TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Empresarial com Ênfase em Finanças

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.883 Palavras (16 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

NAYARA DA SILVA BORGES

 PRODUÇÃO TEXTUAL

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO:

Diagnóstico Empresarial com Ênfase em Finanças

[pic 7]GOIÂNIA

2015


NAYARA DA SILVA BORGES

JANAINA RODRIGUES BRAGA SILVA

KACIA MOURA DE SOUZA

MARIA DE FÁTIMA CARDOSO LEMES

PATRICIA BATISTA DO CARMO MATOS

ROSELY CLEMENTE RIBEIRO TELES

VANDERLAN JOSÉ DE SOUSA

        

[pic 8]

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO:

Diagnóstico Empresarial com Ênfase em Finanças

Trabalho apresentado às disciplinas de Administração Financeira e Orçamentária, Mercado de Capitais, Análise de Custo e Seminário Interdisciplinar IV, do curso de Bacharelado em Administração da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Professores: Regiane Brignoli, Alessandra Petrechi, Clévia Faria e Suzi Bueno Almeida

[pic 9]

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2. DESENVOLVIMENTO        

2.1. Identificação da Empresa        

2.3. Identificação dos problemas        

2.4. Orientações        

3.        Conclusão        

Bibliografia        

Anexo 1 – Entrevista Diretor Administrativo Financeiro Grupo ONCOcare        


  1. INTRODUÇÃO

         O objetivo deste trabalho é investigar a proposta de diagnóstico empresarial com ênfase em finanças, para as disciplinas de Administração Financeira e Orçamentária; Mercado de Capitais; Análise de Custo e Seminário Interdisciplinar VI.

        O processo do diagnóstico organizacional é uma ferramenta poderosa em desenvolver a atividade de planejamento e, sua principal finalidade reside na ação que ela induz em buscar soluções. As mudanças ocorridas com o fenômeno da globalização vêm exigindo esforços por parte das organizações na busca de instrumentos capazes de dar sustentação aos seus negócios.

        O trabalho divide-se em três etapas: iniciando-se por uma entrevista com o diretor administrativo financeiro da empresa diagnosticada, posteriormente, será realizada uma análise dos dados coletados e, por conseguinte a identificação dos problemas e orientações com base na identificação realizada.

O diagnóstico foi realizado em uma empresa do segmento hospitalar na área oncológica – Grupo ONCOcare, da cidade de Goiânia/GO.

Convém ressaltar a importância do tema, pois através do diagnóstico organizacional será possível detectar e analisar com precaução os problemas e falhas que impedem que os objetivos traçados pelos gestores sejam alcançados, podendo ainda auxiliar no controle, definição de metas e diretrizes organizacionais.

Para o profissional, o diagnóstico despertará um maior aprendizado sobre o andamento da empresa, com isso, identificando pontos fortes e pontos fracos e, levando-o para uma análise mais exata da empresa.

Ao acadêmico, servirá para um estudo detalhado e conciso de uma empresa e/ou organização, tendo assim, um controle de acordo com os resultados do diagnóstico; bem como favorecer a aplicação dos conteúdos e aperfeiçoamento do conhecimento.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Identificação da Empresa

        A empresa em análise é o Grupo ONCOcare, localizada na cidade de Goiânia/GO, seu escritório administrativo se encontra no St. Oeste. Em agosto de 2009, o Grupo ONCOcare foi criado para gerenciar os processos administrativos, financeiros e contábeis de suas empresas, com o objetivo de tornar o grupo como referência em gestão de empresas de oncologia.

        O grupo conta com 12 empresas localizadas em Goiânia para oferecer os serviços nas seguintes áreas:

  • Consultas
  • Radiologia em Oncologia
  • Tratamentos de Quimioterapia
  • Cirurgia, Internação e UTI
  • Patologia em Oncologia

        A ONCOcare é composta por empresas que oferecem sólida base de consultórios, hospital, equipamentos e corpo clínico preparado para o atendimento e assistência aos pacientes, desde a primeira consulta até aos exames laboratoriais ou de imagens, eventuais cirurgias, internações e tratamentos de quimioterapia.

        O grupo possui em sua estrutura de clínicas exclusivas para atendimento de quimioterapia, saúde da mulher e um hospital de alta complexidade, porém, o segmento de atuação é o oncológico e todas as atividades da empresa estão voltadas para esta atividade fim. A prestação dos serviços médicos hospitalares ocorre para pacientes particulares e conveniados em planos de saúde, sendo 37 (trinta e sete) convênios responsáveis por 98,9% do total de faturamento do grupo. A média de faturamento anual da empresa é de 55 milhões, e, média mensal de 4.580 milhões.

A estrutura conta atualmente com 72 leitos que compõem enfermarias, apartamentos, UTI, ambulatório e quimioterapia. Atualmente a estrutura organizacional se divide em três esferas que atuam da seguinte forma: Diretoria Técnica, Diretoria Administrativa e Financeira e Gerência de Enfermagem.

Os principais clientes do grupo são as operadoras de saúde UNIMED e IPASGO que concentram 64% do faturamento.

Abaixo gráfico com o percentual de faturamento por empresas:

[pic 10]

                  Fonte: Grupo ONCOcare, 2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (308.2 Kb)   docx (43.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com