TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS - O EMPREENDEDOR

Por:   •  22/9/2015  •  Artigo  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

NILTON DIAS

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

O Empreendedor

[pic 3]

Caxias do Sul

2007

NILTON DIAS

EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

O Empreendedor

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Administração de Pequenas e Médias Empresas  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Empreendedorismo e Plano de Negócios.

Orientador: Prof. Robson Casagrande.

Caxias do Sul

2007

ÍNDICE

OBJETIVO  ....................................................................................        4

ORIENTAÇÕES  ............................................................................  4

QUESTÕES E RESPOSTAS .........................................................  4

OBJETIVO:        Refletir sobre o perfil empreendedor e pensar nas aspirações do aluno após o término do curso.

ORIENTAÇÕES:        Este é um momento aonde você se depara com alguns questionamentos, pois o curso que você está realizando já está indo rumo à reta final. Muitas coisas aconteceram e certamente muitas ainda irão acontecer, porém o mais importante é que você está próximo a uma grande realização, e após esta realização é necessário pensar no que irá acontecer no futuro, e é sobre isto que você deve falar nesta atividade.

QUESTÕES E RESPOSTAS:

  1. Uma das características do empreendedor é estar sempre inovando o mercado para se diferenciar. No seu caso você pretende empreender algo novo (isso pode ser dentro do próprio negócio existente ou na criação de um novo negócio, e também na inovação das rotinas da sua função atual)?

        Sim, eu já estou me antecipando mesmo antes da conclusão do curso para         me posicionar no mercado de uma forma mais competitiva. Em 31 de         janeiro passado (31/01/2007) eu me desliguei da empresa em que eu         trabalhava, onde eu possuia um salário considerável, um bom cargo e a         aprovação da alta diretoria, para passar a buscar uma profissão mais         autônoma, a princípio baseada na possibilidade de ser um representante         comercial para uma multinacional israelense. Como as negociações não         chegaram a bom termo com esta empresa, passei então a me direcionar         para uma segunda e já prevísta opção de trabalho, que apesar de         apresentar mais riscos e resultados a médio prazo, sempre me atraiu: ser         sócio de uma empresa. E isso está se concretizando neste mês, pois um         amigo me convidou para participar, com ele e mais um sócio, de uma micro-        empresa de vendas e fabricação de ferramentas de usinagem. Isto será         para mim uma excelente oportunidade de colocar em prática as teorias         assimiladas em aula, durante o curso de Tecnólogo em Administração, e         assim poder desenvolver minhas competências de empreendedor.

  1. Outra característica do empreendedor é o aprendizado constante. Quais são seus planos futuros relacionados a este ítem (aprendizado)?

        Meus planos futuros quanto ao aprendizado é de estar sempre me         atualizando, seja pela leitura de bons livros e artigos relacionados à         administração e liderança, bem como pela realização de um curso de pós-        graduação na área em que estou me formando em um futuro próximo.

  1. Fazendo uma auto-análise, quais os pontos que você acredita que precisa desenvolver para que suas características empreendedoras possam ser compatíveis com o perfil exigido para ser considerado um empreendedor?

        Acho que preciso desenvolver melhor as minhas características de         liderança e delegação de tarefas, para que assim possa me desprender de         atividades que possam prescindir de meu tempo e trabalho. Também         preciso ser mais organizado, fazendo cronogramas e definição de metas         para os projetos em que eu estou envovido, para obter resultados mais         imediatos em termos de informações e análises de rotinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com