TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico AVA

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 4

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

Silas Yuri Santos Albino

RA

1299134826

Atividade Colaborativa


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor .


[pic 5]

  1. Introdução

Nesta Atividade será feita uma analise e comparações entre os diferentes tipos de governo no século XX  o que ocorreu com a economia nesse século quais foram as transformações em cada regime é no que resultaram nos dias de hoje.

E no que essas mudanças interferiram  no nosso país nesse cenário internacional, o que atrapalhou e impulsionou o desenvolvimento econômico

  1. Descrição das políticas econômicas e suas consequências

  1. – Era Getúlio Vargas:

Em 1929 criou  uma politica que diminuísse os efeitos da crise mundial da época sobre o setor agrícola de exportação. O estado comprou todo o resto do estoque de café e queimou para controlar a oferta e garantir o preço no mercado internacional. No plano trabalhista Vargas fez com que os sindicatos seguissem os regimes do Minesterio do Trabalho, concedendo novos benefícios aos trabalhadores com o salario mínimo e a Consolidação das leis do Trabalho (CLT).

Durante o Governo Vargas, a economia brasileira modernizou-se e diversificou-se. Na agricultura, o Governo obteve êxito na aplicação da política de valorização do café, com a queima dos excedentes e fixação de taxas de exportação. Em outros setores da agricultura, o incentivo governamental propiciou o aumento da produção e a diversificação dos cultivos.

Em 1940 a indústria deu um crescimento considerável, com o começo da segunda Guerra Mundial dificultava as importações assim a necessidade de  incentivar a produzir e consumir produtos nacionais no lugar do importado, assim o governo estimulou a implantações de novas fabricas e ampliação das existentes. E a criação da companhia Vale do Rio Doce para a obtenção de matéria prima para as indústrias pesadas. o Governo criou o Conselho Nacional do Petróleo. O órgão deveria controlar a exploração e o fornecimento desse produto e seus derivados. Em 1953 foi criado a Petrobras.

Durante  a Segunda Guerra o Brasil se manteve neutro, sem apoiar os países do Eixo e nem aos Aliados, assim garantindo ao Brasil vantagens comercias e a obtenção de empréstimos .

 

  1. – Era JK

No começo do governo do JK ele apresentou o plano e a mete que era “cinquenta anos em cinco” , o plano era investir em áreas prioritárias para o desenvolvimento, principalmente na infraestrutura e industrias. Abriu a economia para o capital internacional, assim trazendo grandes montadoras de automóveis. Na construção de Brasília como a nova capital do Brasil com isso o grande êxodo rural, aumentou em seis vezes a produção industrial.

  1. – Regime Militar

O Estado realizou um investimento grande na infraestrutura, principalmente nos setores transporte rodoviária e energia elétrica  e incentivo no aumento na produção de industrias de base. Criou-se o PAEG para combater a inflação.

Aumento de investimento de empresas Estatais; expansão de credito ao consumidor e estimulo a exportação.

  1. – Itamar Franco

Criação do Plano Real como tentativa para enfrentar a inflação através do controle cambial; procurou acelerar o programa de privatizações e o Congresso conseguiu um acordo da dívida externa com os bancos credores que estava há quase uma década sem solução satisfatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (120.3 Kb)   docx (342.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com