TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico Estágio Supervisionado I

Por:   •  22/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.882 Palavras (12 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 12

Faculdade Anhanguera de Sertãozinho

Curso: Administração

DISCIPLINAS NORTEADORAS

  • Análise de Investimentos
  • Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras
  • Contabilidade de Custo
  • Gestão de Negócios Internacionais
  • Desenvolvimento Econômico
  • Estágio Supervisionado I

Tutor a Distância:

Cidade: Sertãozinho-SP

Data da entrega: 29/05/2017

Sumário:

Introdução_____________________________________________________________________3    

 

Passo 1 – Projeção de receita operacional líquido______________________________________4

 

Passo 2 – Projeção de gastos operacionais____________________________________________5    

                                                                                                                 

Passo 3 – Fluxo de caixa_________________________________________________________ 5

Passo 4 – VPL (valor presente líquido) ______________________________________________8

Passo 5 - VPLA (valor presente líquido anualizado) ____________________________________9

Passo 6 - TIR (taxa interna de retorno) ______________________________________________10

Passo 7 - Payback simples e descontado_____________________________________________11

Passo 8 - Resultado da análise de investimento_______________________________________ 14

Referência Bibliográficas________________________________________________________ 16


Introdução

Este desafio tem por objetivo, verificar a viabilidade econômica do projeto de investimento para construção de uma pousada na região nordeste do pais, uma região onde é bem conhecida por suas lindas praias e lugares ótimos para descansar, passar férias, porém existe uma questão a solucionar, que é a situação econômica do pais atualmente, que se encontra instável e por este motivo é preciso tomar uma decisão que venha a garantir o retorno do capital investido a longo prazo.

Será verificado se o projeto de investimento é viável ou não em aspectos econômicos. Será feito cálculos da projeção para receita liquida e assim considerar a taxa de crescimento para as receitas, estimada em todos os gastos conforme a taxa de crescimento projetada para o prazo de quinze anos.

Para elaborar o fluxo de caixa com as entradas e saídas no período em que foi determinado, será calculado o Valor Presente Líquido (VPL), e o Valor Presente Líquido Anualizado (VPLA), para desenvolver a taxa interna de retorno (TIR), calculando o Payback simples e descontado, e por fim será feito um relatório financeiro com todas as informações e apresentar o resultado para todas as técnicas de viabilidade econômica.

PASSO 01

Projeção de Receita Operacional Liquida

Fazendo a projeção da receita operacional liquida com base nos dados coletados para o prazo de 15 anos. Podemos dizer que a receita operacional liquida nada mais é que a base de cálculo para análise das receitas efetivamente realizadas pela empresa em determinado período. Com isso conseguimos evidenciar o valor da venda liquida de bens e serviços, oriundos da atividade da empresa, subtraindo as deduções iniciais sobre a receita bruta. O levantamento realizado nos indica uma projeção anual de 4.882 diárias, com uma média de valor por diária de R$ 210,34 com isso contamos com crescimento de 8% ao ano nas receitas operacionais com estimativa de 10% nas taxas de impostos. A partir destes dados apresentados segue a projeção.

Planilha para cálculo da projeção de crescimento receita op. liquida (15 anos)

[pic 2]Fonte: Próprio autor

Podemos concluir nesta projeção que houve um crescimento na receita operacional liquida de 193,72% no período de 15 anos, prazo estipulado pelos investidores. Um crescimento considerado auto, mais do que o do dobro, comparado ao primeiro ano de crescimento.

PASSO 02

Projeção de gastos operacionais

Esta projeção se dá com base nos dados coletados dos gastos operacionais, podemos dizer que esses gastos são, os esforços monetários que a empresa deve fazer para garantir o seu funcionamento e assim gerar lucro. Nosso levantamento mostra um gasto total de R$ 811.578,80 para o primeiro ano e um ajuste anual de 6% sobre o mesmo. Apresentaremos a seguir a projeção dos gastos para os próximos 15 anos conforme planilha abaixo.

Planilha para cálculo da projeção de crescimento gastos op. (15 anos)

[pic 3]

Fonte: Próprio autor

Podemos concluir nesta projeção que houve um aumento nos gastos, operacionais de aproximadamente 126,09% no prazo de 15 anos estipulado pelos investidores. Um dos gastos mais altos, porém é um investimento grande e de longo prazo. E que poderá trazer um retorno maior ainda do que os gastos.

PASSO 03

Fluxo de Caixa

Neste passo será apresentado o fluxo de caixa do projeto. As principais técnicas de análise de investimento são baseadas no conceito do fluxo de caixa, no qual é importante dizer que há diferenças em relação ao conceito de lucro, que se trata de um conceito contábil. O resultado será demonstrado a seguir na tabela 3.0.

[...] o fluxo de caixa da análise de investimento deverá ser um fluxo de caixa projetado, ou seja uma estimativa de ganhos ou perdas futuros, uma vez que o projeto de investimento ainda não foi implantado, sendo apenas uma possibilidadefutura. Em última instância, a análise de investimento se resume a verificar se esse fluxo de caixa do projeto tem viabilidade econômico-financeiro de realização, definindo assim, se o investimento é viavel ou não. [...]. (OLIVO, 2016,  pg.32)

Tabela 3.0 – Planilha para cálculo do fluxo de caixa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (817.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com