TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Por:   •  6/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nome

RA

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 4]

Para cada resposta elabore um texto de, no máximo, 15 linhas. Caso utilize alguma citação, lembre-se de especificar as fontes e de formatá-las segundo a ABNT.

  1. O que é escuta ativa?

É uma forma de fazer com que as pessoas se sintam ouvida, é uma forma usada para solucionar problemas e conflitos e até mesmo para conhecer mais a outra pessoa. A escuta ativa faz com que as pessoas tenham mais confiança, proximidade e segurança em você na hora da conversa.

A escuta ativa não é somente escutas os problemas dos outros, também é conversa e na hora da conversa é juntado tudo o que foi dito até o momento e colocado em pratica em forma de conversa ou em forma de conselho.

Por isso se deve deixar de pensar somente no eu e prestar mais atenção a nossa volta, ao que as pessoas falam com a gente, pois a partir do momento que uma pessoa te procura, ela procura também uma ajuda, uma solução. Então prestar atenção tanto no que as pessoas falam e nas atitudes, isso pode ajudar a solucionar um problema, um conflito e com isso a pessoa que esta sendo ajudada com certeza saberá que na próxima pode contar com você, com a sua ajudar para ajuda-la numa situação futura.

  1. Liste e explique quatro atitudes que devem ser empregadas para realizar uma escuta ativa.

Devem-se observar as reações emocionais, escutar e compreender o que esta sendo dito, após ter feito isso, caracterizar o que foi falado pela outra pessoa.

Observar todas as reações e as comunicações da outra pessoas, verificar as motivações e os interesses.

Escutar atentamente, evitar julgamentos, fazer com que a outra pessoa diga mais informções sobre o que esta acontecendo e tentar da sua opnião.

Caracterizar o que foi dito e dar um feedback para a pessoa e colocar a sua opnião, criticas e elogios.

Elabore uma reflexão sobre essa situação-problema retirando dela três aspectos que mostram se houve a aplicação da escuta ativa. Justifique, usando os três aspectos escolhidos, porque houve ou porque não houve a escuta ativa, por meio de um texto de, no máximo, 30 linhas.

No problema acima mostra que Paula tem ecuta ativa, pois por mais que Joana esteja falando de um modo afobado, sem jeito por causa do nervoso, ela soube entender o problema, não somente pelo que Joana estava falando, e sim porque ela soube entender seus movimentos tanto os verbais quanto os não verbais, e isso fez com que Paula pudesse resolver o problema que Joana estava enfrentando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (340.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com