TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenciação entre as guerras do Golfo e Vietnã

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE LOGÍSTICA

As diferenças entre as guerras do Golfo e Vietnã

1) Devido ao apoio da Arábia Saudita, foi possível que os Estados Unidos e a Coalizão criassem bases no país anfitrião e com isso simulassem as ofensivas em um território parecido com a região de combate, assim os Estados Unidos e aliados puderam fazer um levantamento cauteloso dos recursos necessários para derrotar os inimigos com o mínimo de perdas materiais e mão de obra (soldados).

Formação de comando de apoio logístico; Utilização do apoio logístico fornecido pelos países aliados; utilização da infraestrutura da anfitriã para alojar, alimentar e deslocar para as áreas de reunião, proporcionando a adaptação às condições locais, visando ao combate.

O processo de planejar com a elaboração de uma estratégia inteligente, coletando as informações necessárias para bem estruturá-la e o devido controle e direção da mesma foi primordial para a vitória da guerra.

A equipe bem treinada e com uma liderança capacitada soube reconhecer os pontos fracos e fortes do seu grupo e dos seus aliados e estavam sempre preocupados com o feedback para reajustar os pontos da estratégia.

Houve uma negociação consciente com os aliados. Todos esses pontos proporcionaram a eficiência e eficácia na guerra.

2) Guerra do Golfo: Os Estados Unidos podiam contar com um país vizinho (Arábia Saudita) como aliado, permitindo a adaptação das tropas ao ambiente de combate, além de poder contar com o apoio logístico do mesmo e utilização de suas fronteiras.

Houve uma programação de materiais com uso de tecnologia avançada, assim as informações foram precisas e confiáveis levando a uma estratégia consciente enfatizando os pontos fortes no ataque. A liderança era capacitada e toda a equipe altamente treinada.

Guerra do Vietnã: A falta de um país anfitrião para adaptação das tropas americanas e re-suprimentos por terra, dificultou as ofensivas americanas, já que a região de combate era de mata fechada, o que favorecia os inimigos que conheciam bem a região e fizeram bom proveito desta vantagem. A falta de informações confiáveis resultou em uma estratégia ineficaz. Não houve treinamento e liderança capacitada, nem preocupações com o retroativo. Total falta de planejamento e controle.

3) Buscar aliados que fazem fronteiras com as regiões de conflito; de forma a possibilitar a adaptação das tropas ao ambiente de conflito e apoio logístico; Ser mais cauteloso na escolha da estratégia de guerra, a estratégia errada pode culminar na perda de material e mão de obra (soldados). Uma boa coleta de informações com uma pesquisa aprofundada do território dos inimigos para o conhecimento dos pontos fracos e fortes dos mesmos, combatendo cada ponto de acordo com sua especificação.

4) Orientação dos materiais: Na guerra do Golfo houve uma melhor utilização dos recursos disponíveis levando a uma vantagem competitiva em relação aos inimigos.

Orientação para informações: O ambiente e a tecnologia na guerra do Golfo eram mais favoráveis para a melhor organização da logística. A tecnologia avançada fez com que eles estivessem sempre em vantagem, tendo um mapeamento completo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com