TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dhavari: A Urbanização da maior favela da Ásia

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Fichamento de Estudo de Caso: “Dharavi: A Urbanização da Maior Favela da Ásia"

ALANIA MARIA LEAL GOUVEIA

Trabalho da disciplina de Poder Local e Sociedade.

JUAZEIRO DO NORTE-CE

2017

Estudo de Caso: “Dharavi: A Urbanização da Maior Favela da Ásia"

REFERÊNCIA:  IYER, Lakshmi. MACOMBER, John. Dhavari: urbanização da maior favela da Ásia (B). Ver: 29 de maio, 2011. Harvard Businees School.

No presente artigo, o autor relata sobre uma possível forma de urbanizar uma grande favela da Ásia, demonstrando as precariedades vividas por este povo.

Nesse contexto, é exposto que a urbanização acelerada somada ao crescimento urbano em desordem provocaram dois tipos distintos de crescimento, quais sejam: os valores exacerbados das propriedades de Mumbai e a falta de infraestrutura de Dhavari.

Com o intuito de resolver tal situação, criou-se uma parceria público/privada para a abertura de um processo licitatório, que infelizmente não obteve o êxito esperado, uma vez que tanto o governo com as empresas privadas visavam apenas o lucro, sem pensar em momento algum com a qualidade de vida e a infraestrutura de Dhavari.

Essa licitação foi adiada várias vezes, fato este que com o tempo desmotivou o interesse nesse projeto, já que, além disso, no ano de 2009 foi enfrentada uma grande crise que contribuiu bastante para a má reputação do projeto.

Em meio a essa urgente necessidade enfrentada por essa sociedade, para tentar solucionar esse problema criou-se um comitê de especialistas com a organização de moradores, que tinham na sua constituição a figura de arquitetos, planejadores urbanos, ativistas e outros profissionais envolvidos na área.

Durante a atuação do comitê, foram enviadas cartas ao governo, que mais uma vez não lograram êxito e acabou sem respostas, o que potencializou mais ainda a falta de credibilidade desse projeto.

        Mesmo diante de tal situação, em Mumbai iniciou-se o desenvolvimento de outros projetos, e um deles foi o projeto Golibar em Santa Cruz, que se situava em frente à Rodovia Expressa que tinha cruzamento com Dhavari.

 O objetivo desse projeto era relocação de milhares de moradores, bem como a venda de apartamentos a preço de mercado. Esse projeto funcionava lentamente devido às condições financeiras dos incorporadores.

Destarte, é possível compreender que o projeto fracassou devido à falta de interesse do governo e dos atores envolvidos.

Considerando que houve uma comunicação falha e pautada somente em interesses individuais, conclui-se que tudo isso acabou prejudicando somente os moradores dessas favelas que clamam por infraestrutura e moradia de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (155.4 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com