TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico da Consultoria Organizacional aplicada a Metáfora da Máquina Estudo de Caso

Por:   •  3/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAÇÃO PEDRO LEOPOLDO

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

Diagnóstico da Consultoria Organizacional aplicada a Metáfora da Máquina

Estudo de Caso: Diagnóstico WShare Consultoria aplicada a empresa de transporte coletivo de passageiros

Prof. Domingos Antônio Giroletti

Wilquey Caetano da Cruz

Pedro Leopoldo

03/10/2015

No mundo contemporâneo as organizações estão utilizando a Teoria Clássica e a Administração Científica como estrutura, a consultoria organizacional fortalece neste sentido, a fim de aumentar a produtividade dos recursos organizacionais. Para fundamentar esta abordagem utilizaremos um caso da WShare Consultoria em Gestão aplicado a uma organização de transportes coletivos de passageiros.

A empresa WShare Consultoria é uma empresa que presta serviços de consultoria na área de Gestão Estratégica, Reestruturação de Processos e Gestão Orçamentária. Entende-se que a parte estratégica é intelectual para determinar o caminho da empresa, e a reestruturação de processos e gestão orçamentária são processos ou rotinas.

Uma empresa de transporte coletivo de passageiros, normalmente, é submetida a uma concessão publica por tempo determinado, sendo que o objetivo principal é o serviço de transporte publico para a população. Em algumas localidades são regulamentadas pelos órgãos do setor de transporte da prefeitura que determinar horários e linhas.

A empresa de transporte de passageiros em estudo denominaremos de TransColex. A TransColex possui uma atividade rotineira na produção dos seus recursos, ou seja, tem que disponibilizar um ônibus com motorista na localidade definida com o horário definido. Por exemplo, a linha de  ônibus do bairro Santo Antônio para o bairro São José possui os horários 9:00hs, 9:30hs, 10:30hs, 15:00hs e 17:00hs, todos dos dias da semana exceto domingo. Podemos perceber a rotina no horário, na localidade, e a frequência diária.

A WShare Consultoria foi contratada para diagnosticar a gestão e propor melhorias para maximizar o lucro. Ao produzir os conhecimentos do negócio necessários para criticar as possíveis melhorias, entende-se, que a TransColex é organização mecanicista, a própria atividade em rotina nos conduz a metáfora da máquina. Os conceitos que serão aplicados para a melhoria do negócio serão fundamentados nas bases da Teoria Clássica e Administração Científica.

A sugestão inicial será produzir processos que atenderão as necessidades dos clientes, ou seja, os passageiros. Entende-se que os passageiros esperam da organização o ônibus, no horário e local proposto. Para atender a necessidade deste passageiro que quer chegar no local, data e hora e encontrar o serviço disponível, a organização deverá trabalhar no sentido de produzir funcionários capazes de reproduzirem a tarefa da mesma forma com o mínimo de variação.

Segundo Morgan (2013) os enfoques mecanicistas da organização funcionam bem somente sob condições nas quais as máquinas operam bem; tarefa contínua, ambiente estável, produzir o mesmo produto, quando a precisão é meta e quando as partes humanas comportam-se como planejado.

Concluímos que as teorias fundamentais da administração estão presentes nas organizações que possuem estas características nas atividades e como forma de gestão para aumentar qualidade e produtividade, pode-se ainda, entender que a estrutura hierárquica da maioria das empresas de qualquer setor ou atividade segue pelo menos em parte das teorias fundamentais da administração, a metáfora da máquina está presente em todas as organizações como estruturais ou como parte dos processos das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com