TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina –Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Uniderp/Anhanguera
Curso –Administração
Disciplina –Desenvolvimento Pessoal e Profissional                                       Tutor: Daniel Carvalho Teixeira                                                                          

RA: 8377849299

Desafio de Aprendizagem

Aluna: Ana Shelly de Sousa Carneiro

Itapipoca, 03 de junho de 2014

  1. Mapeamento do Perfil dos Oponentes de Negociação

1.1 Perfil do Oponente – Associação de Moradores do Bairro

Líder: Carlos Henrique

Formação: Administrador

Objetivo: Impedir a construção da Gravadora

Alegação: Perturbação da ordem Pública

Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).

Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza

tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.

Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.

 

1.2 Perfil do Negociador - A Gravadora

Negociador: Jorge Andrade

Formação: Estrategista de Negócios

Experiência: em negociar em meio a conflitos.

Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.

Alegação: O progresso é inevitável

Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.

  1. Habilidades dos Negociadores.

 2.1 Gravadora

 Estilo: Amigável

           Um negociador amigável combina a consideração com a confiança para manter     um relacionamento cooperativo e simpático com seu oponente.

Táticas usadas: Ser cooperativo, paciente e cordial.

 2.2 Moradores

 Estilo: Confrontador

 Este estilo mostra como os indivíduos combinam o controle com a desconsideração com o outro. Quem adota este estilo age apenas conforme seus interesses.

Táticas usadas: Dominar, governar e contestar as questões da negociação.

  1. Analise da Situação e Planejamento.

      3.1 Analise da situação

Averiguando a situação, pôde-se notar que há uma divergência de interesses. De um lado está a Associação de Moradores, que é representado por Sr. Carlos Henrique, que apresenta um perfil restritivo. Seu objetivo principal é de impedir a construção da gravadora, alegando que haverá perturbação da ordem publica. Segundo ele afetará também a segurança dos moradores, devido à quantidade de pessoas estranhas que irão frequentar o local, O trânsito ficará mais perigoso no local. Outro questionamento é que a maioria dos moradores são conservadores e de 3º idade, que prezam pela tranquilidade e descanso. E ainda ressalta que o bairro não necessita de progresso vindo desse empreendimento para melhorar.

Do outro lado se encontra a gravadora, que está sendo representada por Sr. Jorge Andrade, como negociador, vem apresentando uma negociação amigável. Seu objetivo é defender a instalação da gravadora no bairro, trazendo desenvolvimento, maiores empregos e oportunidades, O mesmo alega que o progresso é inevitável.

     3.2 Planejamento

        O objetivo da gravadora é de instalar a sede da empresa em uma cidade de classe média no interior de São Paulo. Utilizando a estratégia de levar alguns moradores a uma visita a matriz da gravadora, para que possam confirmar que a mesma possui uma tecnologia de ponta e para tirar qualquer dúvida sobre os questionamentos levantados em relação ao barulho, infraestrutura e segurança.

        Para o argumento dos moradores sobre o barulho, a gravadora é revestida com material especial que isola som no ambiente interno. Outra reclamação foi trânsito, pode-se investir em uma melhor sinalização e faróis, para facilitar o fluxo de pessoas, negociar com a Secretaria de Trânsito responsável pela cidade sobre uma possível obra de retorno junto à rodovia para facilitar entradas e saídas de veículos pela pista, evitando o trânsito no interior da cidade e reduzindo a movimentação em outras vias do bairro. Em relação à segurança, aumentar a iluminação nas ruas, instalações de câmeras de seguranças aos arredores da gravadora, contratar vigias diurnos e noturnos, procurar órgãos competentes da prefeitura, setor de segurança pública, requerendo o aumento do patrulhamento da policia municipal dentro do bairro.

  1. Cultura e Clima Organizacional

Os moradores temem qualquer mudança, porque estão confortáveis, seguros em um ambiente calmo, tranquilo, todos se conhecem e a rotina é quase sempre a mesma. Por isso, são contra a construção da gravadora, porque iria interferir diretamente no dia a dia de todos, trazendo barulho, pessoas estranhas, insegurança, trânsito alterado, enfim, qualquer mudança que eles julgam desnecessárias.

A gravadora sempre bem vista pelos seus colaboradores, sempre os motiva dar a possibilidade para que opinem em algumas decisões, tendo planos de carreira e sucessões. Mas devido à mudança de localidade, mudança de rotina, estar tornando o clima desafiador e tenso, Pois todos criam expectativas sobre esse novo empreendimento, mas  ele está em conflito com os moradores da localidade. Tudo isso causou uma desmotivação e medo, pois além desse conflito, também foram contratados novos colaboradores devido ao crescimento da empresa. Caso se obra não for liberada, automaticamente ocasionará demissões de muitas pessoas.  Estes fatos refletiram de forma negativa para a gravadora, onde obtiveram um alto nível de absenteísmo e como consequência houve uma queda na produção, trazendo prejuízos a empresa. Mas ela ajudará seus colaboradores com a ajuda de custo da moradia neste novo bairro, ela investirá em uma frota de carros para ajudar nos transportes de seus funcionários, com combustível pago pela empresa.  Enfim, a empresa atuará seriamente para estabilizar seus funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com