TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio gestão financeira

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Ao realizarmos uma analise dos períodos da historia, dês do surgimento das primeiras civilizações, vemos que não foi um processo que se deu da noite para o dia, e sim que a evolução do homem vem ocorrendo gradativamente, lentamente. Como seres pensantes e capazes de progredir, sempre estamos em desenvolvimento.

Por este motivo, como futuros educadores temos a oportunidade de aprender o que realmente é importante em sala de aula, aprender a levar em consideração que apesar de “crianças”, por exemplo, também são seres capazes de desenvolver coisas maravilhosas.

Através da leitura dos capítulos do PLT – História da Educação e da Pedagogia – Geral do Brasil, Maria Lúcia de Arruda Aranha, entendemos que até a escrita passou por diversas transformações, assim com a educação, as formas de governar, as religiões a cultura, pois o mundo está sempre em desenvolvimento e isso não é algo que de um salto de um dia para o outro, exige um esforço mutuo.

Antiguidade: Oriental, Grécia e Romana, Educação Medieval, Humanismo.

Começando pelas primeiras civilizações que se tem conhecimento na história, podemos citas um pouco sobre o período Neolítico ou Idade da Pedra Polida. Esse período ocorreu por volta de 8 a 10 mil anos atrás e foi um marco cultural, onde houve o aprimoramento das técnicas de cultivo de alimento e cuidado dos animais, os grupos que antes eram nômades, agora passam a constituir algo mais próximo do que conhecemos hoje por sociedade. Produziam utensílios de cerâmica, de pedra polida e com o tempo inseriram metais como o bronze e o cobre.

A civilização foi se formando vagarosamente, habitando as regiões banhadas por rios, por este motivo são chamadas pelos historiadores de civilizações fluviais. Podemos citar alguns exemplos mais conhecidos como a Mesopotâmia: rios Tigres e Eufrates, Egito: rio Nilo, Índia: rios Indo e Ganges, e a China: Yangtsé e Hoang-Ho. Esses locais eram escolhidos pelas vantagens da terra fértil, criavam sistemas de irrigação que tornavam cada vez mais produtivas as plantações, além disso, era propicio para o intercâmbio entre mercadores.

Um ponto em comum entre essas civilizações citadas a cima, foram os métodos de governo utilizados, cada uma conforme as suas origens, mais em resumo todos davam o poder absoluto a um homem, isso ocorria devido à forte influencia das crenças religiosas desses povos.

As civilizações orientais também são reconhecidas pelo que é chamado, modo de produção asiático, a maneira que eles encontraram pra sobreviver. A terra não pertencia mais a todos, como nas tribos agora era propriedade do Estado, que controlava a produção agrícola, arrecadava impostos, contratava muita mão de obra para a construção das cidades, dos palácios, templos etc., cada vez esse poder passou a ser mais centralizado, limitando o querer do povo, onde uma minoria usufruía de muitas riquezas e a grande maioria da população, que trabalhava, e gerava o crescimento, o desenvolvimento, dividia as migalhas que sobravam.

Mais para frente vieram outras civilizações como os Hebreus, os Medas, os Persas e os Fenícios, que habitavam as regiões do Oriente Médio e do Oriente Próximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com