TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Favela E Urbanização

Monografias: Favela E Urbanização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 3

Dentro dos limites da cidade podemos distinguir dois tipos de terrenos: Os que estão legalizados, pagam impostos e taxas e são reconhecidos oficialmente, a denominada "cidade formal", e os terrenos ilegais que são frutos de invasão ou posse, a cidade informal.

As favelas, na sua maioria surgidas no início do século, Brasil afora, são conseqüência do processo de desenvolvimento econômico e políticas de governo. Não são de forma alguma causa. Surgem como mecanismo de defesa e, de certo modo, contribuem para o estabelecimento e prosperidade do capitalismo.

Desde o seu nascimento a favela é uma forma encontrada pela capital de diminuir seus custos de produção. Qualquer terreno apresenta um custo para a cidade que é fruto da infra-estrutura que a cidade oferece. Ruas pavimentadas, esgoto, luz, água, linhas telefônicas, transporte, enfim uma série de serviços que a cidade instala, mas que precisa cobrar. Dentro da cidade dependendo da quantidade de infra-estrutura disponível, uma certa taxa variável é cobrada do usuário ou dono. Poderíamos dizer que essa taxa está embutida, por exemplo, no item localização. O custo do terreno varia, ainda que apresentando mesma área e características, de acordo com os serviços vinculados a ele.

O custo que existe para o cidadão da cidade formal está embutido em todas as taxas que se paga, no preço do terreno e do imóvel e na localização. Por outro lado o morador da favela está isento das taxas legais, só pagando pelos serviços de que dispõem (água, luz) e se beneficia da localização do seu terreno, muitas vezes próxima ao mercado de trabalho, gratuitamente. Na sua utilização a habitação operária não é apenas um abrigo mas também um conjunto de equipamentos de infra-estrutura a eles vinculados."(BOLAFFI).

Por tais fatos as vilas operárias reduziam, e hoje as favelas reduzem, o custo de reprodução da força de trabalho e, consequentemente, o salário, aumentando o lucro do Capital.(BLAY).

Esta é a razão primordial da criação, da existência e manutenção das favelas.

Conclui-se a priori que lidar com favelas implica necessariamente em não extingui-las mas em criar melhores condições para a sua existência e manutenção com digna qualidade de vida para seus moradores

A ocupação e estabelecimento de favelas observa alguns critérios.

Normalmente se localizam em áreas desprezadas pelos agentes do mercado da terra. Em áreas desvalorizadas ou por sua localização ou qualidade ambiental ou níveis de declividade ou problemas geológicos. Se instalando em tais áreas o favelado vai ocupar espaço não demandado por outros setores. Fica assim excluído de seu reduzido orçamento o item: valor de mercado da terra urbana.

Pela sua alocação no início do século e manutenção de sua localização na cidade que se caracteriza hoje, o favelado agregou valores imobiliários historicamente só absorvidos pelos especuladores do mercado. Garante-se o favelado de especificidades reservadas somente a ele o diferenciando sobremaneira do resto da chamada classe operária, atualmente se estabelecendo ao longo de periferias que oferecem muito menos às vezes por preço superior.

Podemos dizer que os moradores de favela,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com