TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Empreendedorismo

Por:   •  12/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.782 Palavras (8 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Curso de Tecnologia em Empreendedorismo

POLO: CEAD

ACADÊMICO:– RA:

TUTOR A DISTÂNCIA:

DESAFIO PROFISSIONAL

Brasília-DF

Maio de 2017


ACADÊMICO:– RA:

TUTOR A DISTÂNCIA:

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em                 Empreendedorismo do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Técnicas de Negociação, Comportamento Organizacional, Empreendedorismo, Ética e Relações Humanas no Trabalho e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Brasília-DF

Maio de 2017


  1. SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1.        A INFLUÊNCIA DA “VISÃO DE MUNDO” NAS NEGOCIAÇÕES (PASSO 1)        4

2.        NOVAS FERRAMENTAS PARA MOLDAR A CULTURA ORGANIZACIONAL        5

3.        EMPREENDEDORISMO (PASSO 3)        6

4.        ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO (PASSO 4)        7

5.        DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL (PASSO 5)        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10


INTRODUÇÃO

     O presente trabalho consiste em um relato a respeito da empresa Nike, empresa essa que se tornou uma potência mundial, suas formas de trabalho e perspectivas de crescimento expõe os obstáculos enfrentados pela empresa nos dias atuais, e suas políticas internas e externas.


  1. A INFLUÊNCIA DA “VISÃO DE MUNDO” NAS NEGOCIAÇÕES

É importante considerar a Weltanschauungen (do alemão, visão de mundo) dos participantes de um processo de negociação, pois cada indivíduo possui convicções, preferencias, ideais e opiniões diferentes conforme sua personalidade  em particular e o conjunto de vivências e experiências  distintas experimentadas ao longo da vida por cada indivíduo.

No caso da empresa Nike a Weltanschauungen afeta de forma considerável as negociações, pois é uma empresa presente em cerca de 140 países, o que a faz lidar com grande diversidade de culturas de cada país, ou seja, a empresa Nike tem consumidores das mais variadas ideologias e costumes, das mais variadas visões de mundo, além dos consumidores, a empresa Nike deve também lidar com legislações e costumes específicos de cada ambiente, de cada país, e por isso levar em conta nas negociações as aspirações e ideais de cada negociador, de cada parceiro, sejam eles industriais, comerciais ou de serviços em cada ambiente que pretende atuar.

As empresas se utilizam de princípios das técnicas de negociação para contornar as diferentes “W”, um dos artifícios mais importantes nesses casos em que as “W” são muito diferentes é conhecer o máximo possível as variáveis presentes, que é a parte considerada menos excitante do processo, porém essencial para um resultado satisfatório na negociação. As variáveis principais a serem analisadas são o tempo,  o poder e a informação. Por exemplo, quando uma empresa compra outra, mas mantém o nome da antiga empresa por esta representar um significado importante para seus consumidores.


  1. NOVAS FERRAMENTAS PARA MOLDAR A CULTURA ORGANIZACIONAL

 

O Storetelling (contação de história) tem por objetivo atribuir significados emocionais a elementos técnicos por meio de um contexto, traz benefícios para as empresas, pois utilizando fatos verídicos é desenvolvida uma história por meio da qual é possível construir, moldar ou remoldar a cultura organizacional da empresa, construindo e transmitindo crenças, valores, inspirações e motivação por meio de emoções a seus clientes, essa técnica é utilizada inclusive dentro da empresa conferindo esses benefícios nas relações internas da mesma.

Bill Bowerman Co-Fundador da empresa Nike despejou borracha no aparelho de Waffle da sua esposa para criar um tênis de corrida melhor. Essa é uma das histórias divulgadas pela empresa Nike, que trás certo espírito de comédia e ideia de inovação por parte da empresa. Para a empresa Nike a propaganda é a matéria-prima dos seus produtos, a Nike vende atitude e não produtos, por isso a imagem da empresa é essencial para o seu sucesso, o que torna a técnica de Storetelling uma excelente ferramenta para o marketing utilizada pela empresa Nike.

A prática do Storetelling é uma excelente ferramenta para construir ou remoldar a cultura organizacional de uma empresa, principalmente em empresas com atuação em diversos ambientes como acontece na empresa Nike, o Storetelling é uma técnica que utiliza fatos reais para contar a trajetória da empresa, se utiliza de relações emocionais o que torna a informação mais fácil de fixar, de lembrar, e como todos nós vivemos uma história, as pessoas dos mais variados ambientes se identificam com as ações de marketing da empresa Nike, isso inclui seus colaboradores e parceiros.


  1. EMPREENDEDORISMO

A empresa Nike se caracteriza como uma empresa inovadora à medida que está sempre inovando, relacionando seus produtos a esportistas, desenvolvendo produtos diferenciados, lançando novas tecnologias como o sistema de amortecimento Shox, o sistema de distribuição de calor Dry Fit, além de produtos especiais direcionados a públicos alvos, como a criação do tênis com tema do filme “De Volta Para o Futuro”, dessa forma criando sempre novos produtos, utilizando a inovação e a criatividade, e recriando constantemente novos produtos e serviços, como também melhorando os que já existem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com