TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Economia Empresarial

Por:   •  30/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.459 Palavras (10 Páginas)  •  926 Visualizações

Página 1 de 10

ATIVIDADE FINAL

Matriz de resposta

Disciplina: Economia Empresarial

Módulo:

Aluno: Taciana Lopes Martins

Turma: Administração de Empresa

Tarefa:

Questão 1 – Certamente, você já teve de realizar uma escolha quando da necessidade de alocação de um recurso pessoal, como a sua renda ou o seu tempo.  

Quais foram o(s) custo(s) de oportunidade que você teve ao realizar essa escolha?

Tomar decisões sem avaliar todo o cenário é bastante arriscado. É até possível que você seja bem-sucedido em alguns casos, mas é provável que essa estratégia não funcione muito bem na maioria das situações.

Às vezes, existe a tentação de realizar a avaliação de um custo de oportunidade sem um planejamento profundo, avaliar os impactos de uma decisão é essencial, não vai existir um certo ou errado, existe apenas o que você considera ser o melhor.

O custo de oportunidade está diretamente ligado às vantagens e desvantagens de cada aplicação e como elas se encaixam com a sua renda e com o seu tempo. Será necessário avaliar todos os riscos envolvidos, o potencial de valorização e como isso tudo irá refletir nos seus ganhos futuros.

Quando decidi fazer a faculdade, estive que empenhar tempo e esforço para aprender, e investir o dinheiro em meus estudos.O custo de oportunidade de uma escolha é o que se abre mão de obter nas opções não escolhidas.

Questão 2 – Um executivo está decidindo se executa ou não um novo projeto para o qual será alocado determinado capital disponível da empresa.

Vamos supor que os juros praticados no País estejam sofrendo um forte aumento. Como esse mecanismo pode afetar a decisão de implementar esse novo projeto?

O O recurso empresas é o capital. A empresa escolherá como alocar o seu capital sempre na expectativa de maximizar o seu lucro.

Maximizar o lucro significa que o empresário deve verificar o custo de oportunidades para esse novo projeto onde irá obter melhor resultado. Essa escolha naturalmente dependerá da estrutura de mercado em que a empresa está inserida, no caso em questão a expectativa do executivo tende a ser a melhor possível já que os juros estão em alta e o mesmo não pode cometer nenhum risco com o capital, lembrando que caso ocorra erros e a empresa terá que pegar dinheiro fora e terá que pagar altos juros.

Questão 3 – Se você fosse o produtor de um bem, preferiria que a demanda desse bem fosse inelástica ou elástica? E se fosse o consumidor desse bem, o que preferiria? Justifique a sua resposta.

Como Produtor de um bem o interessante para ele seria que a sua demanda fosse inelástica quando o preço do seu produto aumenta, não haverá queda na demanda quando o bem for de necessidade.

Já o Consumidor prefere que a demanda seja elástica, aonde ele consegue não utilizar aquele bem que aumentou o preço, pois não se trata de um bem necessário.

Questão 4 – Que mecanismo fez com que, no final de 2019, a peste que atingiu a produção chinesa de suínos impactasse o preço da carne no mercado interno brasileiro? Descreva-o.

Em 2019, houve uma peste suína africana, sendo essa um vírus incurável onde ocasiona-se quase toda a morte dos suínos na China, sendo assim os preços disparem, pois falta a carne de porco no mercado fazendo com que a inflação da segunda maior economia do mundo se aproxima-se da máxima.

Sobretudo as exportações brasileiras aumentaram se muito, referente ao ano anterior.  

Por conta dessa crise e com o dólar alto ficou mais vantagens aos criadores de bovinos, aves e suínos exportarem os seus produtos, fazendo com que sobrasse menos produto no mercado nacional, entanto os preços acabam subindo.

Questão 5 – Que mecanismo fez com que as festas de final de ano, o décimo terceiro e a liberação do FGTS também impactassem o preço da carne no País? Descreva-o e compare-o ao mecanismo apresentado na questão 4.

Em uma época festiva, e também aonde o dinheiro está em maior volume nas mãos das pessoas os mesmo não deixam de consumir o produto apenas por que eles terem altos preços.

O consumidor paga-se mais para não ficar sem esse produto em sua mesa.

Questão 6 – Que mecanismo fez com que, no final de 2019, a forte alta de preço da carne bovina afetasse o preço da carne de frango? Descreva-o.

Com a peste suína africana, as exportações de carne bovina também aumentou fazendo com que o preço da carne obtivesse um aumento significativo, tendo então a população procurando um novo produto para a substituição que seria a carne de frango, porém com muita demanda e pouca oferta a carne de frango também passa a ter um aumento.

Questão 7 – Como é constituído um cartel? Como o cartel forma o preço do mercado?

A constituição de um cartel é a formação de duas ou mais empresas de um mesmo setor de atividade que se unem para coordenar a produção e quando possível, determinar os preços. O preço do mercado é formado pelas empresas envolvidas fazendo com que os preços sejam nivelados, porém, tentando sempre ser lucrativo para os comerciantes envolvidos.

