TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional - empreendedorismo

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Desenvolvimento Pessoal e Profissional/ Gestão do Conhecimento/ Técnicas de Negociação

Desafio Profissional – Atividade Complementar

Nome / RA: Camila Andrade Josino /2856161522

Eloisa Amice da Costa Barros / 1709949130

Joice Santos Lucasiac / 1709100905

Marina Gomes Correia Munhoz / 2808886887

Tutor: Ozório Torquato Junior

Santo Anastácio

26/05/2015

Passo 1

        O principal motivo que leva uma empresa a ter insucesso é a falta de planejamento. Toda empresa necessita de um planejamento do seu negócio para poder gerenciá-lo e apresentar sua ideia a investidores, bancos, clientes etc.

        Demais motivos para o insucesso:

- Incompetência gerencial;

- Inexperiência no ramo;

- Inexperiência em gerenciamento;

- Expertise desbalanceada;

- Negligência nos negócios;

- Fraudes;

- Desastres.

Passo 2

        Um bom plano de negócios deve mostrar claramente a competência da equipe, o potencial do mercado-alvo e uma ideia realmente inovadora; culminado em um negócio economicamente viável, com projeções financeiras realistas.

        A estrutura de um plano de negócios abordará os seguintes tópicos:

  1. Capa                                        6- Mercado e Competidores
  2. Sumário                                7- Marketing e Vendas
  3. Sumário Executivo                        8- Análise Estratégica
  4. Descrição da Empresa                9- Plano Financeiro
  5. Produtos e Serviços                10- Anexos

        Nesse passo trataremos o plano de negócios como um todo, apresentando ideias  e dicas para diminuir e até mesmo sanar os problemas existes do Restaurante Smak.

Restaurante Smak

Rua Fictícia, 123

Bairro Polonês – Vale da Felicidade – RS

(99) 1234-5678

www.restaurantesmak.com.br

restaurantesmak@hotmail.com.br

[pic 2]

Irene Partala, Proprietária

Rua Fictícia, 123 - Fundos

Bairro Polonês – Vale da Felicidade – RS

Este Plano de Negócios foi elaborado em março de 2015 por Alunas da Universidade ANHANGUERA-UNIDERP

Cópia 1 de 3

        O Restaurante Smak tem uma excelente localização e tradição. Serve comidas típicas polonesas. O cardápio apresentado está em Língua Polonesa, o que dificulta a identificação dos alimentos por parte dos turistas. Como saída para este problema sugerimos um cardápio em Língua Portuguesa, ou até mesmo, um cardápio com fotos dos pratos já prontos. Propomos também uma diversificação dos pratos, já que o cozinheiro possuí grande experiência, mas fica limitado às decisões de D.Irena. Para concorrer com os demais restaurantes do Vale da Felicidade, o Restaurante Smak deverá continuar servindo pratos típicos da cozinha polonesa, mas deverá incluir pratos rápidos e também pratos dedicados as crianças, criando o Smak Kids.

        Durante a semana, onde o movimento do restaurante é menor, poderíamos criar, dias específicos com ênfase a um determinado prato, por exemplo: Terça-feira: Dia do Bygos, Quinta-feira: Dia do Zurek, o que daria menos trabalho para a cozinha, e com isso mais tempo para D.Irena se dedicar aos outros assuntos do restaurante.

        Numa ação de marketing, poderiam ser instalados outdoors perto da estação da Maria Fumaça e também nos finais de semana, pessoas com roupas tipicamente polonesas distribuiriam panfletos,  para que os turistas ao saírem do trem já tivessem conhecimento do restaurante.

        O Restaurante Smak, também precisa de mais garçons, com experiência, com isso a proprietária teria mais tempo para dar um atendimento personalizado aos clientes.

        O ponto alto nas mudanças, seria a contratação de um gerente, com conhecimentos contábeis e também sobre a legislação sanitária, já que sozinha D.Irena tem dificuldades para fazer compras, serviços bancários, pagar fornecedores, cuidar do caixa, organizar a cozinha, etc.

        Para efetuar as mudanças sugeridas, D.Irena necessitará de um crédito, obtido provavelmente em um banco. Com isso deverá redobrar a atenção para a área contábil, daí a importância da contratação de um gerente (com amplo conhecimento contábil) e este deverá apresentar diversos documentos, tais como:

  • Balanço Patrimonial: reflete a posição financeira da empresa em um determinado momento.
  • Demonstração de Resultados: é uma classificação ordenada e resumida das receitas e despesas da empresa em determinado período.
  • Fluxo de Caixa: é a principal ferramenta de planejamento financeiro do empreendedor. Fazendo uma analogia com a conta corrente de uma pessoa física em um banco de varejo, administrar o fluxo de caixa de uma empresa é compilar os dados de entrada e de saída de caixa (depósitos e retiradas, no caso da conta corrente), projetadas no tempo.

Passo 3

ANÁLISE SWOT

Muito conhecida entre executivos de grandes empresas, a Análise SWOT, uma ferramenta clássica da área de Administração, ainda é pouco adotada por micro e pequenas empresas. Ela é muito útil, pois incentiva o empreendedor a analisar a empresa de uma forma simples, objetiva e propositiva.

 

A ferramenta é recomendada para aprofundar o conhecimento a respeito do negócio e para análise contextual. O empreendedor deve identificar seus pontos fortes (strengths) e fracos (weaknesses), as oportunidades (opportunities) e as ameaças (threats) ao seu negócio. Em geral, as forças e fraquezas estão dentro da empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças costumam ter origem externa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (140.5 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com