TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina “Projeto Integrador “Acolhimento e atenção”

Por:   •  29/5/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Disciplina “Projeto Integrador “Acolhimento e atenção”

Fragilidade emocional de pacientes em cuidados paliativos: COVID-19

Lara Fabian Rocha Rodrigues

RA:922108581

Almir Pereira da Silva

RA:922111648

Samantha silva de costa

RA:922110565

 Ana Carolina Ferreira

RA: 920204249

 Vitória Regina de Fátima Silva

RA: 922107996

Hugo gasbarro lacerda soares

RA:922110600

 Caroline de Souza Nascimento Santos

RA: 922112392

 Gabriela de Melo Figueiredo

RA: 922109020

 Haliff Oliveira

RA: 921206419

 Vanessa de Souza Silva

RA: 3021102402

Isabela Caroline de Camargo

RA 1419101777

ORIENTADOR: Meire Roberta B.Mendes Ledesma

SÃO PAULO

2022

SUMÁRIO

1.0 Introdução aos cuidados paliativos .......................................................

2.0 Material e métodos ...............................................................................

3.0 Desenvolvimento.................................................................................        

4.0 Conclusão ..............................................................................................        

5.0 Referências Bibliográficas......................................................................

1.0 INTRODUÇÃO

A covid 19 foi um surto epidemiológico global iniciando-se na China. Havendo o primeiro caso no  Brasil em 26 de fevereiro de 2020.

A covid 19 é uma variante do coronavirus de extremamente rápido contágio  e agressivo, causando perda dos sentidos olfato, paladar. A síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2), o sétimo coronavírus humano, foi descoberta em Wuhan, província de Hubei, China, durante a recente epidemia de pneumonia em janeiro de 2020 . Desde então, o vírus se espalhou por todo o mundo e, a partir de 20 de maio de 2020, infectou 4.806.299 pessoas e causou 318.599 mortes. Sars-CoV-2, bem como o CORONAVÍRUS SARS-CoV e síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) causam pneumonia grave com taxa de fatalidade de 2,9%, 9,6% e 36%, respectivamente .A covid age de forma tão severa e violenta causando graves doenças pulmonares como dispnéia, dores no peito e infecção aguda dos pulmões levando o paciente a ser entubado em estado grave sem saber se o paciente poderá sobreviver a tal situação, devido rapidez do vírus de deteriorar o sistema pulmonar. causando cerca de 621 milhões de casos e mais de 6 milhões de mortes.

Os  Cuidados Paliativos é uma abordagem voltada para o controle de sintomas,conforto e qualidade de vida, deve ser oferecido em conjunto com o tratamento padrão de qualquer doença que ameace a continuidade da vida” havendo ou não a possibilidade de reversão do quadro da doença."  Sendo assim, pacientes com  coronavírus também se encaixam em tal situação, porém pela falta de experiência em tal situação, e recursos a equipe de saúde não conseguir lidar com a situação de emergência." Durante a mesma , a falta de integração dos CP aos protocolos de triagem ignora as necessidades dos pacientes que precisam urgentemente desse tipo de atendimento, sustentada por uma falsa dicotomia onde a opção de não fornecer os CP se deve à necessidade de favorecer o tratamento.” Outra descoberta da COVID-19 , foi suas variantes que , para prejudicar ainda mais a área da saúde foi evoluindo , o vírus sofre a mutação permitindo certas vantagens dentro  das variantes anteriores prejudicando o sistema imunológico do paciente . Tais variantes como: Alpha , Beta , Gamma, Delta e Ômicron  3, assim cada linhagem se tornando ainda mais perigosa e de fácil transmissão

 

        2.0 MÉTODOS

Foi dirigido um estudo sobre cuidados paliativos na covid 19.

Negligenciado devido a falta de experiência em tal situação e o risco que os profissionais corriam pela alta rapidez do vírus de se propagar .

Os cuidados paliativos vem com uma ideia de dar ao paciente uma morte digna, estes cuidados prevêem a ação de uma equipe interdisciplinar, onde cada profissional reconhecendo o limite da sua atuação contribuirá para que o paciente, em estado terminal, tenha dignidade na sua morte.

Esse estudo consiste em avaliar os cuidados realizados em pacientes que necessitavam dos CP durante pandemia global ocorrida recentemente. Para o entendimento do estudo buscamos artigos que relatam os acontecimentos durante o ápice da pandemia.

“Diante da imposição de padrões etários em acordos para alocação de recursos escassos, o cenário da pandemia de covid- 19, nos grupos de riscos tais como:  idosos , crianças e pacientes com doenças respiratórias como a ( DPOC) , demonstram  um tipo de discriminação contra   esse publico que desconsidera suas biografias e valores”.

 

Para a seleção dos artigos foram utilizados as palavras chave (covid 19 , cuidados paliativos na covid 19).

                                              3.0 DESENVOLVIMENTO

De acordo com os dados encontras dos cuidados paliativos na covid 19 e discussão entre o grupo foi constatado que os cuidados CP houve várias divergências éticas dos profissionais de saúde devido a imensidade da situação e proporção de infectados e motos devido a variante do coronavírus.

Milhares de pessoas morram sem ter acesso aos cuidas paliativos que lhe devia ser aplicado. E muitas que conseguiram sair das UTI em vida também não recebem os cuidados CP devido. Em meio essa situação de crise e desespero muitos profissionais não estavam preparados para esse tipo de situação. Em cuidados CP em grande escala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (189.8 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com