TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação dos propósitos e aspectos da Organização em função do Processo Administrativo.

Seminário: Determinação dos propósitos e aspectos da Organização em função do Processo Administrativo.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Seminário  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE SANTA TEREZINHA

Curso Superior: Tecnologia em Gestão Pública

Disciplina: Processos Gerenciais

Dallyla Barbosa Mota – 7599626565

Elisângela de Souza Lima – 7534590995

Francisca Cristina Pereira Costa - 7984700785

Gláucia Maria Gomes da Silva – 7988725137

Luzia Alves da Silva Gonçalves – 7374583568

Raphael Freire Manêta – 8140756683

Wellington Ribeiro Maneta Júnior – 8140756639

PROCESSOS

GERENCIAIS

Tutor: Fernando DA SILVA C. MOTA

Taguatinga/DF

Setembro / 2013

INTRODUÇÃO

Esta atividade é importante para a compreensão do Planejamento como uma das principais funções do Administrador dentro do Processo Administrativo durante a busca do bom desempenho. É essencial perceber a importância do Planejamento nas atividades do Administrador que deseja obter sucesso empresarial e, consequentemente, profissional, mantendo como foco a função do planejamento.

Uma segunda atividade de suma importância é a identificação do propósito e as dimensões da Organização como função do Processo Administrativo.

Em seguida se faz necessário a compreensão da associação da Direção como função do Administrador e sua importância para as demais funções do Processo Administrativo, entendendo-a como função garantidora desse Processo, partindo da premissa de que administrar envolve também a distinção entre os níveis gerenciais.

Por último, entender o Controle como função administrativa garantidora da realização do planejamento e potencial orientadora para revisão de planejamento. É relevante também perceber o Administrador como agente ativo no processo de busca pelo sucesso da organização e potencial direcionador dos esforços das pessoas, possuidor de um conjunto de competências e habilidades essenciais.

PLANEJAMENTO

Conceitos de Planejamento:

Planejamento é uma base de gestão de funções que implica a formulação de um ou vários planos detalhados para conseguir um perfeito equilíbrio entre o que se quer e o que se pede, ou seja, equilíbrio entre as necessidades e as demandas com os recursos de que se dispõe.

Planejamento é precisamente um processo que identifica as metas e os objetivos que se quer alcançar. O Planejamento produz estratégias para conseguir o que se propõe; organizar os meios pelos quais se quer conseguir um objetivo; planejamento dirige e controla todos os passos na sequência apropriada.

Planejamento também se define o controle da elaboração de um processo através de regulamentos e regras devidamente organizados para se conseguir um fim. Sem planejamento é praticamente impossível conseguir objetivos ou terminar um projeto sério que envolve muitos passos que tem que ser detalhados, com planejamento prévio, o que dá um nível elevado de garantia para que um projeto ou um trabalho tenha êxito e seja coroado com sucesso.

Tipos de Planejamento:

Na prática, podem-se distinguir três tipos de planejamento:

• Planejamento Estratégico: O planejamento estratégico considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los.

• Planejamento Tático: relaciona-se a objetivos de curto prazo, e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente uma parte da empresa. Nesse nível de planejamento, a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. Em grandes empresas identifica-se facilmente este nível de planejamento, ele se dá nos escritórios superintendências regionais.

• Planejamento Operacional: pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escrito das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas. Portanto, nesta situação, tem-se basicamente os planos de ação, ou planos operacionais.Os planejamentos operacionais correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático, e devem conter com detalhes: os recursos necessários a seu desenvolvimento e implantação; os procedimentos básicos a serem adotados; os produtos ou resultados finais esperados; os prazos estabelecidos e os responsáveis pela sua execução e implantação.

Considerações Finais:

Como praticamente todas as ações com consequências futuras são ações planejadas, o planejamento é tudo, e mal se pode dizer que existe a falta de planejamento. A falta de planejamento só existe quando as pessoas não têm objetivos, quando suas ações são aleatórias e não dirigidas para metas. Se todos planejam (bem, quase todos), não é possível distinguir ações planejadas de não planejadas.

ORGANIZAÇÃO

Conceitos de Organização:

Organização é a configuração da estrutura organizacional da empresa e dos processos para fazê-la funcionar e alcançar resultados. A organização constitui uma das prioridades da Administração, pois define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados. (Idalberto Chiavenato)

Organização é o processo de organizar. É a arte de empregar com eficiência todos os recursos disponíveis a fim de alcançar um determinado objetivo. (Francisco Lacombe \ Gilberto Heilborn)

Organização é um sistema de recursos que procura alcançar objetivos. É uma sequência, conjunto de decisões ou procedimentos que cria uma estrutura estável e dinâmica. É o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com