TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desvantagens da automação industrial

Por:   •  6/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  5.407 Visualizações

Página 1 de 3

2.1   Vantagens na implantação da automação industrial e robótica.

Segundo Maitelli (2003), automação é o processo da sequência de operações com pouco ou nenhum trabalho humano, é o uso de equipamentos especializados e dispositivos que executam e controlam processos de fabricação. Ou seja a automação é a utilização de sistemas de controle como o controle numérico, controle de lógica programável e outros sistemas de controle industrial, em conjunto com outros aplicativos de tecnologia da informação.

Simões (2003) afirma que, o processo de automatização e robotização das indústrias tem aumentado gradativamente, propiciando ganho da quantidade e qualidade da produção e, simultaneamente, oferecendo preços melhores para os consumidores. O processo de automação não atinge apenas a produção em si, substituindo o trabalho braçal por robôs e máquinas computadorizadas, mas também propicia enormes ganhos de produtividade ao integrar tarefas distintas com a elaboração de projetos, o gerenciamento administrativo e a produção.

Para Santin (2004), um sistema automatizado pode contribuir no aumento da competitividade de uma empresa através da redução de custos de contratações, aumento da qualidade dos produtos, uma vez que as maquinas são mais precisas que os homens, menores custos de estoques, pois já que a produtividade é maior não há necessidade de grades estoques.

Segundo Porter (1991), a automação e a robotização proporciona ganhos de operação e gestão contribuindo decisivamente para que as empresas conquistem e mantenham seus clientes incrementando seus lucros. A fidelização da clientela pela melhoria, padronização e ao mesmo tempo, percepção do atendimento individualizado. Porter afirma também que, a automação oferece a racionalização dos processos: eliminação de tarefas repetitivas; minimiza erros em controles manuais; melhora o atendimento ao cliente interno e externo devido à alta qualidade e rapidez nas operações; além de permitir o aproveitamento das informações em tempo adequado para a tomada de decisão

Sendo assim, conforme Shaheen (2003, p.1329) podemos notar que;

“(...) a aplicação da automação industrial e da robótica proporciona inúmeras vantagens, tais como a manutenção de um padrão de qualidade uniforme e permanente da produção, além de possibilitar um grande aumento na quantidade de itens a serem produzidos resultando, assim, na oferta de preços mais atrativos, e, principalmente, livrar a mão de obra humana da realização de trabalhos mais pesados e até perigosos.”

A robótica e a automação industrial é muito mais que um simples investimento para modernização de uma fábrica ou determinado processo, ela é a certeza de que seu processo seguirá um procedimento padrão de fabricação, sendo assim uma aliada aos operadores do processo, afirma Alvares (1999).

Referencias

Álvares, A. J., 1999, “Tele Robótica: Metodologia Para o Desenvolvimento de Sistemas Robóticos Tele operados”, XV Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, Águas de Lindóia, S.P

Santin, R. Ações interativas em Ambientes de Realidade Aumentada com ARToolKit. Proc. of VII Symposium on Virtual Reality, SP, outubro de 2004.

Maitelli, A.L. & V.S. Cruz. (2003), Controladores Lógicos Programáveis. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN.

SIMÕES, A. S.; RICHETTI, P. F. Projeto e implementação de um braço robótico de baixo custo: uma plataforma multidisciplinar para motivação do trabalho em grupo. XXXI Congresso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com