TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio nota maxima

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.515 Palavras (31 Páginas)  •  1.256 Visualizações

Página 1 de 31

ESTUDO DESAFIO NOTA MÁXIMA

TEXTO 1 ANTROPOLOGIA

Antropologia: Estudo do ser humano.

Confúsio: A natureza         dos homens é a mesma, somente seus hábitos os mantêm separados.

Hereródoto: Humanos tem certeza de estarem corretos e não é fácil mudar, mesmo que oferecer a ele escolher qualquer cultura ele provavelmente escolheria a própria.

Padre José de Anchieta: Se surpreendeu com a cultura dos índios com relação à família e suas parentelas.

Montaige: Não se espantou, pois, afirma que a cultura depende do ambiente inserido. E que bárbaro é tudo aquilo que não é normal na região onde se vive.

DUALISMO E PRIVATISMO: ARQUEOLOGIA DAS QUESTÕES INTELECTUAISDOS EDUCADORES DO SEC XX

TEXTO 2 ANTROPOLOGIA

Livro OS SERTÕES: Escrito por EUCLIDES DA CUNHA, retrata a guerra de canudos. Tornou-se conhecido como uma metáfora para toda a nação. O autor reclama da falta de saúde e educação. Essas duas existiam, porém de forma escassa no sertão, e o autor escrevia como forma de missão de melhoria; derivado do tropicalismo e exotismo.

Brasil Bárbaro x Brasil civilizado: O Brasil regional é diferente do Brasil como nação.

A SOCIOLOGIA WEBERIANA E A EDUCAÇÃO

Olhando para uma sala de aula todos parecem iguais, uniforme, comportamento e a matéria dada é de igual velocidade e conteúdo, o que vemos são alunos diferentes, com histórias de vida totalmente diversas.

O vínculo mais forte pode ser o do professor com sua vontade de ensinar tudo o que aprendeu com sua experiência de vida e pelos alunos pela vontade de ter um emprego melhor no futuro.

COM RELAÇÃO AO PROFESSOR

Proporcionar ao aluno um conteúdo que leve à reflexão, não deve expor a sua opinião para não influenciar os alunos, pois os mesmos se encontram na sua fase de formação identificadora.

O professor passou a ocupar o mesmo lugar da família na formação dos filhos, pois prioriza sua independência de decisão.

O QUE É FATO SOCIAL?

TEXTO 1 SOCIOLOGIA

Fato social: Possui existência própria, independente de suas manifestações individuais. É toda maneira de fazer, exerce sobre o indivíduo uma coerção interior. Ex: Leis, dogmas religiosos. Etc Composto por coercitividade, exterioridade e generalidade.

Durkheim: Afirma que a educação exerce coerção sobre os indivíduos. Para que um indíviduo seja aceito por um grupo ele deve seguir a mesma cultura que eles. Dá enfoque na influência que o todo tinha em uma das partes, por isso muita ênfase na instituição e suas diretrizes.

Tratamento do fato social para Durkhein: Objetividade para fortalecimento da Sociologia como ciência.

Para ele, o fato social deve ser tratado como uma “coisa”, para que não haja efeito de prenoção do cientista e seja tratado de forma distante das suas opiniões e concepções próprias.

EM BUSCA DE DISTINÇÃO

TEXTO 3 SOCIOLOGIA

Sociologia: Conjunto disciplinado de práticas. Aprendizado e atividade contínua, pois compara o antigo com o novo, alterando a forma e conteúdo de si mesma.

Comunicação: Associação de palavras e símbolos com seu significado. O que é um leão? Mostrar a foto de um.

A SOCIOLOGIA é uma prática com recursos próprios de questões que aborda o estudo da SOCIEDADE.

AUGUSTE COMTE, O POSITIVISMO E A EDUCAÇÃO.

TEXTO 4 SOCIOLOGIA.

Sociologia: Surgiu como ciência no século XIX, para explicar as dinâmicas das sociedades humanas contemporâneas.

As heranças culturais que a sociedade oriental recebeu a partir de revolução científica , iluminismo, avanço das ciências naturais, dentre outras revoluções, preparou o ambiente de perplexidade , insatisfação e desejo de intervenção  na realidade que nutrirá o desenvolvimento de várias correntes do pensamento político  e científico do período.

Racionalismo cartesiano: René descartes criou um método de pensamento que permite perceber a verdade através da razão, ou seja, todo conhecimento é passível de dúvidas e questionamentos.

Empirismo baconiano: Francis bacon criou um pensamento onde só são aceitas verdades que possam ser comprovadas pelos sentidos.

Emile Durkhein: A ciência sociologia era um estudo metódico para estabelecimento de leis, por meio de observação e tentativa.

Para entender as instituições era necessário comparar as organizações e seus diferentes contextos históricos a fim de encontrar a lei que comandou a evolução dos sistemas, as causas que determinam seu desenvolvimento e suas consequências.

Durkhein deparou-se com resistências devido ao curto período do novo pensamento e teoria que não era densa ou madura. Em alguns momentos teve de ser rígido com as críticas para proteger a criação da ciência sociologia.

CIÊNCIA POLÍTICA

TEXTO 1 CIÊNCIA POLÍTICA

Política: Ciência ou arte de governar. Foi reconhecida no século XIX, porém só foi realmente abordada após a segunda guerra.

Aristóteles: Política deve envolver a cidade e suas estruturas institucionais. Ficou considerado como pai da ciência política, preocupava-se com a política garantir o bem estar do povo.

Foi discípulo de Platão cuja obra “A Republica” descrevia um Estado perfeito, que era exatamente o contrário da política da época.

Maquiavel: Escritor de O príncipe, onde esse príncipe não se importava com os meios se atingisse seus fins, não visando a realização geral, mas sim a pessoal.

Jean Bodin: Também escreveu um livro com título A republica, mas com uma abordagem totalmente diferente. Procurava explicar e sistematizar os fenômenos político.

Montesquieu: Iluminismo, Estado dirigido por três poderes: Legislativo, executivo e judiciário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.6 Kb)   pdf (480.4 Kb)   docx (631.1 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com