAS NO RH  DO DEPARTAMENTO PESSOAL PARA A GESTÃO DE PESSOAS

RESUMO

 Este trabalho trata-se das mudanças ocorridas no RH que antes só existia o departamento pessoal após essas mudanças passou a existir a gestão de pessoas e isso gerou um bom retorno para a empresa tanto financeiro como produtividade, melhor relacionamento com seus colaboradores um diferencial para a empresa, estratégias para que isso sai o melhor possível. A gestão de pessoas é um novo diferencial para as organizações de desejam crescer e sobretudo que seus colaboradores cresçam juntos.

Palavras-Chave: Mudanças, Recursos humanos, Departamento pessoal

ABSTRACT

This work these are the changes in HR that previously only existed personnel department after these changes came into being the management of people and this has generated a good return for the company both financial and productivity, better relationships with its employees a differential for company strategies so that it comes out the best. People management is a new differentiator for organizations wishing to grow and above all its employees to grow together

Keywords: Change, Human Resources, Department staff


  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste artigo é entender quais foram as necessidades que fizeram o Departamento De Pessoal sair da burocracia deixar de lado toda a atuação tática operacional para ter um novo papel dentro das organizações, em um mundo em constantes mudanças, em uma era com informações rápidas e com muita competividade, onde visa o capital humano como fator importante dotados de sentimentos e capacidades, o gestor precisa saber explorar essas habilidades em favor a organização.

Começaremos a pesquisar como foi esse departamento e como está atualmente.

  1.   DEPARTAMENTO DE PESSOAL

 A necessidade de existir o departamento de pessoal dentro de uma empresa começou a surgir em 1943 com a CLT onde funcionários passaram a ter direitos trabalhistas, diante disto os donos das empresas começaram a investir em capacitação profissional para que os funcionários ficassem responsável em folha de pagamento, contratação, admissão, demissão e rescisões contratuais com isso evitando gerar prejuízos e minimizar possíveis erros.

Todo o papelório ficava centralizado neste departamento, com a evolução industrial e o crescimento econômico social, as pessoas também evoluíram e começaram a perceber e expressar que só o ser humano possui capacidades, habilidades e competências para manter e fazer com que a organização cresça e se mantenha no mercado.

O DP precisou descentralizar sai da burocracia e do formalismo e se especializar em pessoas com foco em gerar pessoas motivadas para torna-la um colaborador produtivo que não trabalhe apenas por dinheiro, mas satisfeito.

Esse novo conceito trouxe uma nova realidade nas relações entre empregado e empregador, com isso veio a necessidade de introduzir no mercado uma nova gestão e desenvolver projetos para o bem-estar dos trabalhadores, passaram a se preocupar em educar, treinar, motivar, liderar as pessoas que trabalham na organização, incutindo-lhe o espírito empreendedor e oferecendo-lhes uma cultura participativa ao lado de oportunidades de plena realização pessoal. As pessoas são consideradas parceiras e colaboradoras, não funcionários batedores de cartão de ponto.

Desde então, essa área vem passando por uma atuação tática- operacional alicerçada como prestadoras de serviços, para exercer uma atividade em nível estratégico.

A industrialização e suas transformações.

Analisando os tipos de industrializações e fazendo algumas comparações conseguimos ver claramente a evolução do capital humano, em 3 épocas diferentes com pessoas e pensamentos diferentes.

Nas industrializações clássicas pessoas eram tratadas como maquinas sem direitos e deveres respeitados.

Industrializações neoclássicas, vemos o começo das mudanças baseada em teorias comportamentais, de sistemas e as contingenciais com processamento rápido de informações e com capacidades para mudanças e inovações.

E atualmente a era a informação onde tudo acontece muito rápido com muitas tecnologias, onde a empresa que não possuir mobilidade agilidade e inovações não conseguiu enfrentar esse ambiente que possuem ameaças e oportunidades em um ambiente de intensas transformações.

  1. COMO ENTENDER TIPOS DE COLABORADORES TÃO DEIFERENTES (GERAÇÕES)

 É preciso buscar origens de comportamentos em décadas diferentes e como evoluiu com o passar do tempo.

Baby Bommers essa geração foi criada e educada com rigidez para cumprir ordens e regras impostas, eram estáveis em seus empregos.

A geração X foi mais independente e tinha autoconfiança que presenciaram as mudanças de conceitos e as decadências dos padrões sociais, presenciaram também a descoberta da AIDS e movimentos estudantis.

Geração Y provavelmente são os filhos da geração X, era do conhecimento e desenvolvimento, com inovações tecnológicas e com informações rápidas possuem segurança em excesso e com estimulo por parte dos pais.

Par atender a todos esses perfis precisou levar em consideração as diferentes faixas etárias assim poder distinguir a realidade e minimizar conflitos no ambiente organizacional e assim desenvolver talentos de acordo com sua geração, propor reflexões tolerâncias flexibilidade, compreensão e quebra de paradigmas, também buscar administrar as diferenças buscando procedimentos e recursos que ajudem na condução desta ação.

  1. Algumas transformações do DP para o RH

Departamento de pessoal

Recursos humanos

Operacional

Estratégico

Burocrático

Parceria e compromisso

Controle em curto prazo

Longo prazo

Administrativo

Consultivo

Foco na função interna

Foco no negócio interno e externo

Solucionador de problemas

Proativo e preventivo

Foco nas atividades e nos meios

Foco em resultados e nos fins

  1. RECURSOS HUMANOS

O RH atual é responsável por toda a parte estratégica, desenvolvendo projetos para o bem-estar, motivação e treinamentos para os colaboradores. 

O RH subdividiu suas tarefas buscando se aperfeiçoar cada vez mais na gestão de pessoas fazendo que seus colaboradores evoluam com o objetivo de transformar a organização em um lugar que todos queiram trabalhar, com um ambiente favorável a bons resultados para passar pela eficiência e chegar a eficácia. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (268 Kb)   docx (898 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com