TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO PRINCIPAL FACTOR PROMOTOR DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO DE UM PAÍS

Por:   •  29/3/2019  •  Monografia  •  2.268 Palavras (10 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE DE GESTÃO E CIENCIAS ECONOMICAS

CURSO DE GESTÃO/OPÇÃO GESTÃO DE EMPRESAS

EMPREENDEDORISMO

PRINCIPAL FACTOR PROMOTOR DO

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO DE UM PAÍS

Estudante: João Paulino Neto

Nº 7527

Orientador: MSc. Vladimir Carlos

LUANDA- 2018

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE ANGOLA  [pic 1]

EMPREENDEDORISMO

PRINCIPAL FACTOR PROMOTOR DO

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO DE UM PAÍS

João Paulino Neto ´´ kanganambwa``

Nº de Matrícula: 7527

Turma: GNK 4.1

Opção: Gestão Empresarial

Anteprojecto apresentado ao conselho científico da Faculdade gestão e ciências económicas para avaliação e aprovação como sustentação do Trabalho de Fim de Curso.

Luanda, Setembro -2018

Sumário

INTRODUÇÃO

Relevãncia da Pesquisa        3

PROBLEMATICA        4

Formulação do Problema        4

Objectivos        4

Objectivo Geral        4

Objectivos específicos        4

1.3.Hipoteses        4

Delimitação do estudo        5

Importância do estudo        5

CAPITULO II – METOLOGIA        9

Paradigma de pesquisa.        9

Quantitativo        9

Técnica de Amostragem        9

Unidade de Analise        10

Tipo de Pesquisa        10

População e amostra        11

Técnicas de Colecta de Dados        11

Questionário        12

Observação        12

Sujeito da pesquisa        12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13


INTRODUÇÃO

Empreendedorismo, é um dos assuntos mais comentados na actualidade, além de ser  muito importante, como pode ser comprovado pela afirmação de Timmons (1990) apud Dornelas (2003, p. 2) “Empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a revolução industrial foi para o século X VIII”.

O Empreendedorismo é ainda um assunto muito complexo, pelo fato de envolver inúmeras áreas da Administração. Sendo, em muitas universidades e institutos de ensino superior uma disciplina própria, o empreendedorismo abarca ciências sociais visto que ela tem como principal objectivo o desenvolvimento sócio económico de uma País.

O Empreendedor de Negócios é o grande responsável pela tarefa de transformar o potencial mercadológico e os diversos dados em um negócio de sucesso. Ele ainda é responsável pelo desenvolvimento económico e social,

O Processo Empreendedor corresponde ao caminho que o Empreendedor deve percorrer para realizar seu sonho. No caso deste estudo, serão expostas as etapas básicas envolvidas na abertura de um negócio. Este estudo destina-se ao leitor de qualquer formação, que pode não ter um conhecimento sobre empresas, mas que tem uma ideia na cabeça e deseja transforma-la num negócio. Este estudo visa auxiliar todos aqueles que sonham abrir seu próprio negócio, ainda que não possuam o espírito Empreendedor, E se possível ate solucionar o problema de “mortalidade infantil” das empresas

A gestão estratégica é considerada uma ferramenta que permite um processo contínuo de interacção do empreendedor com seu ambiente, permitindo estabelecer seus objectivos e identificar suas potencialidades, além de orientá-la no aproveitamento de todos os seus recursos disponíveis.

Relevância da Pesquisa

A globalização não só trouxe benefícios como também consequências estimularam a falta de emprego na sociedade e no nosso país em particular.

Ao iniciar a trajectória de estudo, percebemos alguns pontos que devem ser mais evidenciados e debatidos. Primeiramente, a necessidade de se conhecer o papel do empreendedorismo, e de como este pode contribuir para o desenvolvimento de nossa sociedade.

A percepção da importância do empreendedorismo para o desenvolvimento de nosso país é ponto de debate actual, visto que se busca compreender e desenvolver o indivíduo em prol de sua liberdade e emoção vinculada ao trabalho.

De acordo DOLABELA (2000) aponta que a maioria das pessoas, desde que estimulada, pode desenvolver mentalidade e habilidades empreendedoras, tornando-se capaz de criar empresas e gerar novos empregos. Para Trump e Robert,” é uma tristeza que a maioria das universidades forma funcionário e não empreendedor”. O objectivo deste trabalho é estimular o espirito empreendedor, bem como despertar o gigante interior de cada indivíduo.


PROBLEMATICA

O problema é uma questão não resolvida e que é objecto de discussão em qualquer domínio do conhecimento. O problema é de natureza científica quando envolver variáveis tidas como testáveis (Ruiz, 1996).

A principal acção do Empreendedor de Negócios, alvo desse estudo, é a constituição de novos negócios para fomentar o empreendedorismo, Aproveitando as oportunidades observadas, absorvendo mão-de-obra, gerando riquezas contribuindo assim para a economia e para o desenvolvimento da sociedade e para isso ele deve percorrer uma jornada, nem sempre tão fácil, antes de concretizar seu sonho, denominada de Processo Empreendedor. Durante este processo o Empreendedor passará por algumas dificuldades e desafios e este trabalho visa auxiliar o Empreendedor ao superá-los definindo qual a meta e o plano estratégico a seguir, Com essas observações problematiza-se este estudo da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (190.4 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com