TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades de ser um microempresário brasileiro

Por:   •  1/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

     Existe uma série de etapas que o empreendedor precisa conhecer para montar uma empresa, e fazer de seu empreendimento uma empresa de sucesso. Mas, além desses fatores contribuintes, é importante conhecer as grandes dificuldades que as pequenas empresas enfrentam no Brasil, antes de iniciar o seu negócio.

     A quantidade de empresas que fecham suas portas antes dos 4 anos de funcionamento, alcançam os 70% e, de acordo com o SEBRAE, 50% dessas, fecham antes dos dois anos. Os motivos vão da falta de planejamento a ausência total de conhecimento de mercado. A falta de maturidade em planejamento e administração, portanto, podem ser os principais fatores responsáveis pelo Brasil ser um dos países mais empreendedores do mundo, já que, muito se empreende por falta de oportunidade de emprego e necessidade.

     Outros fatores predominantes são a burocracia, dificuldade em se obter crédito e a concorrência.

  • Obtenção de crédito: A quantidade de exigências e o processo altamente burocrático para obter acesso às linhas de crédito são uma dificuldade normalmente encontrada pelos empreendedores que estão iniciando seu negócio e até mesmo para quem já atua no mercado. Isso é, muitas vezes, controverso, pois, se por um lado os empreendedores que estão iniciando precisam de crédito para investir e garantir fluxo de caixa para seu negócio, por outro, quem já está mais estabilizado no mercado acaba conseguindo crédito com mais facilidade. Assim, para que o andamento da empresa não seja inviabilizado, é aconselhável procurar amigos próximos ou parentes que possam fazer um empréstimo ou procurar bancos que ofereçam condições especiais para empreendedores.

  • Concorrência: Uma das dificuldades do empreendedor em se estabelecer no mercado é o fato de o ambiente ser cada vez mais competitivo. Devido a isso, conseguir um bom posicionamento, com uma boa carteira de clientes se torna uma tarefa extremamente difícil, principalmente quando os concorrentes são grandes empreendedores, já conhecidos no mercado. Mas se conseguir agregar diferenciais ao seu produto ou serviço, buscando sempre melhorar o atendimento e o que é oferecido, adquire-se uma certa vantagem frente à competição, ficando mais fácil reter e atrair novos clientes.

  • Taxas de juros e carga tributária: É muito comum encontrar empreendedores que não conseguem incentivo financeiro com taxas de juros baixas. Isso, associado às políticas de crédito, faz com que muita gente acabe desistindo de investir em um negócio próprio. Essa é a hora de contar com a ajuda de um contador de confiança para entender e analisar as tendências do mercado no que diz respeito às taxas aplicadas e ao melhor momento para investir ou captar recursos.

 

  • Capacitação profissional: Algumas pessoas, quando decidem entrar no mercado empreendedor, contam apenas com a experiência que adquirem ao longo da vida e algumas técnicas de vendas para conduzir seu negócio. Mas é necessário ficar atento, pois as deficiências do empreendedor em relação a conceitos de gestão e administração podem acabar comprometendo o andamento e a continuidade do negócio. Apesar de o empreendedorismo não fazer parte da grade curricular dos cursos e das escolas, pode-se sempre contar com programas da iniciativa privada e com um profissional contábil para aprender novas habilidades e obter auxílio no direcionamento das ações que contribuirão positivamente para o desenvolvimento do negócio.

  • Sobrecarga de trabalho: Um pequeno empresário não tira férias, não tem final de semana ou horário para voltar para casa e, ainda  pode acabar tendo que trabalhar mesmo aos  feriados. Há de se especializar em negociar com fornecedores e clientes para ganhar o mercado, ser criativo mesmo em tempos de crise financeira, saber escolher bem os sócios e funcionários para não ter que acabar sendo o faz tudo e, ainda se acostumar a não receber um centavo a mais por todo este esforço. Por isso mesmo é bom saber que, a compensação não estará no resultado financeiro, principalmente nos primeiros meses como  pequeno empresário, a compensação estará no resultado de um trabalho bem feito e,  no comprometimento assumido e bem resolvido de um negócio futuramente próspero e bem sucedido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (282.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com