TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL DISCIPLINAS DE TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E ECONÔMIA.

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.934 Palavras (8 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE PARATI

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ANGÉLICA DA SILVA SOUZA SALES
RA: 9910151492

CAROLINA NUNES MACHADO
RA: 9499545744

ISABELLE DE SOUZA RIBEIRO
RA: 9910149230

MARCELLA DOS SANTOS GAMA
RA: 9518237012

SHAILA CRISTINA T. S. CARDOSO
RA: 9576382502

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE TEORIAS DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

TUTOR: WAGNER BALLAK

PARATI / RIO DE JANEIRO

03/11/2014

SUMÁRIO

Impactos Ambientais Causados pela Construção Civil                                2

Sustentabilidade Econômica                                                                3

Sustentabilidade Ambiental                                                                4

Sustentabilidade Social                                                                        6

Relatório Final                                                                                7

Bibliografia                                                                                        8


Impactos ambientais causados pela construção civil

A construção civil é causadora direta ou indiretamente de 70% dos problemas apresentados no meio ambiente. Vai da fabricação do cimento ao transporte de materiais até a formação de um lago por uma barragem ou alteração de uma área por terraplanagem. Estas ações não só degradam o meio ambiente, como também influenciam na parte social e até mesmo econômica. Uma obra em espaço urbano, a primeira vista não parece causar danos significativos, mas ao prestar mais atenção pode-se perceber danos como poeira e barulho causados, geração de resíduos da construção e utilização de recursos naturais bem como areia, água e pedra.

Toda ação feita pelo homem pode causar impactos ao meio ambiente assim como no meio social e econômico, o impacto ambiental varia de acordo com o tamanho da obra, como barragens, aterros, grandes terraplenagens, entre outros. Algumas obras podem causar impactos que influenciam o ecossistema podendo alterá-lo drasticamente ou até provocar sua extinção, por meio de inundação de grandes áreas, corte de vegetações, impermeabilização do solo e a sua fase de construção que acaba gerando ruídos, resíduos, etc. Como por exemplo, a construção de Usinas Hidrelétricas.

Na construção civil há leis e diretrizes que regem e controlam os impactos gerados por meio de estudos de impacto de vizinhança e ambiental. De acordo com a Lei n. 10.257, de Julho de 2001, Estatuto da Cidade, capítulo II, seção XII do estudo de impacto de vizinhança, art. 37. O EIV será executado de forma a contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto à qualidade de vida da população residente na área e suas proximidades, incluindo a análise, no mínimo, do adensamento populacional; equipamentos urbanos e comunitários; uso e ocupação do solo; valorização imobiliária; geração de tráfego e demanda por transporte público; ventilação e iluminação; paisagem urbana e patrimônio natural e cultural.

Existem aspectos a serem levados em consideração em qualquer intervenção na área urbana, exemplo disso é o plano diretor, que é laborado visando o crescimento de cada município, de acordo com suas especificidades e potenciais.


Sustentabilidade Econômica

Reciclagem e Economia no uso elétrico

Objetivo

Ação

Resultados esperados

1. Reaproveitar e/ou reciclar entulho

A.Produzir o Tijolo de Entulho, onde o processo é feito a partir da reciclagem do entulho que consiste em todo resíduo do concreto, pedras e tijolos.

Se a empresa investir na fabricação de tijolo de entulho ela está não somente ajudando o meio ambiente como também gerando economia para a mesma.

B. Utilizar uma máquina denominada tesoura que faz o corte das estruturas metálicas. Logo após esse processo, outra entra em ação, a britadeira, que faz a quebra dos blocos de concreto. Depois do processo de quebra, separamos mais dois materiais, além das estruturas metálicas, vergalhões retorcidos e o entulho, mistura de concreto e tijolo.

O maior benefício deste tipo de reaproveitamento é a redução de custos com o combustível e com o transporte do material descartado.

C. Utilizar o entulho não tóxico como aterro de obra.

Gerar economia para a empresa e evitar o desmanche de encostas, que são os locais de onde é retirado a terra vermelha, que é a terra utilizada em aterro.

2. Utilizar energia limpa e renovável.

A.Aderir a utilização de energia solar.

Não gerar impacto ambiental. Pois diferente das Usinas Hidrelétrica e Nucleares, a energia solar utiliza bens renováveis

B.Instalação e montagem do equipamento e placas solares.

Gerar economia financeira a médios e longos prazos.

C.Combater a questão do aquecimento global

Não gerando poluição no ar.

Sustentabilidade Ambiental

Reciclagem de entulhos e poluição do ar

Objetivo

Ação

Resultados esperados

1. Reutilização de materiais e entulhos na tentativa de amenizar e/ou controlar os problemas ambientais causados por esses resíduos. O entulho gerado na construção compreende materiais de várias espécies, tais como: concreto, areia, pedra, madeira, tijolo, gesso, telhas, cerâmicas, carpetes, metais, papéis, plásticos, entre outros. Muitos desses materiais são passíveis de reciclagem.

A.Grandes pedaços de concreto podem ser aplicados como material de contenção para prevenção de processos erosivos na orla marítima e das correntes, ou usado em projetos como desenvolvimento de recifes artificiais.

Esta ação ajuda a evitar a poluição dos mares, pois se colocados os blocos de forma correto afim de se parecer com um recife, a natureza encarrega-se de se adaptar aos mesmos. Com o tempo vai criando limo, consequentemente crescendo algas marinhas e logo os animais de pequeno porte que vivem no oceano habitam essa área.

B.O entulho triturado pode ser utilizado em pavimentação de estradas, enchimento de fundações de construção e aterro de vias de acesso

Esta ação evita o acúmulo de entulhos em terrenos baldios, nas ruas etc. E também evita o desmanche de morros, onde são retirados terra para aterro, uma vez que se é aproveitado o entulho.

C.Fabricação de blocos de concreto a partir de pneus e isopor.

 A presença desses materiais diminui a quantidade de areia utilizada para a produção desses blocos. Outro fator favorável neste caso é o controle da temperatura nessas construções depois de acabadas, visto que a composição química desses materiais caracteriza-os como isolantes térmicos.


Objetivo

Ação

Resultados esperados

2. Evitar a poluição do ar, pois as atividades de construção contribuem para a poluição do ar através do desmatamento, da operação de motores a diesel, demolições e trabalhos com materiais tóxicos. Todos os locais de construção geram elevados níveis de pó (tipicamente de concreto, cimento, madeira, pêra, sílica), e podem atingir grandes distâncias ao longo de um período de tempo. A poeira de construção é classificada como PM10 – partículas inferiores a 10 micros de diâmetro, completamente invisíveis a olho nu.

A. Cercar a obra ou pontos de emissão com telas de poliéster de malha fina ou outras barreiras físicas, como chapas de madeira, tecidos, entre outros,

Garantir que as partículas mesmo quando movimentadas pelos ventos não passem dos limites da obra

B.Utilizar máquinas que possuam um nível de ruído reduzido.

Garanti a saúde física e auditiva dos trabalhadores.

C. Lavar os pneus das maquinas ao final da obra ou ao sair da obra com a máquina.

Evitar a propagação da poeira que em alguns casos são tóxicas e prejudiciais a saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (201.6 Kb)   docx (109.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com