TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Gestão Comercial Anhanguera

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.482 Palavras (10 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

POLO: TAGUATINGA-DF

ALEXANDRE DIZNIS ARAUJO           RA 6099668359

MATHEUS DORNELAS SANCHES     RA 5013466291

GENIVALDO ALVES DA FONSECA    RA 6089641496

DESAFIO PROFISSIONAL

1ª SÉRIE

TUTOR A DISTANCIA: SAMUEL ARAUJO FRANCO

Taguatinga/DF

DESAFIO PROFISSIONAL

2ª SÉRIE

Desafio profissional do Curso Tecnologia em Gestão Comercial da Anhanguera, como requisito parcial à obtenção de notas das disciplinas de matemática, processos gerenciais, direito empresarial, tecnologias de gestão e responsabilidade social e meio ambiente.

Orientador (a): André Brito De Oliveira. Tutor(a) a distância: Samuel Araújo Franco.

TGUATINGA/DF

2016.2


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

PASSO 1 - PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS        4

PASSO 2 - ANÁLISE DA PRODUÇÃO        5

PASSO 3 - CONTRATAÇÃO E FORMALIZAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS        4

PASSO 4 - ENTERPRISE RESOURCE PLANNING - ERP´S        3

PASSO 5 - LEGISLAÇÃO SOBRE A DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        3

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO        3


INTRODUÇÃO

Esta pesquisa possui como objetivo a análise da empresa Energy Baterias Automotivas no que se remete à interação das Relações Humanas e sua importância mediante o curso de Administração.

As abordagens utilizadas se baseiam nas visões e teorias do engenheiro de minas francês, Jules Henri Fayol (1841-1925) e de Elton Mayo (1880-1949), pesquisador, psicólogo e sociólogo australiano.

Além disso, esta pesquisa busca responder as delimitações, problemas e acertos das duas teorias em questão, buscando compará-las e compreender a eficácia de cada uma – enquanto preferências da instituição em questão.

Este Desafio Profissional busca responder, também, questões sócio-ambientais, fazendo-se valer da Legislação brasileira; além de fornecer alternativas no que se remete à solução da poluição do meio ambiente, causada pelas baterias automotivas vendidas pela empresa.


DESENVOLVIMENTO

PASSO 1 - PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS

A empresa Energy Baterias Automotivas trabalha principalmente com a “Teoria Clássica da Administração” (ou simplesmente “Fayolismo”), proposta pelo engenheiro francês Jules Henri Fayol (1841-1925), também autor de “Administração Industrial e Geral” e pioneiro da teoria clássica da administração.

O Fayolismo é caracterizado como “Teoria Clássica” – pois quando a preocupação básica é com a disposição dos setores da empresa e as relações entre os mesmos, a ênfase é na estrutura. Além disso, Jules Fayol delimitou quatorze princípios que seriam comuns a quaisquer organizações, sendo eles, respectivamente: 1) Divisão de Trabalho; 2) Autoridade; 3) Disciplina; 4) União de Comando; 5) Unidade de Direção; 6) Subordinação ao Geral; 7) Remuneração; 8) Centralização; 9) Hierarquia; 10) Ordem; 11) Equidade; 12) Estabilidade; 13) Iniciativa; 14) União de Pessoal.

 “Para a Teoria Clássica, a estrutura organizacional é analisada de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo para as partes (da síntese para a análise), ao contrário da abordagem da Administração Científica (...) Permite uma visão mais simples, clara e ordenada, e é indispensável na compreensão das bases da Administração moderna”. Artigo de BENTO, António V: Universidade da Madeira (Portugal).

Já a teoria que se pretende adotar na empresa é a “Teoria das Relações Humanas”, que teve Elton Mayo (1880-1949) como professor-orientador na Experiência de Hawthorne (que é considerada o estopim da teoria em questão), e que contraria alguns pontos da abordagem clássica mencionada acima.

A Escola das Relações Humanas, como também é chamada a teoria, surgiu durante a época da Grande Depressão (1929), nos Estados Unidos da América, e muitos estudiosos da área consideram que a Experiência de Hawthorne, orientada pelo psicólogo, sociólogo e pesquisador australiano Elton Mayo, foi o que deu início ao desenvolvimento desta teoria – já que, de acordo com o Portal Administração[1], “esse experimento revelou a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos, e foi o ponto de partida para os estudos sistemáticos sobre a organização informal”.

Assim, a ênfase na estrutura será substituída pela ênfase nas pessoas, nessa nova fase da empresa Energy Baterias Automotivas, fazendo com que a indústria dê estímulos para que os operários produzam mais e melhor, por serem tratados de forma mais humana.

PASSO 2 - ANÁLISE DA PRODUÇÃO

A)
x² + 8x + 100
200² + 8x200 + 100
40000+1600+100=41700
=208,5
B)
2.(x²+5x+80)
160000+2000+80=162.080
=405,2
Conclusão: Não é vantajoso, pois o custo de produção unitário dobra.

PASSO 3 - CONTRATAÇÃO E FORMALIZAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

“Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa intermediária, ou seja, o contratante transfere a um terceiro a execução de serviços que poderiam ser realizados diretamente, mediante contrato de prestação de serviços. Em outras palavras, uma empresa repassa a uma outra a prestação de serviços não essenciais, simplificando sua estrutura e a remunerando pelos serviços prestados. A relação de emprego se dá entre o trabalhador e a empresa contratada, e não diretamente com o contratante dos serviços” (SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA de Santa Catarina: Manual de Contratos de Prestação de Serviços Terceirizados, 2009. 76 pg)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (185.8 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com