TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rádio Favela

Artigo: Rádio Favela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

REFLEXÃO DO FILME “RÁDIO FAVELA - UMA ONDA NO AR”

A criação da “Rádio Favela 106,7MHz” partiu da iniciativa de quatro jovens da periferia de Belo Horizonte – MG, para dar voz à comunidade em que viviam. Em um contexto de preconceito racial e social, no final do período de ditadura militar no Brasil, os quatro jovens se arriscaram ao desafiar o sistema de governo vigente no país e contrariar o interesse das autoridades públicas.

A partir da concepção de que o ar é um espaço público e que todos têm o direito de usá-lo, inclusive para a difusão de ideias, os quatro amigos oprimidos pela falta de uma voz que os representasse e que servisse de denúncia ao que acontecia dentro da comunidade de Nossa Senhora de Fátima, como o abuso de autoridade por parte da polícia e o descaso por parte dos governantes, resolveram, então, improvisar uma rádio. Mesmo com uma estrutura precária e carência na parte técnica, os jovens conseguiram improvisar uma rádio voltada à comunidade e “entravam no ar” todos os dias no horário do radiojornal nacional “A Voz do Brasil”.

Defendendo a ideia de que as notícias difundidas através do “A Voz do Brasil” ou por qualquer outro programa não abarcavam a realidade deles; não sanavam as necessidades da comunidade; e que não lhes davam voz, precisavam, portanto, de uma voz mais próxima que os representasse. Então, os jovens colocavam no ar todos os dias às 19h o programa intitulado “A Voz do Povo” com notícias e serviços que tinham como público-alvo a própria comunidade. O que gerou uma grande audiência e acabou chamando atenção fora da comunidade, tanto das autoridades como de jornalistas e da população civil em geral.

Mas, como no Brasil é proibida a transmissão através das ondas de rádio sem concessão do Ministério das Comunicações e, como a Rádio Favela foi fundada ilegalmente, sofreu durante anos vários tipos de represálias por parte de políticos e da força policial. A Rádio funcionou sem autorização entre 1981 e 1996, quando recebeu a outorga como emissora educativa, na frequência 106,7 FM. A emissora alcançou grande visibilidade em função do seu reconhecimento pela Organização das Nações Unidas (ONU), devido à realização de campanhas preventivas e educativas contra o tráfico e uso de drogas e a violência. Por causa desse reconhecimento e diante da audiência entre os ouvintes, a emissora teve a história contada no filme “Uma onda no ar”.

É importante ressaltar que foi com a ajuda da comunidade e de alguns membros da sociedade civil que a rádio conseguiu manter-se no ar todo esse tempo. Aliás, essa participação da comunidade junto ao cunho do trabalho desenvolvido por ela são os principais fatores que caracterizam uma rádio comunitária.

O filme uma onda no ar exemplifica bem os conceitos de Atividade Social, Trabalho Social, Agente Tutor e Mediador, o papel da atividade proposta e dos envolvidos na realização da mesma, conceitos de gestão entre outros trabalhados em sala de aula.

O filme que te como objetivo ilustrar um fato real, esboça claramente como uma intervenção psicossocial pode ser feita em qualquer lugar desde que haja planejamento, gestão e agentes capazes de pôr em prática o objetivo da intervenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com