TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADES E PRECONCEITOS ENFRENTADOS POR ATLETAS DE FUTEBOL/FUTSAL FEMININO NA CIDADE DE RIO VERDE – GO

Por:   •  4/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.389 Palavras (10 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 10

EDUCAÇÃO FÍSICA

MARIANA FURTADO DAS CHAGAS

DIFICULDADES E PRECONCEITOS ENFRENTADOS POR ATLETAS DE FUTEBOL/FUTSAL FEMININO NA CIDADE DE RIO VERDE – GO

 

RIO VERDE - GOIÁS

2019

MARIANA FURTADO DAS CHAGAS

DIFICULDADES E PRECONCEITOS ENFRENTADOS POR ATLETAS DE FUTEBOL/FUTSAL FEMININO NA CIDADE DE RIO VERDE – GO

Projeto apresentado a Unibras Faculdade Rio Verde como requisito parcial da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I.

Professora: Ludmila Jayme

RIO VERDE – GOIÁS

2019

TEMA

Dificuldades de preconceitos enfrentados por atletas de futebol/futsal feminino na cidade de Rio Verde – GO.

PROBLEMA

Por que o futsal feminino da cidade de Rio Verde – GO, enfrenta preconceito de gênero?

OBJETIVO GERAL

Analisar as dificuldades e preconceitos que as atletas de futebol/futsal de Rio Verde enfrentam na sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar quais os preconceitos vivenciados pelas atletas de futebol/futsal na sociedade;
  • Apontar os fatores que levam ao preconceito do futebol/futsal feminino;
  • Compreender o processo de conquista da mulher dentro do futsal;
  • Explicar os motivos que levam as atletas de futebol/futsal de Rio Verde a enfrentarem preconceitos na sociedade;

HIPÓTESES

A hipótese inicial foi analisar sobre o preconceito de gênero, assim podendo entender as diferentes formas de luta contra o preconceito.
Além disso, um dos principais fatores para o preconceito está na cultura em que boa
parte de toda população viveu, onde o lugar de mulher era dentro de casa apenas cuidando da família. Mas com o passar do tempo as coisas foram mudando, e podemos observar efeitos
benéficos para cada atleta, dentro disso, existe uma forma positiva para o obter mais melhoras
e menos preconceito.

JUSTIFICATIVA

O interesse pelo tema surgiu durante a vivencia com o futebol e o futsal, então nesse período que se possível vivenciar e observar a maioria das pessoas que praticavam o desporto e apresentavam suas histórias de superação e amor ao esporte. O estudo investigara o tema: Dificuldades e preconceitos enfrentados por atletas de futebol/futsal feminino na cidade de Rio Verde – GO, com o intuito de responder ao seguinte problema de pesquisa: Por que o futebol/futsal feminino da cidade de Rio Verde enfrenta o preconceito de gênero?

A ideia inicial foi analisar o preconceito de gênero buscando entender a luta diária contra esse preconceito. Um dos principais fatores para o preconceito está na cultura, onde boa parte da população viveu, e que tinha como ideia principal de que o lugar de mulher é dentro de casa apensas cuidando da família.

Mas com o passar do tempo as coisas foram mudando, e podemos observar os fatores que beneficiaram as atletas. Sendo assim, de forma positiva obter melhoras e menos preconceito. Por esse contexto justifica – se o tema escolhido por vivenciar dentro de equipes de futebol/futsal, como é difícil a conquista desse espaço na sociedade, de ser ter mulher dentro das quatro linhas.

REFERENCIAL TEÓRICO

De acordo com De Oliveira (2008) que realizou um estudo investigando as percepções de gênero, preconceito e homossexualidade em jogadoras de futsal. As informações foram obtidas após 35 mulheres, entre ex atletas e mulheres que praticam futsal por lazer, responderem um questionário contendo 18 questões.

 Depois da análise feita sobre o questionário, o pesquisador relatou que um aspecto surpreendente foi quando observaram que todas haviam respondido que conheciam lésbicas que praticam o desporto, também observaram comportamento homofóbico de algumas mulheres da pesquisa, mas que evidenciou compreensão da maioria sobre a orientação sexual. Mascarin, Oliveira, Marques (2017), investigaram as percepções de jogadoras de alto rendimento de futsal sobre a participação feminina nesta modalidade esportiva. Realizaram entrevistas com 13 jogadoras de uma equipe do interior do Estado de São Paulo, e de acordo com os dados obtidos o estudo relatou que ainda há preconceito com a mulher que joga futsal, tanto da família e escola, como do público feminino.

 Um estudo realizado através de revisão bibliográfica, foi investigado por Rodrigues (2015), as diversas formas de preconceitos sofrido pelo Futebol Feminino através do tempo, podendo concluir que o preconceito sempre esteve presente, e prejudicou o desenvolvimento 12 do mesmo no Brasil.

A falta de apoio as atletas também é um limitante para o crescimento da modalidade. Segundo o estudo de Altmann e Baldy dos Reis (2013), foi analisado as experiências com futebol de jogadoras de futsal de seleções nacionais de países da América do Sul. Realizaram entrevistas com 16 jogadores de seis países em 2009, de acordo com os resultados: Essas atletas conseguiram se tornar jogadoras a partir da prática informal do futebol em companhia de homens, precisavam dominar habilidades futebolísticas e enfrentar barreiras sociais que relacionam o futebol e aquelas que o praticam ao masculino. Todas destacaram a falta de estrutura desportiva em seus países.

Em seu estudo, Kessler (2010) procurou entender a importância que o futsal possui na trajetória de vida de 18 jogadoras da cidade de Santa Maria - RS, que foram proibidas de praticar o desporto por familiares e até mesmo governamentais. No decorrer de algumas décadas, as mulheres desafiaram as imposições de padrões sexuais e comportamentais, e adentraram uma arena de predominância dita masculina. “Invadiram” campos de futebol e em seguida as quadras da cidade. Santos Teixeira e De Oliveira Caminha (2013) realizaram um estudo com o objetivo de identificar a existência do preconceito de gênero no futebol brasileiro através de uma revisão sistemática. De acordo com a análise feita, concluíram que o preconceito sobre as mulheres é pela idealização de fragilidade e incompetência fundadas no discurso de diferenças biológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (171.5 Kb)   docx (203.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com