TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo é responsável pelo desenvolvimento social e econômico de diversas localidades

Por:   •  26/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  6.708 Palavras (27 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO -  MT

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS - CUR

INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS - ICHS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO DE CURSO

guilherme padilha pinto silva

proposta de plano de negócios: easy ice

rondonópolis - mt

2017


guilherme padilha pinto silva

proposta de plano de negócios: MINERALE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Administração.

Orientadora: Prof. Ma. Roseli Aparecida dos Reis.

Rondonópolis - mt

2017

termo de aprovação

guilherme padilha pinto silva

proposta de plano de negócios: easy ice

Plano de Negócio apresentado à disciplina de Trabalho de Curso - TC, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Administração, do Curso de Administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais – ICHS, Campus Universitário de Rondonópolis – CUR, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, aprovado em xx/xx/xxxx, com nota xx, pela seguinte Banca Examinadora:

                                                                 BANCA EXAMINADORA

________________________________

PROF.

ORIENTADOR

_________________________________

PROF.

FACULDADE

_________________________________

PROF.

FACULDADE

RONDONÓPOLIS – MT

2017


Sumário

1. INTRODUÇÃO        5

2. rEFERENCIAL TEÓRICO        5

2.1. EMPREENDEDORISMO        5

2.2. o perfil empreendedor        6

2.3 empreendedorismo no brasil        10

2.4 PLANO DE NEGÓCIOS        11

2.5 PLANO DE MARKETING        13

2.5.1 Estratégias de Marketing        14

2.5.2 Segmentação e Composto de Marketing        14

2.5.3 Forças Competitivas        15

1. INTRODUÇÃO


2. rEFERENCIAL TEÓRICO

Para alcançar os objetivos deste trabalho e apresentarmos analises contundentes sobre os resultados alcançados, se faz necessária o desenvolvimento de uma base teórica que servirá de apoio para o desenvolvimento do trabalho aqui descrito.

Serão apresentados alguns conceitos dos principais autores de livros e artigos relacionados ao empreendedorismo, o perfil empreendedor, o planejamento e confecção de plano de negócio e sobre a fabricação de gelo em larga escala, atividade econômica que servirá como base para realização deste trabalho.

2.1. EMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo é responsável pelo desenvolvimento social e econômico de diversas localidades, à medida que novos empreendimentos vão nascendo o mercado de trabalho vai se expandindo, auxiliando a economia de cada região. Desta forma provando que o mundo necessita de pessoas empreendedoras que colaboram a partir de ideais arrojados, na criação produtos e artifícios tecnológicos que simplificam afazeres rotineiros, adequando comodidades e praticidade para um ambiente dinâmico e passível a mudanças imprevistas.

Segundo Dornelas (2008), O empreendedorismo tem se mostrado um grande aliado do desenvolvimento econômico, pois tem dado suporte a maioria das inovações que tem promovido esse desenvolvimento. As nações desenvolvidas têm dado especial atenção e apoio as iniciativas empreendedoras, por saberem que são a base do crescimento econômico, da geração de emprego e renda.

Conforme Longenecker e Schoen (1975 apud HASHIMOTO, 2006), a essência do empreendedorismo reside em três elementos: inovação, risco e autonomia. Com relação ao primeiro elemento, o papel do empreendedor não se limita à criação do negócio, ele compreende também o desenvolvimento de um método de produção, abertura de um novo mercado, a busca por alternativas de materiais e a busca de mudanças estruturais na empresa. O segundo elemento é inseparável a qualquer tipo de empreendimento, e variará dependendo da empresa e seu contexto. E o terceiro, é fundamental para o empreendedor decidir sobre o uso de recursos, escolher as estratégias de ação e buscar oportunidades relevantes.

Nesse contexto, Hashimoto (2006) concorda com o conceito de Drucker (2003), ao afirmar que a abertura de um novo posto de gasolina ou de uma padaria, não se considera empreender. Entretanto, uma rede de franquias como o Mcdonalds, que padroniza processos, cria mercados e consumidores, desenha fluxos de distribuição e usa metodologia para reduzir ineficiência, sim é um exemplo de empreendedorismo.

O autor deixa claro que, o ato de empreender não se limita a abertura de negócio e a possível geração de lucro, mas sim na capacidade de inovação e desenvolvimento em diversas situações seja ela prevista ou não, promovendo uma

constante capacidade de inovação nos métodos de trabalho e nas oportunidades relevantes.

2.2. o perfil empreendedor

O trabalho pioneiro realizado acerca das características comportamentais dos empreendedores foi conduzido pelo Professor da Universidade de Harvard, David McClelland em 1961. Em seus estudos, desenvolveu a teoria sobre a motivação psicológica, baseado na crença de que o estudo da motivação contribui significativamente para o entendimento do empreendedorismo (McClelland & Burham, 1987).

Segundo sua teoria de motivação psicológica, as pessoas são movidas por três necessidades: realização, afiliação e poder. A necessidade de realização é aquela que o indivíduo tem de pôr à prova seus limites, de fazer um bom trabalho. É uma necessidade que mensura as realizações pessoais. Pessoas com alta necessidade de realização são pessoas que procuram mudanças em suas vidas, estabelecem metas e se colocam em situações competitivas, estipulando também para si metas realistas e realizáveis. Seus estudos comprovaram que a necessidade de realização é a primeira identificada entre os empreendedores bem-sucedidos, reconhecida na Psicologia, como sendo o fator impulsionador para que as pessoas iniciem e construam um empreendimento. A necessidade de afiliação existe apenas quando há alguma evidência sobre a preocupação em estabelecer, manter ou restabelecer relações emocionais positivas com outras pessoas. A necessidade de poder é caracterizada principalmente pela forte preocupação em exercer poder sobre os outros. Assim, temos alguns indicadores que, segundo o autor, caracterizam cada uma dessas necessidades, como vemos no quadro 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.1 Kb)   pdf (545.4 Kb)   docx (3.1 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com