TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento do estagiário

Por:   •  10/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.626 Palavras (11 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 11

M O D E L O        D E        P R O J E T O        D E        E S T Á G I O

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS- Unimontes CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO

SETOR DE ESTÁGIO

PROJETO DE ESTÁGIO

Montes Claros – Minas Gerais 2018


Ana Caroline Soares Vieira

O desenvolvimento do estagiário de administração no cartório eleitoral de Brasília de Minas

Projeto apresentado ao Setor de Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Computação de Montes Claros, com a finalidade de desenvolver o estágio, pré-requisito para obtenção do título de bacharel em Sistemas de Informações.

Empresa:

Área/ setor do estágio: Supervisor na Empresa: Professor Orientador:

Montes Claros – Minas Gerais 2018


INTRODUÇÃO

A formação de um profissional para o mercado de trabalho não pode ser marcada apenas pela teoria, é preciso que o discente conheça seu espaço de atuação do estágio Curricular Supervisionado que é indispensável na formação de todo acadêmico, os estágios quando realizados adequadamente, possuem uma grande importância para conquista de uma vaga no mercado de trabalho, os quais trazem inúmeras contribuições, já que o estudante além de ajudar a modificar a forma como estão sendo desenvolvidas as atividades, ele adquire experiência prática na sua área de formação (MURARI Juliana de Melo Franco, HELAL Diogo Henrique, 2010). Para que isso funcione, não se pode fugir do verdadeiro objetivo do estágio que é adquirir conhecimentos práticos que somente se havia visto na teoria, para isso a organização deve obter um ambiente adequado para estágio.

Nessa perspectiva, vem aumentando o número de estágios em organizações públicas, com base nisso o tribunal regional eleitoral de Brasília de Minas dispõe de vagas para estagiários, uma grande oportunidade para o aluno de administração pois sua oferta de experiência e muito interessante para a formação do acadêmico, além disso, uma remuneração atraente e se trabalha 4 horas por semana, o qual  é  composto por dois estagiários, o chefe do cartório e um analista judiciário.

Considerando a importância da contribuição dos estágios para a profissionalização dos jovens para o mercado de trabalho, o tema justifica-se como acontece o desenvolvimento do estagiário no cartório eleitoral de Brasília de Minas.


TEMA

O desenvolvimento do estagiário de administração no cartório eleitoral de Brasília de Minas

PROBLEMATIZAÇÃO

O estágio supervisionado, conforme tradição de sua oferta em cursos de formação profissional, tem o intuito e deve permitir ao aluno a aproximação com a realidade, e que atuará como futuro profissional, vai desenvolver e colocar em prática o que se aprendeu em sala, com objetivo de capacitação e desenvolvimento (SELMA GARRIDO PIMENTA). Deveria ser, então, espaço e tempo de exercício de reflexão sobre as questões teóricas e os aspectos da realidade do campo futuro de trabalho, mais muitas vezes na instituição que oferece o estágio a falta de supervisão, estímulo e comunicação colabora para o mal desenvolvimento do estagiário e acaba que o acadêmico não sai capacitado, interferindo na sua vida profissional no futuro.

Diante disso surge uma indagação, como a falta de supervisão, estímulo e comunicação interferem no desenvolvimento do estagiário?


JUSTIFICATIVA

O estágio supervisionado é de suma importância na formação acadêmica do aluno, pois através dele que se adquirir experiências e aprendizagem necessárias para a um profissional que deseja realmente estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira e se tornar apto para o mercado. Além disso é a oportunidade de colocar e ver o que se aprendeu em sala de aula em prática, conhecer a realidade da profissão que desejou realizar. O programa de estágio também permite a troca de experiências entre os funcionários de uma empresa, bem como o intercâmbio de novas ideias, conceitos, planos e estratégias ter conhecimento do que cada um passou. Dessa forma a LEI Nº 11.788 DE 25/09/2008 abriga o estagiário para que a empresa proporcione  um estágio de complementação do ensino e da aprendizagem, a serem planejados, executados, acompanhados e avaliados em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares, a fim de se constituírem em instrumentos de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano

Nessa perspectiva como ocorre o desenvolvimento do aluno, o estágio contribuir na sua formação, há comunicação de tarefas, como é seu comportamento no ambiente de trabalho, ocorre estímulo para crescimento e desenvolvimento, a supervisão das tarefas, de fato o estagiário exerce a função que tem a ver com sua área. Pois muitas das vezes o aluno faz o estágio e não sai capacitado para o mercado de trabalho, chega ao ponto de não ter nenhuma noção da prática por não exercer devidamente de forma correta o serviço, por conta da instituição e do aluno também. Sendo assim, este projeto visa esclarecer como ocorre o desenvolvimento do estagiário e de que forma acontece o processo, e se o acadêmico sai capacitado para o mercado de trabalho.


REFERENCIAL TEÓRICO

  1. Desenvolvimento na instituição

Primeiramente vamos entender o que é desenvolvimento, segundo (SANTOS Elinaldo Leal. Et al) é o autoconhecimento com o fim de implantar ações, nas quais pressupunha-se a existência da motivação dos participantes, com a finalidade de pôr em movimento um processo de mudança que faça “evoluir” a sociedade para um estado superior.

Para que ocorra o desenvolvimento do funcionário na instituição é preciso força de vontade e oportunidade dada pela empresa. Segundo (MOSCOVICI Fela 1985) a organização sempre é responsável de prover condições favoráveis para o desenvolvimento de cada um na sua instituição seja do estagiário ao gerente, mas cabe o esforço extra , pessoal, para aproveitar e buscar a oportunidade de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (213.9 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com