Questão 8 – Quais são as conhecidas dificuldades inerentes à manutenção de um cartel? Relacione a sua resposta com os eventos ocorridos no mercado mundial do petróleo, relatados no trecho da notícia apresentada.

Para que exista um cartel, é necessário que exista também a cooperação entre os envolvidos. Partindo disso:  Nações e empresas precisam compactuar de um interesse comum. Quando isso não ocorre o cartel começa a ter dificuldade de operar. Interesses conflitantes de ordens económica ou até mesmo ( e em uma grande parte das vezes) política afetam como os cartéis devem funcionar e/ou adquirir conflitos internos. Como visto no exemplo do texto sobre a OPEP, a Rússia não quis diminuir naquele momento a oferta de petróleo, ou seja, não queria cortar a produção naquele momento. Para a OPEP em si, isso era necessário frente a redução de demanda gerada pela crise do Coronavírus.
Portanto o interesse dos integrantes do cartel (oficialmente ou não) precisa ser comum, para que eles possam assim controlar os preços de mercado e atingirem seus objetivos.

Questão 9 – Qual é o efeito da queda de preço da gasolina, um derivado do petróleo, no mercado brasileiro de álcool combustível?

Para a indústria sucroalcooleira, é interessante que o preço do barril de petróleo seja estável ou que sofra aumentos, assim conseguem aumentar a demanda e consequentemente melhorar a margem do seu produto vendido nos postos (álcool combustível). Com a queda do preço dos barris de petróleo, os preços do produto final derivado (gasolina) torna-se viável, e acaba tomando uma fatia da demanda por combustível, ou seja, o álcool perde mercado e faturamento.

Questão 10 – De que forma as expectativas da sociedade quanto à inflação são importantes para o efetivo resultado da inflação. Cite exemplos.

Quando a sociedade está otimista (meta BAIXA) e tem um perspectiva clara quanto a meta de inflação e assim aos aumentos que a mesma acarretara ao longo do tempo previsto nos preços dos serviços e produtos, consegue assim planejar gastos, investimentos e tomada de crédito junto aos agentes financeiros. O mercado assim se aquece e o gasto por família aumenta, melhorando assim as expectativas de consumo e produção dos bens, diminuem o desemprego e aumenta a distribuição de renda. Esse é o cenário ideal.
Quando a sociedade não tem uma perspectiva clara sobre os reajustes que serão feitos ao longo do tempo nos produtos e serviços ou tem uma perspectiva muito ruim (meta ALTA), não consegue planejar, não investe, não toma credito. Todo o cenário descrito acima é invertido e temos crises, retrações nas produções, desemprego. Para manter a meta o governo usa com mais frequência a ferramenta da TAXA BÁSICA DE JUROS, quando elevada ajuda a reduzir a atividade económica, e assim reduzir a inflação. Porém isso também gera aumento no desemprego.
Por isso a meta de inflação tem de ser clara, para que a sociedade como um todo possa planejar a tomada de decisões.    

Questão 11 – Qual é o principal papel do Banco Central? Qual é a importância da lei que lhe garante autonomia? Como ela reforça a credibilidade do Banco Central?

De acordo com a WIKIPÉDIA eles definem o papel do Banco central como  “Um banco central é uma entidade independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo. Além disso tem como objetivo definir as políticas monetárias (taxa de juros e câmbio, entre outras) e aquelas que regulamentam o sistema financeiro local. O banco faz isso interferindo mais ou menos no mercado financeiro, vendendo papéis do tesouro, regulando juros e avaliando os riscos econômicos para o país”. Sabemos que o Banco Central Brasileiro ele tem autonomia operacional e certa independência, mas legalmente ainda é dependente e subordinado ao Conselho Monetário Nacional e ao Ministério da Fazenda. Já com a lei da autonomia a credibilidade do Banco central aumentaria pois acreditamos que a estabilidade da economia geraria um crescimento. Pois o que quebra um pouco a credibilidade é que atualmente os membros são indicados pelo Presidente, com aprovação do Senado, e os membros podem ser demitidos pelo presidente, inclusive sem necessidade de justificativa. Se tornando cada eleições Presidenciais um momento incerto para a nossa economia e com a Lei que garante a autonomia não teríamos mais essa incerteza e instabilidade.

Questão 12 – Qual é a ligação entre o investimento, a poupança, a produtividade e o crescimento econômico de um país?

A ligação entre os quatro termos é direta. A produtividade é a capacidade de produzir uma quantidade X em um determinado período de tempo. Aumentar essa produtividade quer dizer, produzir X+Y no mesmo período de tempo medido anteriormente, sendo assim a produção em si aumenta e oferta de produtos ou serviços determinados também, podendo assim atender uma fatia maior do mercado(interno ou externo). Isso gera crescimento econômico. Porém, para um dos caminhos para  o aumento da produtividade é o investimento. Seja esse em capital humano, capital físico ou capital financeiro. Também na mesma linha, o trabalhador que produz mais ( tem um produtividade melhor) aumenta a renda per capita do país. Com mais dinheiro circulando, os trabalhadores e as empresas tem condições de consumir mais ou poupar mais, gerando um aumento também dos investimentos, seja esse em consumo, seja em educação e aperfeiçoamento do capital humano ou inovação e aquisição de melhores maquinários (capital físico). Isso também propicia aumento na produtividade e gera crescimento econômico. Portanto todos elementos agem em cadeia esse crescimento seja verificado.

