TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento humano

Por:   •  15/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

 A criação do FMI (fundo monetário internacional) e a do BIRD (Banco Interamericano de Desenvolvimento para a Reconstrução e Desenvolvimento) estão vinculadas diretamente à:

R: O banco mundial e o FMI foram criados em 1944 na conferencia Bretan WHODS realizada após o termino da 2º guerra mundial.

O poder do FMI - O voto do representante dos Estados Unidos na diretoria executiva do FMI vale 16,79% dos votos totais. Japão, Alemanha, Grã-Bretanha e frança ocupam as posições seguintes: somados, seus votos equivalem a 21,62%.

A China ingressou na instituição com direito de voto equivalente a 3,66% do total, mais que o da rússia, que vale 2,7% do total. O voto do Brasil vale 1,38% do total.

De acordo com o texto, podemos afirmar que a ordem de poder nas tomadas de decisões pelo FMI... Resposta: O texto evidencia as relações de poder presentes no FMI em que o poder de voto de cada pais varia conforme o peso de sua economia.

Na conferencia Bretan Whods foi o estabelecimento das bases que fariam dos estados unidos e seus aliados da europa ocidental os paises mais ricos do mundo.

A primeira medida instaurada foi a questão do cambio-ouro que transformou o dolar em referencia mundial.

A segunda medida foi a criação de dois orgãos, o fundo monetário internaciona - FMI e o Banco Internacional para a recontrução e o desenvolvimento BIRD que depois transformou-se em BAnco Mundial, os dois tem até hoje como o principal financiador os EUA.

A criação do BIRD E FMI que faz financiamentos a paises ficou conhecido como SISTEMA BRETTON WOODS.

PLANO MARCHAL - Previa que por 4 anos a destinação de 13 bilhões em de assistência técnica voltados a países como Inglaterra, França, Itália e Alemanha. Esse apoio econômico garantiu a esses países um renascimento.

A crise do petróleo em 1973 quando um dos paises árabis para com o fornecimento de petróleo e depois voltando a distribuir com seu valor 4 vezes maior fez com que houvesse um aumento a inflação global e ao aumento dos juros internacionais. Com os juros internacionais alto a dividas externa dos paíse do 3º mundo se multiplicou e resultado final foi empobrecimento ainda maior desses países.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com