TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL DE TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.768 Palavras (8 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO DE JUAZEIRO (BA)

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DESAFIO PROFISSIONAL DE TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

EQUIPE:

  • ARTHUR ALVES CASTRO REIS          RA: 2858147214
  • EVELLYN DANIELE B. VARJÃO       RA: 4999384772
  • JORDANA ROGÉRIA COSTA          RA: 2800768650
  • THIALLA OLIVEIRA NASCIMENTO   RA: 2857165786

JUAZEIRO – BA

2015

Sumário

I

Introdução....................................................................................................

3

II

Traçando os Perfis dos Sucessores..........................................................

4

III

Diagnóstico das habilidades e competência analisadas.........................

6

IV

Análise e Decisão do Novo Diretor Geral da Indústria Pira.....................

7

V

Análise e Decisão da Função de Onde Será Encaminhado aquele que não teve Atributos Pertinentes para Ocupar o Cargo de Diretor Geral..

8

VI

Novo Organograma da Indústria de Bebidas Pira....................................

9

VII

Considerações Finais..................................................................................

10

VIII

Referências Bibliográficas..........................................................................

11

  1. Introdução

        As empresas familiares representam 90% do cenário organizacional brasileiro segundo o SEBRAE, o que torna esse tipo de negócio lucrativo para a economia, acarretando o desenvolvimento do país. São empreendimentos gerados a partir da iniciativa de indivíduos empreendedores, que com o apoio de seus familiares o tornam empresas de sucesso.

        Um grande exemplo desse tipo de organização empresarial é a Indústria de Bebidas Pira. Fundada em 1965, por João Barroso, um jovem empreendedor que com o passar dos anos transformou um pequeno alambique de produção artesanal de cachaça e conhaque, em uma empresa referência no âmbito nacional de produção dessas bebidas em todo o país.

        Essa empresa, que se destaca no ramo de bebidas alcoólicas, tem enfrentado uma grande crise causada pelo fato do Dr. João Barroso ter tomado a decisão de aposentar-se e deixar as responsabilidades da direção desse negócio de sucesso para os filhos Paulo e Iran. Tal decisão tem ocasionado um clima organizacional de insegurança entre os colaboradores da empresa, que temem que os candidatos a sucessores não estejam suficientemente qualificados para assumir a gestão da empresa.  

Tendo em vista o panorama atual da Indústria de Bebidas Pira, nosso objetivo é prestar uma consultoria através de uma análise da empresa e dos pontos positivos e negativos de ambos os candidatos ao cargo de direção geral da empresa, visando indicar o que tenha mais atributos favoráveis ao papel de gestor e sugerir possíveis aperfeiçoamentos necessários às novas atribuições do mesmo.

Além disso, faz parte dos nossos objetivos ao traçar o plano de sucessão da diretoria que os herdeiros sejam posicionados em cargos que condizem com suas competências e habilidades.  

  1. Traçando os perfis dos sucessores

         Ao falarmos em empresas familiares, é imprescindível que analisemos a necessidade do planejamento estratégico em todas as fases da empresa. Desde a abertura, seu desenvolvimento durante os anos dentro do mercado, tornando-a competitiva, como também um projeto de sucessão de presidência consciente e bem fundamentado. Assim evitaremos riscos desnecessários dentro do ambiente organizacional e o desgaste de relações de trabalho e pessoais entre os membros da família.

        Se tomarmos como exemplo grandes empreendimentos familiares, como Dudalina, podemos perceber que um plano de sucessão bem elaborado é o melhor caminho para os ambientes empresariais. No caso da Dudalina - a maior camisaria do país, que teve seu processo de sucessão da presidência da empresa conturbado por disputas pelo poder dos 16 filhos da fundadora Adelina. Disputa essa que perdurou desde que Adelina deixou a presidência da empresa, em 1979, por décadas, indo até após seu falecimento, em 2008, culminando com a venda da maior parte das ações da empresa para os fundos americanos Advent e Warburg Pincus.

 Com a finalidade de iniciar o processo de sucessão da diretoria geral da empresa indústria de bebidas pira, verificamos a necessidade de avaliar as habilidades e deficiências de cada um dos candidatos a sucessor, que possam afetar diretamente no cargo de Diretor Geral, cargo esse que está sendo pleiteado por Paulo e Iran. Diante disso fizemos um estudo sistêmico com os dois candidatos e identificamos as seguintes características de ambos.

 Seguem competências, habilidades e deficiências detectadas nos dois candidatos à sucessão:

COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E DEFICIÊCIAS DOS CANDIDATOS

CARACTERÍSTICAS

PAULO

IRAN

Liderança

X

X

Visão sistémica

X

-

Espirito empreendedor

X

-

Bom negociador

X

-

Visão estratégica

X

X

Medo em assumir riscos

-

X

Falta de controle emocional

-

X

Deficiência em trabalhar em equipe

-

X

Autocrático

X

X

Deficiência em tino comercial

-

X

Legenda: (x) competência e habilidade identificada; (-) deficiência de competência e habilidade.

  1. Diagnóstico das habilidades e competência analisadas

Haja vista que o cargo de Diretor Geral da Indústria Pira requer atributos que tenhamos uma gestão eficiente, buscamos fazer um estudo analítico nos pontos deficitários dos candidatos ao cargo (os senhores Paulo e Iran), para buscar uma rápida melhoria para ambos de desempenho; uma vez que os dois serão introduzidos no corpo de gestão de empresa, porém em cargos distintos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (196.1 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com