TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR DA DISCIPLINA CONSULTORIA INTERNA E EXTERNA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  23/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.193 Palavras (13 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 13

 CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - EAD

PROJETO INTEGRADOR DA DISCIPLINA
CONSULTORIA INTERNA E EXTERNA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Consultoria e Externa em Recursos e Externa em Recursos Humanos

ROBERTA LAURATTO CAMPEIS      R.A.8003654

BATATAIS - SP

4° SEMESTRE / 2018

                   

Projeto Integrador do Curso Superior de Gestão de Recursos Humanos – EaD, do Claretiano – Centro Universitário, de Batatais, como requisito obrigatório para a carga horária de atividades.

ORIENTADOR: Neivaldo Hakime Dutra

DIAGNÓSTICO DE ASPECTOS  DA  CULTURA  E  PRÁTICA ORGANIZACIONAL

BATATAIS - SP

4° SEMESTRE / 2018

 INTRODUÇÃO

Este projeto integrador tem como finalidade mostrar como o cenário administrativo tem se modificado constantemente, por isso esta proposta visa buscar a excelência administrativa, maximizar os resultados nas organizações e gerar um ambiente interno satisfatório. Vemos que diante da necessidade que se tem em realizar o referido projeto são muitos os benefícios por ele adquiridos, tem-se como objeto de estudo a realização de recomendações de consultoria organizacional para o setor de Recursos Humanos.

Diante disso, percebe-se que em diversas organizações dos mais variados segmentos, há continuamente uma busca por modelos de gestão que favoreça o crescimento e o bom funcionamento da empresa em virtude da competitividade do mercado, sendo este, um fator propulsor para que os gestores busquem as melhores práticas organizacionais para manter em suas empresas funcionários capacitados e competentes e, qualidade nos resultados dos processos. Através desta busca pelo crescimento as organizações veem na consultoria organizacional um recurso importante e válido.

Para Ramos: Os projetos integradores possibilitam a visão crítica e integrada dos conhecimentos, buscando a constante inovação, criatividade, adaptação e identificação de oportunidades e alternativas na gestão das organizações (RAMOS, 2008, p. 2). 

De acordo com Oliveira: Consultoria é o processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto, o controle direto da situação (OLIVEIRA, 2001).

JUSTIFICATIVA

Levando em consideração a atual dinâmica do mercado de trabalho percebe-se que um dos principais focos de desenvolvimento das organizações é o capital intelectual, ou seja, os funcionários. Eles agora são o centro de atenção das empresas e a razão primordial de suas atividades, uma vez que a principal fonte de desenvolvimento de uma empresa é o conhecimento de seus trabalhadores.
        O objetivo do projeto integrador é “estimular e aprofundar a prática de estudos independentes e interdisciplinares, com o foco na permanente atualização profissional de forma contextualizada, buscando adquirir relações com o mundo do trabalho” o nosso conhecimento no que corresponde a cultura organizacional e seus elementos para que possamos interpretá-la e compreendê-la. E levar essa informação para que as pessoas saibam da importância da cultura individual e organizacional das pessoas que as integram, e a pesquisa realizada mostra o grau de comprometimento que envolve a questão em si em sua totalidade. Os elementos que a integra, e que mesmo estudadas aleatoriamente, por questões didáticas, os fenômenos organizacionais sempre acontecem e precisam ser estudados em todos os ângulos. E as organizações devem buscar um equilíbrio na cultura a fim de proporcionar o clima organizacional que é favorável.
        Nesse contexto, esse projeto visa analisar o diagnóstico de aspectos da cultura e prática organizacional em uma empresa da cidade de Batatais/ SP.

OBJETIVOS

 Objetivo Geral.

Esta pesquisa tem como objetivo diagnosticar a cultura organizacional de uma empresa comercial no ramo de análises clínicas (Laboratório Labor Med), visando avaliar a cultura e a prática organizacional de uma empresa.

Objetivos específicos:

Os objetivos específicos do referido trabalho são:

¬ Caracterizar o tipo de liderança na empresa (ou departamento) e a qualidade do relacionamento interpessoal no grupo de trabalho.

¬ Apresentar e justificar o tipo de avaliação de desempenho adequado à cultura organizacional da empresa.

¬ Avaliar o desempenho dos colaboradores da empresa, buscando caracterizar o nível de comprometimento deles para com resultados positivos.

¬ Sugerir ações na gestão dos recursos humanos que tragam melhorias ao clima e cultura organizacional, apontando os custos envolvidos nesse programa.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.

Cultura organizacional.

A palavra “cultura” é um termo precedente do passado e a sua definição está no centro das discussões das ciências que estudam o homem, mostrando ser um assunto interminável, permitindo que sejam feitas interpretações distintas de seus usos e valores. Por exemplo, no império romano, referia-se ao cultivo de produtos relacionados com a terra, à educação, ao desenvolvimento das crianças e aos princípios de cuidado das religiões politeístas.
       Avançando na história durante o mercantilismo e da expansão das nações imperialista, “cultura” passou a ser usada no sentido de entendimento de costumes, línguas, crenças e mitos de povos diferentes para o estabelecimento de relações comerciais e de relação de dominação na organização social (Fleury; Fleury, 1995).
       Essa definição passou a dominar a sociedade ocidental, assim os dicionários definem cultura como a totalidade de padrões de comportamento, artes, crenças, instituições e todos os outros produtos do trabalho e do pensamento humanos, característicos de uma comunidade ou população, transmitidos socialmente (American Heritage Dictionary apud Freitas 1991). De acordo com Barbosa (2002).
       Dessa forma o conceito de cultura foi definido e posteriormente trazido às ciências administrativas na segunda metade do século XX e foi criado para representar, em um sentido muito holístico, os adjetivos de qualquer grupo humano específico que passem de uma geração para a seguinte e, se consagrando como uma dimensão importante na área de administração.
       Sendo assim, os aspectos culturais são vistos como necessários e de grande importância em qualquer tipo de avaliação prática organizacional, despertando grande interesse. Desse modo o termo cultura organizacional foi o primeiro a aparecer e se tornar popular. Esse é fruto da combinação do conceito de cultura e com outros oriundos do área organizacional e de negócios, chamou a atenção para as reações que os valores, crenças e símbolos causam no comportamento das pessoas, no resultado econômico e nos processos de transformação da organização (Freitas, 1991).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (927.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com