TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA E MERCADO

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.556 Palavras (11 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA - INTERATIVA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

[pic 1]

PIM IV

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

INDAIATUBA

2013


UNIVERSIDADE PAULISTA - INTERATIVA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

RA 1301803

[pic 2]

PIM IV

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

FERNANDA RODRIGUES GOMES

INDAIATUBA

2013

RESUMO

Este tem como finalidade acadêmica, de um projeto onde apresentamos uma organização, e nele aplicamos os conhecimentos adquiridos nas aulas do AVA. De forma a maximizar os conhecimentos universitários e elaborar um projeto como uma disciplina verificada dos mesmos. A empresa pesquisada, a apresentar é Wolf Metalúrgica, uma organização nacional a mais de 39 anos no mercado brasileiro que presta serviços para indústrias automobilísticas, fabricando máquinas para perfuração de rochas. As matérias abordadas neste trabalho serão Suprimento de mão de obra onde mostrarei como funciona o processo de recrutar e selecionar pessoas dentro da empresa suprindo e satisfazendo as necessidades da mesma; Gerenciamento de Pessoas se a empresa atua de forma focada nas estratégias organizacionais e na melhoria da competitividade e Dinâmica de Relações Interpessoais onde irei apresentar o conceito de gestão de pessoas em um contexto de grupos sociais inseridos no ambiente empresarial.

Palavras-chave: Suprimento de Mão de Obra, Gerenciamento de Pessoas e Dinâmica de Relações Interpessoais.

SUMÁRIO

Introdução................................................................. 03

Suprimento de Mão de Obra.................................... 06

Planejamento Pessoal.............................................. 06

Descrição dos tipos de recrutamento e quais tipos são utilizados pela empresa............................................ 08

Processo Seletivo..................................................... 09

Gerenciamento de Pessoas..................................... 11

Dinâmica das Relações Interpessoais..................... 13

Motivação................................................................. 14

Liderança.................................................................. 14

Conclusão................................................................. 16

Referências............................................................... 18

INTRODUÇÃO

Lidar com pessoas é a base para o desenvolvimento e crescimento, porém o fato de lidarmos com pessoas é uma tarefa bem difícil.

Fazer um trabalho sobre uma empresa é um grande desafio, quando você acha que acabou sempre tem um detalhe a mais, alguma coisa a mais para comentar, principalmente quando se trata de empresas grandes, que possuem filiais espalhadas pelo Brasil e cada um com sua maneira de trabalhar e desenvolver suas atividades rotineiras.

Os assuntos tratados nesse trabalho serão de Suprimento de Mão de Obra, dando ênfase na área de Recrutamento e Seleção da empresa, como ela exerce essa atividade satisfazendo e suprindo as necessidades da empresa; Gerenciamento de Pessoas e Dinâmica das Relações Interpessoais que são elementos importantes dentro de uma empresa sendo ela de pequeno, médio ou grande porte.

A empresa Wolf Metalúrgica Equipamentos Pneumáticos e Hidráulicos surgiu em 1974 com o Sr Wolf como prestadora de serviços automobilístico e agrícola. Com o passar dos anos foi implementado métodos tecnológicos que fez com que a empresa engrenasse numa nova linha de fabricação: equipamentos para perfuração de rochas. Sua sede fica situada na cidade de Indaiatuba e suas filiais nos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Hoje a empresa é composta pela família do Sr Flávio Wolf e vai passando de geração em geração e sempre esta em busca de melhor atendimento ao cliente, continuidade das tecnologias para melhorias dos equipamentos de fabricação, busca de melhores condições de trabalho onde o ambiente seja sempre limpo e organizado e é uma empresa que priva o trabalho em equipe para que possa dar continuidade aos seus investimentos.

O contexto desse trabalho é avaliar o contexto organizacional da empresa, viabilizando o entendimento de como eles satisfazem as pessoas de acordo com as necessidades da empresa.

Vou avaliar sua forma de gerenciamento das pessoas dentro da empresa, focando nas suas estratégias organizacionais e por fim vou avaliar como funciona a comunicação nas relações interpessoais e sua forma de liderança com os grupos.

  1. SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Planejar, recrutar selecionar pessoas não é algo fácil, é uma tarefa árdua na área de Recursos Humanos onde todos os esforços devem ser concentrados para satisfazer as necessidades em termos de pessoas para suprir as necessidades da empresa.

As pessoas estando no lugar certo, na hora certa e com competência adequada são fundamentais para o crescimento da empresa e sua prosperidade, tendo base, que estes recursos são os principais agentes que levam a empresa ter um desempenho melhor em suas tarefas e consequentemente terem uma produção mais adequada e com qualidade.

As pessoas são agentes de transformação dentro de uma empresa, indivíduos qualificados, treinados, desenvolvidos, reconhecidos e valorizados produzem melhor, bem como, pessoas que trabalham naquilo que gostam.

  1. PLANEJAMENTO DE PESSOAL

Conforme Dutra (2009, p.63) “É a quantidade e qualidade de pessoas necessárias para cada uma das operações ou negócios da empresa”.

Baseando nessas informações do autor podemos entender que se trata de indivíduos alocados dentro da empresa de acordo com suas necessidades, tanto nos tipos de serviços por áreas, em determinado tempo dependendo da demanda de algum produto ou no remanejamento de pessoas de acordo com a absorção da empresa em termos de pessoas.

A Wolf é uma empresa que trabalha em 3 turnos, a produção não para, e seu planejamento de mão de obra é de extrema importância, pois, devido seu ramo de atividade, não poderá haver falhas na execução de seus processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (172.1 Kb)   docx (39.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com