TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento do Trabalho Gestão Operacional e Logística

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.086 Palavras (21 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADE DE TECNOLOGIA GAP

GESTÃO COMERCIAL

MODAL AQUAVIÁRIO

Humberto Oliveira

Michael Igor

Roberto Pereira

[pic 1]

Anápolis-2017

FACULDADE DE TECNOLOGIA GAP

GESTÃO COMERCIAL

MODAL AQUAVIÁRIO

Humberto Oliveira

Michael Igor 

Roberto Pereira

[pic 2]

Anápolis-2017


SUMÁRIO[pic 3]

1 – INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------- 4

2 - MODAL AQUAVIÁRIO MARÍTIMO X FLUVIAL ---------------------------------------- 5

3 – HISTÓRIA MODAL MUNDIAL ---------------------------------------------------------------- 6

4 – HISTÓRIA MODAL NACIONAL -------------------------------------------------------------- 7

5 - CONTEXTO ATUAL DO MODAL AQUAVIÁRIO ---------------------------------------- 9

6 - MODAL AQUAVIÁRIO E SUA PARTICIPAÇÃO NO MERCADO NACIONAL -11

 7 - REGULAMENTAÇÃO ESPECIFÍCA DO MODAL -------------------------------------- 12

7.1 – Gerência de Regulação Portuária --------------------------------------------------- 13
7.2 – Gerência de Regulação da Navegação Marítima --------------------------------- 14
7.3 - Gerência de Regulação da Navegação Interior ------------------------------------ 15
8 – CONCLUSÃO -------------------------------------------------------------------------------------- 18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ------------------------------------------------------------ 19


INTRODUÇÃO

O transporte aquaviário é aquele realizado para a movimentação de cargas e de passageiros por uma via navegável. Também se presta à execução de serviços diversos, como rebocagem, apoio a outras embarcações e instalações em terra, bem como o apoio a plataformas de petróleo. São operações de transporte e serviços de apoio remunerados, que podem ser prestados em caráter nacional ou internacional, e às empresas que prestam esses serviços chamamos de Marinha Mercante.

A indústria marítima brasileira passou por grandes transformações nas últimas décadas, com forte incremento de suas atividades, consequência da atuação direta do Governo Federal. A construção naval no país foi substancialmente revigorada, principalmente no âmbito da indústria petrolífera, impulsionada pela descoberta de reservas consideráveis de petróleo e gás. Muitos navios passaram a ser construídos e a operar no país, aumentando significativamente o tráfego de embarcações nos portos brasileiros.

O transporte aquaviário é regulamentado no Brasil pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), que foi criada pela Lei 10.233/2001 que dispõe sobre a reestruturação dos transportes aquaviário e terrestre, que criou além da ANTAQ, o conselho nacional de integração de políticas de transporte, a agência nacional de transportes terrestres e o departamento nacional de infraestrutura de transportes.

O Brasil apresenta condições favoráveis para o desenvolvimento de seu transporte aquaviário uma vez que apresenta uma grande área litorânea e indústrias de fabricação de embarcações em solo nacional, se o governo atentasse na importância e nas vantagens que esse tipo de transporte proporciona a realidade poderia mudar, atualmente o índice de competitividade mundial aponta que o Brasil ocupa a 122ª colocação no panorama mundial de desenvolvimento do transporte aquático.

2- MODAL AQUAVIÁRIO

O transporte aquático, aquaviário ou hidroviário consiste no transporte de mercadorias e de passageiros por barcos, navios ou balsas, via um corpo de água, tais como oceanos, mares, lagos, rios ou canais. O transporte aquático engloba tanto o transporte marítimo, utilizando como via de comunicação os mares abertos, como transporte fluvial, usando os lagos e rios. Como transporte marítimo representa a grande maioria do transporte aquático, muitas vezes é usada esta denominação como sinônimo. Este modo de transporte cobre o essencial das matérias primas (petróleo e derivados, carvão, minério de ferro, cerais, bauxita, alumínio e fosfato, entre outros). Paralelamente a estes transportes a granel, o transporte aquático também cobre o transporte de produtos previamente acondicionados em sacas, caixotes ou outro tipo de embalagens, conhecidos como carga geral.

Em cada segmento da navegação observamos indicadores específicos. Vejamos:

a) Longo Curso - a participação da bandeira brasileira é muito pequena (de 3 a 5%, dependendo da fonte e do critério utilizado). O segmento é dominado por megaempresas transnacionais, não há um controle efetivo do valor de frete cobrado, o que é um risco para o comércio externo e, consequentemente, para o desenvolvimento do país, o Balanço de Pagamentos no quesito “fretes” é totalmente desfavorável, representando uma perda de divisas superior a US$ 10 milhões, a ausência de uma frota nacional atendendo ao setor é um risco para a soberania nacional.

b) Cabotagem - a concorrência com o transporte rodoviário é grande mas, para percursos superiores a 500 km, as vantagens do modal marítimo tem levado a um crescimento constante do transporte de cabotagem. O crescimento constante do comércio exterior brasileiro nos últimos anos tem puxado o crescimento do setor na distribuição de cargas entre os portos concentradores e os demais portos.

c) Apoio portuário - cresce proporcionalmente à cabotagem e o longo curso; portos mais modernos exigem embarcações de apoio melhores e empresas especializadas.

d) Apoio marítimo - é um mercado certo, em expansão, dominado por embarcações de bandeira estrangeira; a própria PETROBRAS retornou ao mercado, como EBN, promovendo a construção de quase meia centena de embarcações de apoio a plataformas. No entanto, devido ao indelével vínculo com a exploração de petróleo em mar aberto, sua evolução é fortemente influenciada pelo preço internacional do petróleo e ao plano de investimentos da Petrobras. e) Interior - apesar da diversidade do mercado e dos fatores regionais, há uma expectativa de crescimento do transporte de granéis, para o escoamento das safras; na Amazônia, esforços estão sendo feitos para a substituição das embarcações de madeira construídas de forma artesanal, por outras mais seguras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)   pdf (252.7 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com