TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dimensões Estruturais

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

Dimensões Estruturais

De acordo com Daft, as dimensões estruturais são critério internos da empresa que servem com base para a comparação entre as organizações. São princípios básicos, criados por Fayol e Weber no século XX, que até hoje contribuem no bom andamento das organizações.

  • Especialização do trabalho

Daft aborda que foi um princípio desenvolvido por Adam Smith no inicio do século XVIII ao perceber que em uma fábrica de alfinetes que divisão de tarefas multiplicaria a produção. Esse princípio visa a padronização em conjunto com o aperfeiçoamento para que os funcionários possam entender obre a produção de forma rápida e eficaz, desta forma evitando prováveis imprevistos que podem ocorrer. Porém, pode ocorrer um efeito reverso, segundo Karl Marx citou no livro “O Capital; tal efeito pode ser ocorrido por conta da insatisfação pessoal do trabalho está sempre fazendo um serviço rotineiro, e estando insatisfeito, causando a queda de eficácia na produção. Existem dois tipos de especializações, a horizontal, onde é especificado a quantidade de atividades diferenciadas devem ser desempenhadas; e a vertical, onde de acordo com a concepção, a execução, e a administração das tarefas podem ser feitos pela mesma pessoa.

  • Cadeia de Comando

Segundo Daft, a cadeia de comando está totalmente ligada a hierarquia formal que há dentro da organização, a relação entre os membros e ar unidades organizacionais. A cadeia de comando deve especificar a autoridade imposta desde o topo até o último elemento da organização, desta forma ilustrando quem é responsável por quem. Está inteiramente ligada á unidade de comando e ao príncipio escalar

Figura (numero):.Cadeia de Comando

[pic 1]

Fonte: Google Imagens

Algo bastante expressivo através da cadeia de comando é a autoridade, que não é nada mais do que o direito de tomar decisões para fins organizacionais, sendo que essa autoridade deve ser compreendida pelos seus subordinados e ocorre de forma vertical. Junto com a autoridade, também é cabido a responsabilidade, tendo em vista que cada funcionário participante da cadeia de comando deve executar um conjunto de atividades pelas quais devem responder, e sempre recebendo a autoridade de acordo com sua responsabilidade. Sendo assim, a combinação de responsabilidade e autoridade que cada pessoa possui dentro de uma organização é denominada função. E o conjunto de tarefas, ligados com a responsabilidade e grau de especialização é a definição de cargo.

REFERENCIAS: APOSTILA DO PROF, NÃO SEI COMO COLOCAR.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com