TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios Brasileiros na Era Dos Gigantes

Por:   •  26/4/2017  •  Resenha  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA:

GUIMARÃES, Samuel Pinheiro. Desafios brasileiros na era dos gigantes. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. 455 p.

Geraldo Simões de Aguiar

O texto Desafios brasileiros na era dos gigantes é uma obra descritiva que retrata uma perspectiva de um projeto de Brasil para o século XXI. O Livro originário foi escrito pelo embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, quando ocupava o cargo de secretário-geral das Relações Exteriores do Brasil durante o primeiro mandato do governo Lula. Descreveu neste trabalho análise abrangente de linguagem clara e direta voltado para a discussão dos problemas sociais, ambientais, econômicos, culturais, e políticos do Brasil de hoje.

Considerando que economias emergentes são aquelas em pleno desenvolvimento, e que as mesmas vão continuar se desenvolvendo até alcançar os países subdesenvolvidos e se propagarem pelo mundo. O Brasil, em seu contexto, mesmo tendo uma economia dependente e periférica é caracterizado como uma economia emergente. Pouco provável que os conhecimentos tradicionais dos povos sejam extintos, mas sim, repensados e adaptados às novas eras.

Portanto, em relação a consolidação do Mercosul pressupõem que houve um enfrentamento permanente desses problemas e inconsistências quanto a crescente recuperação do seu sentido estratégico inicial e a implementação de uma política de recuperação econômica onde o entrelace comercial foi de fundamental importância para se alcançar a incorporação de vários países andinos como membros associados e a Venezuela como membro pleno Formando-se assim um bloco o UNASUL.

Com a nova política externa implantada a partir do governo Lula, o Brasil passou a empenhar-se no fortalecimento e no aprofundamento do Mercosul. A alternância no poder e confrontação de visões e estratégias de desenvolvimento nacional, Guimarães pontua que em 2003, a eleição de Lula seria uma “novidade histórica”, já que “um grupo político com origem na periferia e na camada intermediária do sistema social assumiu o controle de parte importante do centro hegemônico do poder de uma nação.

A importância do Mercosul se dá pelo fato de ser o instrumento de integração capaz de agregar os países sulamericanos no projeto de transformação da América do Sul em pólo de poder. O outro lado da moeda seria a busca de reformar o Conselho de Segurança das Nações Unidas, a fim de que o Brasil obtenha acento permanente, através do qual defenderia os interesses sulamericanos, conformando a posição brasileira de potência no cenário internacional.

Em relação a inserção do BRICs Criado em 2001, é uma junção de países que juntos formam um grupo político de ajuda mútua. São participantes dos BRICS o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul. Eles são países emergentes, potências populosas e possuem taxas de crescimento muito elevadas.

A relevância desses países no cenário internacional está nos seus potenciais econômicos, tecnológico e social.Vale lembrar que os países que formam o BRICS não constituem um bloco político, nem uma aliança de comércio formal, nem uma aliança militar, mas sim, um tratado de comercio e cooperação entre eles.

O Brasil é muito privilegiado por participar de tal união que é exemplo de conduta e possibilidades de desenvolvimento político. Existem países que especulam a possibilidade de novos agrupamentos projecionados nos Brics.

Apesar de já ter se passado um ano do maior desastre ambiental brasileiro, muito se tem dito e ouvido a respeito do desastre com a ruptura da barragem da Mineradora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com