Questão 13 – Em determinado país, o governo tem déficits volumosos anualmente nas suas contas (T – G < 0). Para financiar esse déficit, o governo tem dois caminhos: pedir emprestado por meio da emissão de títulos públicos ou emitir dinheiro. 

Quais são as consequências dos dois tipos de financiamento apresentados?

A emissão de títulos públicos, aumenta o endividamento ou a chamada DÍVIDA PUBLICA, quando em moeda nacional (real) é chamada de dívida interna e quando é em moeda estrangeira (dólar, normalmente) é chamada de dívida externa. Os “títulos do tesouro”, como são chamados, tem que pagar aos compradores dos mesmo, juros.  Esses vão captar dinheiro do mercado e adiar uma dívida para um período x de tempo pré determinado pelo ofertante (governo/ estado). Portanto, está pegando dinheiro emprestado da sociedade e pagará juros por isso, e aumenta o endividamento. Pode funcionar também como um mecanismo de controle de inflação, aumentando quanto tem muitos resgates dos títulos e diminuindo quando capta muito dinheiro do mercado.
Já a emissão de dinheiro ou moeda, aumenta a INFLAÇÃO. Quando se tem uma quantidade X de dinheiro no mercado, e uma quantidade Y de bens e serviços, o dinheiro tem um valor. Quando emitimos mais moedas, e aumenta-se a oferta de dinheiro (físico e com crédito por exemplo) a equação fica 2X de dinheiro para o mesmo Y de bens e serviços, isso gera inflação. Significa que com a inflação o seu dinheiro vale menos, e você precisa de mais para adquirir os mesmos produtos e serviços de antes.  A consequência final é a perda ou diminuição do poder de compra dos indivíduos.

Questão 14 – Em que consiste o depósito compulsório?

Consiste em controlar a quantidade de dinheiro que circula na economia interna. Através do compulsório que o crédito é influenciado juntamente com as taxas de juros cobradas, essa prática é adotada pela política monetária.

O depósito serve para diminuir a quantidade de dinheiro em circulação e reduzir os recursos disponíveis para empréstimos bancários no país.

E o governo tem como papel o poder de compra da moeda no país.

Questão 15 – Qual foi o objetivo do Banco Central ao diminuir o percentual do compulsório?

Tem como objetivo ajudar no controle da inflação e regular a quantidade de dinheiro disponível, no momento que a diminuição do percentual do compulsório a moeda volta a circular no mercado.

Questão 16 – A cotação do dólar já vinha subindo desde o ano de 2019. Se você fosse sócio de uma cadeia de hotéis no Brasil, que impacto essa trajetória do dólar teria no seu setor?

O impacto é uma maior faturamento, os turistas procuram por lugares aonde o poder de compra deles estará maior, os hotéis esperam muitos turistas estrangeiros, que podem consumir e injetar dinheiro na nossa economia.

Questão 17 – A intervenção descrita na notícia é dentro de um regime de câmbio flutuante sujo, que vigora no Brasil desde 1999.  

Como o Banco Central atua nesse tipo de regime?

O Banco Central atua com algumas interferências, aonde ele não deixa o câmbio ser determinado pelo mercado, tendo a flexibilidade e a possibilidade de adaptar os preços da economia com as condições de mercado, nesse regime se destaca a fragilidade das reservas internacionais de dólares. Porém não se consegue alterar contratos quanto as oscilações da moeda de maneira geral.

Questão 18 – Como o câmbio fixo auxilia no controle do aumento descontrolado de preço?  Explique a necessidade de o Banco Central ter reservas cambiais (dólares) robustas para manter a cotação fixa.

Como se sabe o câmbio fixo possuem previsibilidade, entanto não haverá nenhum tipo de surpresa, portanto não haverá aumento descontrolado de preço. O Banco Central precisa ter suas reservas cambiais em dólares para que ele possa intervir em uma emergência, o mesmo colocam os dólares a venda com a tendência de reduzir a pressão pela alta da moeda, pois colocando mais dólares no mercado o mesmo tende a ficar com o preço menor.

Referências bibliográficas

ESTADÃO. Dolar Recorde. Disponível em: https://paginabrazil.com/dolar-renova-recorde-de-fechamento-apos-atingir-r-5-na-maxima-do-dia/. Acesso em: 10 jul. 2020.

ESTADAO. Economia. Disponível em: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,banco-central-decide-reduzir-compulsorio-diminuindo-aperto-monetario,70002890126. Acesso em: 20 jul. 2020

MANKIW, N. Gregory. Macroeconomia. 8. ed. Rio de Janeiro: Ltc, 2014.

VARIAN, Hal R.. Microeconomia: uma abordagem moderna. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

ZYGIELSZYPER, Nora Raquel. Economia Empresarial. Rio de Janeiro: Fgv, 2018.

WIKIPEDIA. Banco central. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_central. Acesso em: 10 jul. 2020.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (427.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com