TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EIRELI - EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

Por:   •  18/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE POSITIVO

ESCOLA DE NEGOCIOS – ADMINISTRAÇÃO E CIENCIAS CONTABEIS

JACKELINE VAZ, LETICIA DUTRA, LETICIA MARTINS, LUCAS MATIAS, MARIANA BALBUENA, NATASHA ALMEIDA

EIRELI - EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

CURITIBA, 2017

JACKELINE VAZ, LETICIA DUTRA, LETICIA MARTINS, LUCAS MATIAS, MARIANA BALBUENA, NATASHA ALMEIDA

EIRELI - EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

[pic 1]

CURITIBA, 2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

EIRELI - EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA        5

EMPRESA        5

EIRELI        5

CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8

INTRODUÇÃO

A empresa existe em decorrência da vontade da(s) parte(s) que a constituem e é tomada frequentemente pela doutrina como espécie de propriedade que serve à sociedade produzindo riquezas. Em razão de sua posição jurídica de vantagem de conteúdo material é que a empresa pode ser tomada como espécie de propriedade.

Por outro lado, a atividade da empresa parte da utilização de bens apropriáveis e do contrato, o que tem por decorrência o fato da funcionalização destes institutos nela refletir.

Segundo consolidado na doutrina comercialista, a segurança jurídica é um dos atributos fundamentais para estimular o fluxo econômico interempresarial, na medida em que, sabendo exatamente quais são as regras do jogo, os agentes podem prever mais claramente os custos e riscos atrelados a cada negócio, evitando custos desnecessários nas transações.

Para a concretização da segurança jurídica, é fundamental o ajuste de um sistema jurídico no qual preponderem normas claras e precisas que minimizem a obscuridade acercadas regras do jogo e, sobretudo, um Poder Judiciário que traga, por meio de suas decisões, estabilidade acerca da interpretação e aplicação das normas jurídicas especialmente em relação aos contratos empresariais.

Entretanto, o atual modelo de estruturação do sistema jurídico brasileiro não favorece este escopo. Assentado em bases pós-positivistas, predominam em seu núcleo disposições normativas abertas, abstratas, com conteúdos flexíveis e indefinidos que oscilam segundo a ideologia do intérprete, provocando incerteza e imprevisibilidade.

Conforme Mamede (2007) abrange a teoria geral da empresa; sociedades empresariais; títulos de crédito; contratos mercantis; propriedade intelectual; relação jurídica de consumo; relação concorrencial; locação empresarial; falência e recuperação de empresas.

No atual estágio de desenvolvimento do Direito, a inserção de valores abertos nos ordenamentos jurídicos é um dado da realidade que deve ser previamente considerado na aplicação da análise econômica do direito aos institutos jurídicos. Há algum tempo já se reconhece que a justiça não pode ser equiparada à mera maximização das riquezas e que, portanto, o ordenamento jurídico visa a concretização de valores que escapam a questões econômicas.

O Direito Empresarial é, portanto, o conjunto de normas jurídicas que regulam as transações econômicas privadas empresariais que visam à produção e à circulação de bens e serviços por meio de atos exercidos profissional e habitualmente, com o objetivo de lucro, consoante (MARTINS, 2012).

EIRELI - EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

EMPRESA

A empresa se impôs como fenômeno contemporâneo, com fluxos e refluxos a ponto de constituir uma realidade gritante a cujo impacto o Direito não pôde resistir. Tanto é verdade que, após as hesitações e perplexidades iniciais, acabou por assumir um papel de capital importância no plano jurídico, abalando e transformando a estrutura e a função do Direito Comercial (BULGARELLI, 2010, p.10).

Assim a empresa em razão da sua influência, dinamismo e poder de transformação, serve como elemento explicativo e definidor da civilização contemporânea. Historicamente, o termo “empresa” teve seu surgimento no Código Comercial francês de 1807, ao referir-se ao contrato de empresa, ou fornecimento de serviços, dentro da matéria de competência dos tribunais de comércio. Foi somente no Código Civil italiano (1942) que a empresa foi acolhida sob o manto do empresário, do estabelecimento e da atividade, contrapondo-se à teoria dos atos de comércio, até então em vigor, mas que já não garantia o comércio em evolução (MARTINS, 2012, p.12).

EIRELI

Criada pela Lei 12.441, de 11/07/2011, a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - EIRELI é aquela constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não poderá ser inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País. O titular não responderá com seus bens pessoais pelas dívidas da empresa (NETO, 2012).

A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade.

Ao nome empresarial deverá ser incluído a expressão "EIRELI" após a firma ou a denominação social da empresa individual de responsabilidade limitada.
A EIRELI também poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária num único sócio, independentemente das razões que motivaram tal concentração (ASSIS, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com