TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional das Disciplinas de: Teoria da Administração e Economia

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.251 Palavras (14 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 14

  ALLAN SCHAMBAKLER - 8521920419

ANA CLÁUDIA SCHROEDER - 8982212268

GISLAINE PINHEIRO DE SOUZA - 8982212229

THIAGO ALVES MENDES – 9360298867

DESAFIO PROFISSIONAL

TELÊMACO BORBA

2014


ALLAN SCHAMBAKLER - 8521920419

ANA CLÁUDIA SCHROEDER - 8982212268

GISLAINE PINHEIRO DE SOUZA – 8982212229 

THIAGO ALVES MENDES – 9360298867

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio Profissional das Disciplinas de: Teoria da Administração e Economia,2º Período da Universidade Anhanguera requisitado como composição de Nota Parcial.

Orientador (a): Prof. Vinicius Ribas

        

        

TELÊMACO BORBA

2014

SUMÁRIO

1-        INTRODUÇÃO        

2-        DESENVOLVIMENTO        6

3-        SUMÁRIO EXECUTIVO        7

3.1- Passo 01: Mapeamento do perfil do candidato a Diretoria        7

3.2- Passo 02: Mapeamento das habilidades e Competências        8

3.3- Passo 03: Definição e Escolha do Candidato        8

3.4- Passo 04: Elencar as variáveis        9

3.5- Passo 05: Apresentação do Cronograma de Análise        10

3.6- Passo 06: Apresentação do Relatório final        11

4-        CONCLUSÃO        15

5-        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16


1-INTRODUÇÃO:

Esse trabalho tem como objetivo fundamental apresentar a situação da Indústria de Bebidas Pira, produtora de cachaça e conhaque, uma referência no mercado de bebidas alcoólicas, que passa por uma crise de gestão após a decisão do Diretor geral da Indústria Dr. João em se aposentar. O principal problema encontrado foi a falta de planejamento para que ocorresse a sucessão do Dr. João e a falta de sucessores habilitados para assumir a direção da indústria.

Para compreensão melhor da atividade proposta, torna-se necessário retornar um pouco na história e compreender que, mesmo tão atual e motivo de estudo e discursos em nossos dias, o modelo de empresa familiar subsiste há séculos. Intimamente ligada à imigração de vários povos e famílias empreendedoras ao Brasil, principalmente no período em que compreende e pós às duas guerras mundiais.

Atualmente, uma das maiores preocupações do mundo empresarial diz respeito à sucessão em cargos de liderança. Tal preocupação ocorre devido a alguns desastrosos processos de sucessão empresarial, principalmente no caso de empresas familiares. 

Empresas familiares têm como característica principal a presença do fundador. Este é o responsável pela tomada de decisões. O problema é que boa parte dessas decisões são tomadas com base no emocional e intuitivo. Mesmo assim, há casos em que o espírito empreendedor do fundador faz com que a empresa cresça rapidamente.

Quando surge a necessidade de troca de comando, seja ela por aposentadoria do fundador, doença ou promoção do líder, a empresa entra em um processo de transição. Tal período pode ou não ser problemático, tudo depende da conscientização de que a mudança de gestão é inevitável e da forma como a sucessão é conduzida. Esse é um momento crítico, pois se o processo não for bem conduzido, a empresa pode ter de ser vendida ou até fechar.

Nas empresas familiares, a sucessão só é bem sucedida quando o fundador tem plena consciência de que seus filhos são diferentes dele e entre si. Assim, terão atitudes diferentes frente aos desafios e os resultados também não serão os mesmos. Agora, boa parte dos problemas decorrentes de uma sucessão deve-se ao fato de que não há um plano de sucessão, tampouco o desenvolvimento e a preparação dos sucessores. Para que a sucessão de lideranças não seja traumática, nem traga prejuízos para a empresa, é necessário investir num programa de capacitação de sucessores. Contudo, o programa de capacitação só será eficaz se for planejado e se todos tiverem consciência de sua importância. Planejar a sucessão da empresa é garantir sua continuidade.

Através deste trabalho estudamos todos os ramos da empresa Indústria de Bebidas Pira. E com os dados informados, trouxemos uma proposta organizacional para os futuros gestores. 

Levando em consideração que o proprietário Dr. Joao está se aposentando e passando a empresa para que seus filhos assumam as responsabilidades, já que estão na empresa a alguns anos e ambos têm conhecimento das dificuldades e sucessos da mesma.

Dentre os vários riscos que se defronta, uma empresa familiar, ao longo de seu período de vida o processo de sucessão familiar é um dos maiores e mais fatais. O processo de sucessão em uma empresa familiar pode ser muito complexo e confuso na vida de seu fundador ou até mesmo daquele que está sendo sucedido na geração seguinte tendo influência tanto a parte financeira dos negócios quanto lado emocional. Segundo Domingos Ricca, consultor especialista e autor de vários livros sobre o tema, a realização de um planejamento sucessório é uma das melhores maneiras de se assegurar a perpetuação de um negócio.


2-DESENVOLVIMENTO:

A Indústria de Bebidas Pira está passando por uma fase de mudanças e adaptações, tendo como foco, melhoramento contínuo oferecendo produtos e serviços de qualidade para todo Brasil. Com a saída do Dr. João da empresa cabe a nós colaborar com a organização e solução dos problemas identificados.

O Dr. João sempre conduziu a empresa, porém sentindo o peso da idade, decidiu em assembleia que pretende se aposentar e transferir a responsabilidade para seus filhos Paulo e Iran. O que facilita para a organização da Indústria de Bebidas Pira, é que os irmãos Paulo e Iran trabalham juntos e desempenham funções gerenciais em todas as áreas da empresa. Numa empresa de grande porte como a Indústria de Bebidas Pira sem dúvidas alguma, tem-se que contratar novos gestores para administração e organização da empresa. Considerando que nenhum dos irmãos é formado e de que as mudanças precisam ser a curto prazo, isso tem que ser feito imediatamente, pois não temos tempo para que um dos irmãos se forme profissionalmente para assumir a empresa. Podemos designar essas atividades seguindo o perfil de cada gestor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (269 Kb)   docx (165.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com